Bem Resolvida

Superstições de casamento: veja as melhores para dar sorte!

superstições de casamento

Com certeza, quem vai casar já ouviu algumas superstições de casamento populares por aí, como casar de branco, jogar arroz nos noivos e entrar com o pé direito na igreja. Estas e diversas outras superstições fazem parte de uma cultura e muita gente segue na maioria dos casamentos.

Não se sabe de onde elas vêm, mas só a ideia de trazer sorte ou azar no futuro faz com que muitos noivos sigam à risca as superstições. Organizamos uma lista com as principais superstições de casamento, para que você conheça os significados e não se esqueça de nenhuma quando o grande dia chegar. Confira!

Veja também:

Aprenda 9 simpatias para casar que funcionam de verdade!

Principais superstições de casamento para  trazer sorte

Vestido da noiva

Há diversas superstições sobre este objeto, que é tão admirado pelas noivas. Mas a principal delas é de que a noiva deve casar-se de branco, pois este gesto mostra a pureza e a virtude da mulher.

Para as mulheres solteiras, prender o nome na borda do vestido ou pisar levemente na cauda da noiva pode atrair um casamento. Uma superstição muito famosa é de que o noivo nunca pode ver o vestido da noiva antes do casamento, senão dá azar.

Veja também:

Vestidos de noiva 2020: as principais tendências

O noivo chega antes na igreja

superstições de casamento

E precisa entrar com o pé direito, para atrair boa sorte e duração na união. Além disso, a noiva deve entrar na igreja sem tropeçar ou cair, para assegurar uma vida plena e sem obstáculos para o casal.

Damas de honra

A tradição surgiu na Idade Média, mas se mantém até hoje. Servia para confundir os maus espíritos e impedi-los de chegar perto da noiva, pois não saberiam qual era a noiva certa, já que todas estariam vestidas da mesma forma.

Além desta superstição, ter uma dama que entra à frente da noiva jogando flores ou pétalas no tapete atrai fertilidade para o casamento.

As alianças de casamento

Deve ser usada no quarto dedo da mão esquerda. Essa é uma tradição vinda da Roma, pois acreditava-se que, neste dedo, passava uma veia chamada “vena amoris”, que estava ligada ao coração.

Por mais que nem todas as pessoas acreditem nesta superstição, a aliança do casamento é usada neste dedo até os dias de hoje.

Uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada, uma coisa azul

É uma tradição norte-americana que carrega muitos simbolismos. A coisa velha simboliza o passado, a nova o otimismo, a emprestada a felicidade partilhada entre o casal e a azul representa a felicidade e o amor duradouro e terno.

Veja também:

Drinks para casamento: 10 opções para animar a festa!

Chuva de arroz

Jogar arroz ou pétalas no casal transmite a eles uma vida longa, próspera, farta e cheia de coisas boas. Além disso, tocar nos noivos após a cerimônia atrai boa sorte, já que eles acabaram de ser abençoados.

Jogar o buquê

Uma superstição tradicional, onde a moça que pegar o buquê primeiro será agraciada com um matrimônio.

Saiba mais:

Jogar o buquê de noiva: por que temos essa tradição?

Bolo de casamento

superstições de casamento
 

Já reparou que os noivos sempre cortam o primeiro pedaço do bolo juntos? Pois é! A superstição diz que os noivos devem cortar o primeiro pedaço do bolo juntos, para garantir uma vida de partilha e união.

Além disso, guardar um pedaço de bolo para comer nas bodas de papel, ou seja, um ano após o casamento, atrai boa sorte para o casal. Também dizem que uma moça solteira que levar o pedaço do bolo de um casamento para sua casa e guardá-lo embaixo do travesseiro sonhará com seu futuro esposo.

Carregar a noiva no colo para a casa nova

E sem esquecer de entrar com o pé direito, como a tradição diz que a noiva não pode tropeçar ou cair na entrada da casa (nem na igreja), criou-se esta outra superstição.

Também acredita-se que entrar pela porta carregando a noiva nos braços espanta as más energias dos recém-casados.

Chuva e choro

Muitas pessoas ficam tristes quando chove no dia do casamento. Porém, a chuva no dia do matrimônio é um símbolo de fertilidade e limpeza, pois o casal que tiver sua celebração interrompida por uma chuva forte terá um filho de nove meses.

E se a noiva chorar no dia do casamento estará atraindo sorte e boas energias, pois simboliza que ela já derramou todas as lágrimas e não terá mais lágrimas para chorar durante a vida.

A gravata do noivo deve estar reta

Acredita-se que se a gravata do noivo estiver um pouco torta, ele será infiel. Esta crença nasceu porque alguns homens se encontravam com outras mulheres antes de seus casamentos, o que era um grande motivo para a gravata não estar bem alinhada.

A noiva não deve usar pérolas

Isso porque as pérolas representam lágrimas durante a vida de casado.

Ruídos e músicas x maus espíritos

Até hoje, em muitos países, e até mesmo no Brasil, é muito comum as pessoas fazerem caravanas atrás dos noivos para irem até o local da festa.

Durante o trajeto, são colocados atrás do carro músicas, latas, buzinas, itens que façam barulho, pois acredita-se que assim se espanta os maus espíritos e a má sorte.

Veja também:

Confira 12 ideias para decoração de casamento 2020

superstições de casamento

Segunda sim, terça não, sexta sim

Durante a Idade Média, cuidava-se dos mínimos detalhes do casamento para que se atraísse boa sorte. Os dias da semana possuíam representatividade nesta ocasião. As segundas representavam os dias de luta, que atraíam fertilidade e abundância para o casal.

As sextas-feiras eram dedicadas à deusa da beleza e do amor, Vênus, que assegurava o amor eterno ao casal. Porém, às terças-feiras acreditava-se que atraía más energias, já que havia um ditado falando o seguinte: “Na terça nem te case, nem da tua casa se afaste”, um refrão popular vindo da Roma antiga, pois terça-feira era o dia do Deus da Guerra.

O véu da noiva

É um elemento primordial em diversas culturas. Para muitos, representa juventude. Para outros, a pureza que será descoberta por seu marido.

Porém, para aqueles mais supersticiosos, o véu da noiva afasta os maus espíritos, a inveja ou ciúmes que pode despertar nos convidados.

Acreditar ou não nos rituais? Eis a questão! O que podemos assegurar realmente é que, quando há amor verdadeiro, as crenças populares são o de menos, mesmo que algumas sejam feitas sem nem percebermos. Boa sorte!

Deixe seu comentário!