Bem Resolvida

Casamento minimalista: 6 dicas para aderir

Casamento minimalista

O minimalismo é uma prática de vida considerada saudável por uma grande quantidade de pessoas. Logicamente, é algo muito pessoal e que cada pessoa sabe de suas necessidades e manias. No entanto, a prática se estendeu ao ponto de surgir o casamento minimalista. Confira!

Minimalismo

O minimalismo visa utilizar de poucos, porém importantes, elementos que traduzam o sentimento e expressão de determinado momento. Logo, o movimento surgiu como uma forma artística de expressão, mas com o tempo foi se espalhando e virou uma tendência decorativa.

Sem dúvida alguma, quanto aplicado também na decoração, o minimalismo pode deixar um ambiente muito mais charmoso, aconchegante e com uma aparência límpida e que transpira, por vezes, uma grande higiene.

Além disso, o minimalismo é uma forma de reduzir a quantidade de objetivos inutilizados dentro de casa, além de uma redução considerável do consumismo. Dessa forma, tais características colaboram também para que haja um corte considerável de gastos durante todo o tempo em que a prática é aplicada.

Um exemplo muito claro de minimalismo, começa pela cor. O branco é a cor mais escolhida para representar esse estilo de vida e decoração. O motivo disso é o fato de ser uma cor que casa bem com qualquer outra cor. Assim, serve como uma espécie de tela em branco a ser colorida.

Casamento minimalista

O casamento minimalista tem como prioridade focar no amor dos noivos, na alegria e na cerimônia em si. Portanto, a decoração é bem longe de ser exagerada, bem como os trajes escolhidos. Além disso, o casamento minimalista é muito mais barato e pode ser feito em qualquer lugar.

Porém, mesmo que seja um casamento minimalista, é muito importante garantir que tudo saia como o planejado. Portanto, dedicar tempo e atenção a todos os detalhes faz grande diferença na hora do evento.

Afinal, é preciso levar em conta que justamente por se tratar de um evento minimalista, é preciso estar atento a todos os detalhes. Isso porque, caso algo dê errado, fica tudo muito mais fácil de perceber. Portanto, não negligencie a importância de um convite bem feito, comida, música, etc.

Além disso, a proposta desse casamento é prezar por cores neutras e decorações mais retas e homogêneas. Dessa forma, é preciso ter em mente de que a simplicidade e a elegância é tudo dentro desse casamento.

Mesmo que seja um evento muito simples de ser preparado, ainda é altamente indicado contar com a ajuda de profissionais especializados para garantir a organização e harmonização do local. Afinal, mesmo sendo um casamento minimalista, os itens e demais acessórios precisam combinar.

1. A noiva

O traje do noivo é de longe o mais simples e rápido de ser vestido e escolhido. Entretanto, a noiva enfrenta uma certa dificuldade nesse quesito. Para garantir um casamento minimalista como deve ser, a noiva deve ser apresentável de tal forma.

Logo, uma dica é sempre optar por vestidos lisos, sem brilho e com o mínimo possível de detalhe. Tanto faz se for curto ou longo, mas precisa ser discreto. Além disso, o cabelo e a maquiagem também precisam ser condizentes com a decoração.

O buquê também entra na lista como uma das prioridades na decoração do casamento minimalista. Afinal, é o que complementa a noiva, que muitas vezes se torna a atração principal da festa. Dessa forma, opte por buquês mais singelos e simples.

2. Cores e formas

Se você não gosta de cores em tons pastéis, é possível realizar uma linda decoração minimalista utilizando cores mais intensos, desde que sejam sóbrios. O marsala e o bordô, por exemplo, são cores intensas, mas que mantém o ambiente dentro do objetivo proposto.

Além disso, outra ótima dica é também optar sempre por linhas retas, formas geométricas e espaços vazios. Tudo fica muito mais bonito quando feito em meio à natureza ou em um salão de festas que tenha a estrutura necessária e que combine com a proposta.

Casamento minimalista

3. Iluminação

A iluminação é uma das peças-chaves para o casamento minimalista. É com ela que tudo ganha vida, forma e charme. Além disso, os objetos decorativos ganham outra personalidade quando há uma luz adequada no ambiente.

Logo, uma das iluminações mais indicadas é a iluminação suspensa, listres ou as pequenas lâmpadas penduradas por um fio, como se fossem luzes de natal. Tente optar por luzes mais amareladas em vez das luzes brancas.

4. Bolo

O bolo de casamento também deve ser minimalista. Nesse momento, é preciso contar com um profissional capacitado e experiente para entrar no clima e ter empatia o suficiente para captar os desejos dos noivos.

A dica é sempre optar por um bolo que seja simples, despoluído e que consiga se adaptar bem a qualquer ambiente, seja em um centro urbano ou campestre. Além disso, combinar alguns detalhes dourados no bolo pode ser uma ótima pedida para garantir requinte.

Entretanto, lembre-se de jamais exagerar. O bolo é uma das maiores dificuldades em um casamento minimalista. O motivo se deve ao fato de precisar ser condizente com a quantidade de convidados e ainda assim ser clean e delicado o suficiente para ser considerado minimalista.

Logo, se o tema gira em torno do minimalismo, mas estará presente uma certa quantidade de convidados, o bolo já se torna um passo um pouco mais complicado.

5. Convites

Os convites são, para os convidados, um indicativo de como será a cerimônia. Portanto, não invista em um convite altamente luxuoso, se o seu casamento será minimalista. Lembre-se que o minimalismo não significa ser sem graça, apenas simples.

Dessa forma, é muito indicado utilizar folhas de papel reciclado, papéis com textura, com detalhes em corda, etc. Quando mais simples e com um toque artesanal chique, o convite ganhará o coração de todos os convidados e criará a expectativa necessária em todos os presentes.

6. Mesas

As mesas dos convidados também deve seguir o mesmo estilo, logicamente. Portanto, nada de grandes enfeites em cima. Tente focar em colocar somente o que é realmente necessário e tente mantê-las o mais minimalista possível.

Em caso de estar preparando o casamento sozinha ou estar com pouco orçamento, uma toalha branca com belos talheres e pratos já é o suficiente para criar uma mesa intimista e dentro da proposta do casamento minimalista ideal.

Deixe seu comentário!