Bem Resolvida

Roupas para pajem de casamento: confira dicas para escolher

O casamento é uma data muito importante no calendário de todo casal e a expectativa de que saia tudo perfeito, com todos os detalhes, é sempre muito alta. Por isso, para quem está começando a planejar o casamento, tem um detalhe que é indispensável a se considerar, que são as crianças que irão participar da cerimônia como dama de honra, florista e pajem.

Muitos casais não aderem à tradição ou, simplesmente, se esquecem de adicionar um pajem no seu casamento. Por isso, acabam perdendo uma boa oportunidade de encantar mais ainda nesse dia especial, com esse toque adicional de doçura.

Ou, ainda, tem aqueles noivos que convidam o pequeno príncipe para ser pajem na cerimônia do casório, mas se esquecem de pensar na vestimenta ideal do garoto de acordo com o estilo do casamento e que, ao mesmo tempo, deixem-no confortável.

Afinal, todo mundo sabe que criança tem pouca paciência para roupas pouco confortáveis e, por isso, escolher a melhor roupa para o pajem requer muito cuidado. Até porque ninguém vai querer ele chore bem no meio da cerimônia, não é verdade? Por isso, confira, neste artigo, as melhores dicas de roupas para pajem de casamento que nós separamos para você!

Veja também:

Vestidos de noiva 2020: as principais tendências

O que é o pajem de casamento?

O pajem de casamento é um menino escolhido para entrar, geralmente, com as daminhas, antes da entrada da noiva na cerimônia de casamento. O seu significado é de proteção das crianças para com os noivos, já que elas são consideradas como seres puros e dignos, que se assemelham a anjos e, assim, conseguem trazer boas energias ao casal nesse dia especial, segundo a tradição.

De forma geral, os pajens são escolhidos entre a família, dentre as crianças mais próximas do casal que irá realizar a união. E a idade dessas crianças fica a critério dos noivos, já que não existe uma regra para isso.

É importante, também, que os noivos combinem todos os detalhes do casório com os pequenos, para que as coisas não saiam do esperado na hora “H” e, é claro, para garantir que eles se divirtam também e não fiquem assustados, contando com a quantidade de pessoas reunidas e os fotógrafos que vão querer registrar esse momento cheio de graça da cerimônia.

Em alguns casamentos, os pajens entram com uma placa avisando a todos que a noiva está chegando, o que é uma ideia muito divertida. Outro detalhe que faz toda a diferença nesse momento é o traje do pajem. A roupa que ele vai usar para anunciar a tão esperada chegada da noiva e que é um caso a parte dentre tantas as opções disponíveis.

Vale salientar que, ao convidar um pajem, os noivos não têm a obrigação de pagar a roupa da criança, mas o que, geralmente, é feito pelo casal como demonstração de boa fé e vontade dos mesmos de ter a participação da criança no seu grande dia.

E se você é a noiva ou a mãe da criança, é muito fácil ficar confusa na hora de escolher qual a roupa ideal do pajem para o seu casamento diante de tantas possibilidades. Por isso, trouxemos aqui alguns exemplos de roupas para pajem que pode ser uma ajuda nessa escolha difícil. Continue a leitura!

Dicas para escolher a roupa para pajem de casamento

O mercado tem muitas opções de looks para pajens, desde os mais tradicionais até os mais estilosos. E alguns exemplos deles são:

Terninho

É uma roupa muito tradicional, o que não quer dizer que seja menos encantadora, que os pequenos podem usar nos casamentos. Em geral, o terninho do pajem é pensado de modo que combine com a cerimônia em si, podendo ser combinado com a roupa do noivo, como também com as cores da festa do casamento, além de outros elementos adicionais que veremos mais à frente.

Suspensório

Não é incomum que encontremos nos álbuns de fotos de casamentos o registro dos pajens usando um suspensório na entrada, o que deixa a roupa com muito estilo e muito fofa também. Essa peça fica bem tanto com calça quanto com bermuda, uma escolha que pode depender de alguns fatores, como o gosto dos noivos ou a localização e horário do casamento.

O fato é que o suspensório é uma pitada de elegância e graça na roupa dos pequenos.

Colete

Há quem imagine o colete como uma peça antiga ou ultrapassada, mas não resiste quando vê uma criança usando ele. Diferente do que muitos pensam, o colete é uma peça atemporal e muito elegante também, não só para os adultos como para os pequenos. Ele chama atenção e, junto com a doçura da criança, é um caso a parte no casamento.

Boina

Saindo do tradicional, alguns casais mais contemporâneos gostam de adicionar detalhes à sua cerimônia de casamento. A boina é um elemento chamativo e único na roupa do pajem de casamento, que traz elegância, ao mesmo tempo em que passa um ar mais descontraído para o look.

Gravata borboleta

Ainda na fase dos detalhes, a gravata borboleta pode deixar a roupa do pajem muito estilosa e clássica, simultaneamente, além de muito fofa, né? Para quem gosta de apostar em algo diferente e um pouco fora da curva, essa gravata é ideal por ser versátil, podendo ser de uma cor única, combinando com todo o look da criança, ou estampada, para adicionar mais originalidade à roupa.

All Star

Criança de sapato é muito linda, mas se você encontrar uma criança de all star, vai morrer de amores, com certeza! Por isso, muitos casais decidem deixar os pequenos confortáveis, sem a obrigação de usar um sapato social nesse dia especial, com a opção de um all star, dando muito estilo a roupa do pajem.

Veja também:

Look combinado

Uma outra opção de roupa para os pajens de casamento, ideal para os casais que querem otimizar essa tarefa, é escolher os looks combinando com as roupas das daminhas. Imagina que interessante e prático criar pares de crianças no casamento com roupas combinadas! É uma boa ideia, que otimiza o tempo dos casais que estão com a agenda mais apertada.

Além de tudo que já foi falado anteriormente, há uma infinidade de possibilidades de criar looks de pajens de casamento para dar aquela pitada de personalidade à cerimônia. Todas as ideias dadas acima ainda podem combinar entre si, deixando o leque aberto à imaginação de cada casal, podendo ter uma roupa de terninho com suspensório ou colete ou gravata ou boina ou all star ou, até todos eles juntos.

Ou seja, uma infinidade, realmente, de opções. O mais importante é que na roupa do pajem seja levada em consideração, além dos gostos dos noivos, o gosto da criança também, para que ela se sinta confortável e possa se divertir nesse dia, evitando qualquer problema ou situação desagradável durante a cerimônia.

Deixe seu comentário!