Bem Resolvida

Esfoliação do rosto: aprenda passo a passo com dicas + receitas caseiras!

Na busca por uma pele saudável, macia, mais jovem e radiante, muitas mulheres seguem uma rotina de cuidados com a beleza regular em casa, apostando em inúmeras técnicas e produtos para conseguir o seu objetivo.

Porém, mesmo comprando vários produtos cosméticos, até os mais caros, para tentar obter uma cútis limpa e bem cuidada, muitas vezes, acabam esquecendo de um dos tratamentos mais importantes para a nossa pele: a esfoliação.

Este é um dos processos dentre dos cuidados com a pele que é indispensável, uma vez que ele pode ajudar a eliminar as células mortas da superfície da derma, deixando a sua textura mais uniforme e recuperando a luminosidade. O resultado será de uma pele com muito mais viço e, portanto, uma aparência muito mais bonita e jovem na frente do espelho.

No entanto, para isso, é preciso saber como fazer a esfoliação do rosto corretamente. Afinal, se for feito de maneira exagerada ou inadequada para a sua pele, pode acabar trazendo alguns danos, causando o que conhecemos como “efeito rebote”.

Por isso, neste artigo, confira algumas dicas precisas de como esfoliar o rosto e ter uma pele de “pêssego” sem precisar de muito esforço ou gastar rios de dinheiro em clínicas de estética. Vamos lá!

Veja também:

Pasta de dente no rosto: confira 4 truques infalíveis para a beleza da pele!

Por que esfoliar o rosto?

A esfoliação da pele do rosto se trata de um processo de limpeza mais profundo em comparação aquele de quando tomamos banho ou simplesmente lavamos o rosto, que higieniza a área apenas de maneira superficial.

E é aí que entra a esfoliação. Ao apostar neste tratamento, justamente por conta do seu aspecto mais áspero (feito de bolinhas para raspagem), faz com que haja uma eliminação das células mortas que ficam acumuladas sobre a face. Além disso, esse procedimento de esfoliar a pele do rosto também é capaz de eliminar a oleosidade que provoca o surgimento de espinhas e o acúmulo de fungos.

O resultado após a esfoliação do rosto é de uma derma mais macia, uniforme e lisa. Neste caso, você deve finalizar o tratamento com uma hidratação para o rosto, como já ensinamos anteriormente aqui em outro artigo do blog.

Veja também: Hidratação caseira para o rosto: veja 11 receitas para apostar e ter uma pele de bebê!

Benefícios

Agora que você já sabe o que é a esfoliação e por que ela é importante para a saúde e beleza da sua pele do rosto, confira, a seguir, resumidamente, os benefícios de apostar nesse procedimento nos seus cuidados diários com a derma:

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais uniforme, suave e tonalizada;
  • Remove as células mortas;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Desobstrui os poros, limpando a pele profundamente;
  • Previne o aparecimento de acnes e cravos;
  • Ameniza e combate rugas e linhas de expressão;
  • Elimina manchas e marcas de acnes;
  • Evita oleosidade excessiva;
  • Estimula a produção de células novas, aumentando os estoques colágeno;
  • Deixa a pele pronta para hidratação, potencializando a sua capacidade de absorção dos cremes hidratantes.

Como fazer a esfoliação do rosto? Aprenda passo a passo

Agora que você já sabe todos os benefícios da esfoliação do rosto, chegou a hora de aprender como fazê-la passo a passo. É importante que você siga todos os passos que vamos ensinar a seguir, para conseguir os resultados desejados. Então, anote tudo aí:

Passo 1: Limpe a pele

Faça a limpeza da pele antes da esfoliação. Isso é fundamental para que os ativos do esfoliante que você vai usar (industrial ou caseiro) consiga penetrar melhor na sua pele. Por isso fala a lavagem utilizando um gel ou sabonete de limpeza facial indicado para o seu tipo de pele.

Em seguida, enxague bem. Esse processo ajudará a eliminar as impurezas e o excesso de oleosidade da sua derma, deixando-a preparada para receber o esfoliante, que, por sua vez, terá a função de promover uma limpeza mais profunda na cútis.

Mas atenção! Caso esteja maquiada, não se esqueça de retirar primeiro toda a make com um demaquilante para, só então, lavar o rosto.

Passo 2: Esfolie

Agora, chegou a hora de esfoliar o rosto, de fato. Para isso, espalhe o esfoliante que você escolheu (industrial ou caseiro) em toda a pele, que deve estar ainda úmida da lavagem. Vá massageando o rosto com movimentos circulares e suaves, com as pontas dos dedos (não use as unhas), e fazendo uma leve pressão. Evite também esfregar a mesma área muitas vezes.

Repita esses movimentos por cerca de dois minutos. Uma dica importante para essa etapa é evitar a área ao redor dos lábios e olhos, já que a pele dessas áreas costuma ser mais sensível e fina em relação às outras partes do rosto, o que pode acabar causando alguma vermelhidão. Por isso, para estas regiões, escolha esfoliantes específicos.

Passo 3: Enxague e seque

Na hora de remover o esfoliante, basta enxaguar o rosto em água morna e secá-lo com a ajuda de uma toalha limpa. Neste momento, não precisa esfregar a toalha na face! Basta pressionar o tecido suavemente sobre a pele para secar.

Passo 4: Tonifique

Esse último processo é, muitas vezes, esquecido pela maioria das pessoas. No entanto, ele é extremamente importante e pode trazer vários benefícios na finalização da sua esfoliação do rosto.

Isso porque, além de limpar a pele, ele a prepara para receber a hidratação, promovendo a sua melhor absorção. Por isso, depois de enxaguar e secar o rosto, aplique um tônico facial de sua preferência.

Você pode fazer isso com o auxílio de um pedaço de algodão. Após aplicá-lo, aguarde alguns instantes para que a derma consiga absorver o produto. Agora, é só fazer a hidratação do rosto.

Passo 5: Hidrate

Depois de limpar, esfoliar e tonificar o seu rosto, agora chegou a hora de hidratá-lo. Esse tratamento final vai ajudar a repor a água (umidade) da sua pele que foi perdida durante o processo de higienização e esfoliação da derma.

Para isso, você vai precisar aplicar um gel ou creme hidratante. Massageie bem o seu rosto enquanto espalha o produto, com movimentos suaves e circulares. Prontinho!

Veja também:

Babosa para o rosto: veja os benefícios e como usar passo a passo

Posso esfoliar o rosto todos os dias?

Depois de aprender a fazer a esfoliação do rosto passo a passo, você deve estar se perguntando se pode fazer esse tratamento diariamente, uma vez que ele se mostrou tão benéfico à saúde e beleza da sua pele. Mas a resposta é NÃO! Como já dizia aquele velho ditado, “tudo em excesso faz mal”, e isso não seria diferente ao esfoliar o rosto.

Repetir esse hábito todos os dias pode prejudicar a saúde da sua cútis, uma vez que, dependendo do produto ou receita caseira que você utilize, os agentes esfoliantes presentes neles, os mesmos que ajudam a remover as impurezas, células mortas e oleosidade da pele, podem enfraquecer a sua proteção natural, criando pequenos cortes na pele e dando espaço para infecções.

Isto é, esfoliar a pele do rosto diariamente pode deixar a epiderme exposta às mais diversas agressões externas, deixando-a ressecada e mais sensível. Por isso, o ideal é apostar na esfoliação do rosto apenas uma vez na semana. No caso de quem tem a pele oleosa, esse tratamento pode ser feito até duas vezes na semana.

Além disso, a dica para as pessoas que possuem a pele seca é aplicar um hidratante bem concentrado logo após o procedimento de esfoliação.

Quem não pode fazer?

Apesar de benéfica para a saúde e beleza da pele, a esfoliação do rosto não é recomendada para quem está com qualquer tipo de corte, irritação, machucado ou inflamação, visto que o tratamento pode piorar o quadro destes casos. Portanto, o ideal é aguardar até a derma se recuperar para, só então, fazer a esfoliação.

A mesma recomendação vale para as pessoas que passaram muitas horas embaixo do sol e tiveram queimaduras solares. A dica é aplicar um gel hidratante para acalmar a irritação até que a pele se recupere por completo para fazer a esfoliação.

E caso você faça tratamento com peeling ou com tipo de clarear no rosto, converse com o seu médico dermatologista antes de esfoliar a pele.

Receitas caseiras para esfoliação do rosto

Agora que você já sabe tudo sobre como esfoliar a pele do rosto, chegou o momento de conhecer algumas opções de receitas caseiras para a esfoliação do rosto.

As que vamos mostrar a seguir são bem fáceis, baratas e eficientes. O melhor de tudo é que elas podem ser feitas a partir de ingredientes que você encontra facilmente aí na despensa da sua casa. Vamos lá?

1 – Esfoliante caseiro para o rosto de bicarbonato de sódio

Além de ajudar na limpeza profunda da pele do rosto, essa receita pode ajudar a clarear as manchas, inclusive as que foram deixadas por espinhas ou acnes.

Ingredientes:

  • Bicarbonato de sódio
  • Água
  • Creme de limpeza facial (como um adstringente, por exemplo)

Como fazer:

Em um recipiente, coloque uma colher de sal de bicarbonato de sódio e um pouco do seu creme de limpeza facial ou adstringente. Misture bem até obter uma espécie de pasta. Caso você não tenha o creme de limpeza, pode adicionar a água, somente.

Agora, aplique a pasta sobre a pele do rosto, massageando-a bem por, pelo menos, três minutos. Depois disso, deixe a mistura descansar na sua face por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo de pausa, enxague bem. Esse procedimento só deve ser repetido por, no máximo, três dias por semana, de maneira intercalada (dia sim, dia não).

2 – Esfoliante caseiro para o rosto de café

Rico em um nutriente chamado ácido cafeico, esse esfoliante caseiro para o rosto tem poder anti-inflamatório e, ainda, é capaz de aumentar a produção de colágeno na pele.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de água ou azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de café em pó

Como fazer:

Misture bem os dois ingredientes, até obter uma espécie de pasta. Em seguida, aplique a mistura sobre toda a pele do rosto, massageando-a bem por, pelo menos, três a cinco minutos. Feito isso, deixe a pasta descansar durante 10 minutos na derma. Passado esse tempo de pausa, enxague bem o rosto.

Para quem fez a receita usando somente água, após enxaguar a face, é recomendado aplicar um creme hidratante para evitar o ressecamento. Já no caso de quem usou o azeite de oliva, pode finalizar o procedimento no enxágue mesmo.

3 – Esfoliante caseiro para o rosto de açúcar granulado e mel

O açúcar, junto com o mel, como vamos ensinar nesta receita, pode atuar como um poderoso esfoliante na pele do rosto, garantindo resultados rejuvenescedores e nutritivos para a derma.

Ingredientes:

  • ½ colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • Suco de meio limão fresco

Como fazer:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, até obter uma pasta. Lembrando que se a mistura ficar muito amolecida, será necessário ir adicionando o açúcar granulado, até que ela fique bem consistente.

Em seguida, aplique a mistura sobre toda a pele do rosto, massageando-a bem por, pelo menos, três a cinco minutos. Feito isso, deixe a pasta descansar durante 10 minutos na derma. Passado esse tempo de pausa, enxague bem o rosto.

Você pode repetir esse procedimento, no máximo, três vezes na semana, em dias intercalados (dia sim, dia não).

4 – Esfoliante caseiro para o rosto de aveia

Essa receitinha caseira é capaz de acalmar os poros da pele do rosto, além de remover toda as impurezas da derma. Além disso, ela pode ser utilizada para prevenir e tratar a acne.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de aveia em grão
  • 1 colher de chá de água ou azeite de oliva
  • ¼ de colher de chá de sal

Como fazer:

O primeiro passo para fazer esse esfoliante natural para o rosto é misturar o sal com a aveia. Esse processo ajudará a potencializar os efeitos esfoliantes da aveia. Em seguida, acrescente uma colher de água ou azeite de oliva à mistura.

Agora, aplique-a em toda a pele do rosto, massageando-a bem, a partir de movimentos suaves e circulares, por, pelo menos, três minutos. Depois, deixe a receita descansar na face durante 10 minutos. Passado esse tempo de pausa, enxague o rosto normalmente.

E aí? Gostou de saber tudo sobre como fazer a esfoliação do rosto? Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o com as suas amigas nas redes sociais.

Até a próxima!

Veja também: Como clarear a vagina? 5 dicas infalíveis para melhorar a aparência da região íntima!

Deixe seu comentário!