Pintar o rosto, principalmente das crianças, é uma das práticas de artesanato muito usadas, principalmente em datas comemorativas. Mas é muito importante que a pessoa saiba escolher uma tinta para rosto segura e livre de agressores da pele. Quem está buscando informação por curiosidade ou quer começar a ganhar dinheiro com essa arte, precisa conferir todas as informações a seguir.
Pintar o rosto é uma das práticas mais comuns quando o assunto é artesanato e arte na pele. Mas qualquer pessoa pode passar tinta para rosto? Quais são os tipos que existem? Como escolher?
Essas perguntas são as mais comuns quando o assunto é a arte na pele. Afinal de contas, machucar o rosto e prejudicar a pele não é a intenção de ninguém, até porque, o rosto é sem dúvidas o seu cartão de visita.
Tipos de tinta para rosto
Muitas pessoas não sabem que existe tintas próprias para pintar o rosto e que principalmente não causam nenhum tipo de alergia. Antigamente não existia essa variedade tão grande de produtos nas prateleiras. Era comum inclusive, o uso de tinta guache na pintura do rosto.
Por isso, que era comum também, a quantidade de pessoas, crianças e adultos com alergia dessas tintas e principalmente, dessa arte.
O artista podia ser ótimo, mas por um erro na escolha dos materiais, seu trabalho ficava completamente comprometido. Normalmente a incidência de alergias costumava ser muito grande.
Com as nossas explicações vai ficar muito fácil escolher a melhor tinta para rosto e com isso poder fazer os mais belos desenhos.
1 – Tinta para rosto líquida
As tintas líquidas para o rosto são feitas a base de glicerina e água. Aparentemente a consistência dessa tinta é a de um mingau, caso deixe cair na sua bancada, provavelmente a bagunça será grande.
Quem não tem muita habilidade com pinturas ainda, essa consistência é ótima. A aplicação pode ser feita com pincel ou esponja. Logicamente que tudo dependerá do efeito que você quer dar no desenho.
O potinho que a tinta veio deve ser agitado antes de cada aplicação, para misturar bem. Em seguida, basta abrir a tampa e começar a aplicação. A secagem é um pouco lenta e para tirar da pele, basta utilizar um pano umedecido com um pouco de água.
No Brasil existem diferentes marcas no mercado, procure sempre aquelas que sejam autorizadas pelos governos específicos.
2 – Tinta para rosto cremosa
A tinta para rosto com consistência cremosa tem como base principal, a vaselina. Por isso, é normal quando você abre o pote da tinta, ela quase nem cai do recipiente.
O recomendado é que a aplicação seja feita com um pincel, alguns artistas preferem a esponja, mas você pode achar um pouco difícil de higienizá-la depois. Pois, por conter muito óleo, ela acaba ficando impregnada na esponja.
Se o seu objetivo for a durabilidade, então essa tinta é a mais ideal, pois não sai com facilidade na água. Dessa maneira, pode ser usada no rosto das crianças que estão se divertindo na beira da piscina, por exemplo.
Para tirar a tinta, utilize água morna com sabonete líquido neutro. Existem também diversos tipos de marcas, escolha aquela que melhor se adaptar.
3 – Tinta para rosto em consistência de pancake
O tipo de tinta para rosto com consistência de pancake é seco e em pó. A água deve ser adicionada diretamente no pó, para em seguida o produto ser aplicado com uma esponja no rosto.
As coberturas de pele com esse pancake é excelente e cobre muito bem, mantendo uma uniformidade seca de maneira instantânea.
Apesar de ser muito resistente à água, o pancake sai facilmente com um lenço umedecido e um pouco de água morna, um pouco de sabonete neutro é ótimo para o processo de retirada.
Atualmente existem alguns produtos cuja consistência é mais cremosa, dessa maneira a aplicação fica até mais fácil e o melhor de tudo, ela já vem pronta para o uso.
4 – Tinta para rosto em potinhos coloridos
A marca Colormake possui uma linha de tintas que é vendida em potes coloridos, totalmente a base de água.
A facilidade desse tipo de tinta está na praticidade, pois elas já vêm prontas para uso, geralmente as cores são em degradê. Dessa maneira é muito fácil criar desenhos diferentes para a sua arte.
É necessário colocar um pouco de água na tinta para que a aplicação seja feita, preferencialmente com pincel ou esponja. Sua retirada deve ser com água morna ou lenço umedecido e um pouco de sabonete líquido neutro.
Confira as marcas de tinta para rosto e verifique principalmente se são liberadas pela Anvisa, órgão competente nesses assuntos.
5 – Tinta para rosto da marca Slug
A marca Slug possui tintas cremosas para o rosto com pigmentos mais fortes, facilitando a aplicação e economizando na quantidade. Pois, por ser bem pigmentada, sua área de cobertura é bem completa, não sendo necessário mais do que uma aplicação.
Para deixar mais cremosa a tinta e facilitar a aplicação, é recomendado borrifar um pouco de água nela. A aplicação pode ser feita com pincel ou esponja.
Para retirar a tinta, basta passar um lenço umedecido no local com um pouco de sabonete neutro.
A marca Slug é uma das que são comercializadas no país e que possuem o registro da Anvisa.
Cuidados necessários para pintar o rosto
Escolher a melhor tinta para rosto requer alguns cuidados necessários. O primeiro deles é saber escolher o melhor produto, ou seja, não vá passando qualquer tinta no rosto.
No mercado é possível encontrar diferentes tipos de marcas de tintas para pintar o rosto. Aquelas usadas pelos palhaços são mais especiais e mais variadas. A base geralmente é de água e glicerina apenas, sendo totalmente fácil a sua remoção da pele. Geralmente um pouco de água morna e sabão neutro são suficientes para fazer essa remoção.
Quando pensamos em comprar tinta para rosto é fundamental verificar se o produto está regulamentado na Anvisa ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse órgão é o responsável por autorizar ou proibir o uso de diversos tipos de produtos no país.
Deixe seu comentário!