Bem Resolvida

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Imagine uma plantinha que, por si só, já é um centro de estética completo! Então, você pensou na babosa, ou aloe vera, como também é conhecida.

Originária da África, a planta medicinal já é utilizada há milhares de anos para cuidar da saúde e beleza. E, neste último quesito, ela pode ser extremamente eficaz nos cuidados com a nossa pele e cabelos. Inclusive, reza a lenda que ela era um dos segredos de beleza de Cleópatra, rainha do antigo Egito, que era conhecida por sua força e beleza exuberante.

Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai saber mais sobre como usar babosa no cabelo e entender quais são os benefícios dessa poderosa planta para os nossos fios.

Devido às suas propriedades fitoterápicas e estéticas, é possível utilizar a babosa no cabelo para hidratar os fios, prevenir e combater a queda, fortalecer as madeixas, tratar a caspa, dentre muitos outros benefícios que você vai conhecer melhor nos próximos parágrafos.

Não é à toa que ela está presente na fórmula de inúmeros produtos capilares – e também para a pele – que costumamos usar no dia a dia. Mais que isso, a babosa pode ser aplicada de várias maneiras no cabelo, seja a partir do seu gel (chamado popularmente de “baba”) ou de receitas caseiras para o cabelo usando as suas folhas.

Quer saber mais sobre como aplicar a babosa no cabelo e quais os efeitos benéficos que ela pode trazer aos seus fios, se utilizada de forma contínua e correta? Então, continue a leitura!

Veja também: Babosa para o rosto: veja os benefícios e como usar passo a passo

Para que serve?

babosa no cabelo tem diferentes funções, tendo a missão crucial de prevenir ou tratar diferentes problemas capilares que acometem os nossos fios e couro cabeludo. Devido ao seu alto teor de nutrientes benéficos à fibra capilar, essa planta é capaz de fornecer efeitos hidratantes, regeneradores, antioxidantes, antibactericidas, antifúngicas, entre muitos outros, às nossas madeixas.

Sendo assim, ao aprender como passar a babosa no cabelo, é possível ter fios muito mais saudáveis e bonitos, sempre hidratados e livres de doenças no couro cabeludo. Logo, podemos dizer que a babosa é ideal para pessoas que sofrem com problemas como ressecamento excessivo do cabelo, coceiras, irritações e caspa na raiz, entre outros problemas que vamos falar mais detalhadamente no decorrer desse post.

Nutrientes da babosa (aloe vera)

  • Água;
  • 12 vitaminas (incluindo A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13);
  • 20 minerais (incluindo manganês, cálcio, cobre, cromo, selênio, magnésio, potássio, zinco e sódio);
  • 18 aminoácidos;
  • Enzimas (incluindo fosfatase alcalina, lipase, amilase, carboxipeptidase, bradicinase, catalase, peroxidase e celulase);
  • Polissacarídeos (Acemannan, Mannose-6-fosfato, Polimannans, Glicosídeos Fenólicos, como o Dihydrocoumarins);
  • Terpenos (um fito nutriente que reduz o açúcar no sangue);
  • 200 componentes vegetais ativos (fitonutrientes);
  • Gliconutrientes e Glicoproteinas.

Benefícios

Com essa composição nutricional poderosa, agora fica fácil entender por que a babosa no cabelo pode promover tantos benefícios aos nossos fios.

Mas, afinal, quais são eles? Se você sempre ouviu falar que a plantinha é excelente nos cuidados com as madeixas, mas nunca soube, de fato, quais são os benefícios que ela pode trazer ao cabelo, chegou ao lugar certo! Confira abaixo alguns dos principais benefícios da babosa no cabelo:

1 – Hidrata o cabelo

A babosa é uma das melhores hidratantes naturais para o cabelo. Não é à toa que é possível encontrá-la na composição de vários produtos capilares. E esse efeito poderoso hidratante se deve ao alto teor de nutrientes, como os que listamos anteriormente, que deixam os nossos fios mais hidratados e nutridos.

Ainda, devido às suas propriedades antifúngicas e bactericidas, a plantinha também ajuda a prevenir caspas, enquanto as suas enzimas auxiliam na remoção de células mortas e promovem a regeneração do tecido ao redor dos folículos capilares.

2 – Combate a caspa

Graças às suas propriedades antifúngicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, a babosa também pode ajudar a combater a caspa e outros tipos de dermatites seborreicas.

Assim, será possível reduzir os principais sintomas do problema, como ressecamento do couro cabeludo, vermelhidão e coceira. Estas mesmas propriedades, quando combinadas com o efeito hidratante, podem prevenir e tratar ainda mais a dermatite.

3 – Trata a queda e quebra dos fios

Está cansada de ver os fios espalhados pelo travesseiro ou no ralo do banheiro? Então, a babosa é a opção ideal para você! Isso porque a plantinha ajuda a combater a queda de quebra dos fios, uma vez que ajuda a fortalecer os folículos pilosos do couro cabeludo, prevenindo que o cabelo caia e, ainda, promovendo o seu melhor crescimento.

Além disso, devido ao seu poder de deixar o cabelo mais nutrido, a quebra dos fios, assim como as temidas pontas duplas, tende a diminuir significativamente. É claro que se a perda das madeixas estiver relacionada a fatores hormonais ou genéticos, utilizar a babosa pode não trazer resultados satisfatórios. O ideal, neste caso, é procurar um médico dermatologista para começar um tratamento específico para o seu caso.

Veja também:

Folha de goiabeira para o cabelo crescer: saiba os benefícios e como usar

4 – Recupera fios danificados

A babosa também pode ser aplicada no cabelo para fortalecer os fios e recuperar aqueles que estão danificados. Isso porque, graças às vitaminas presentes em composição, dentre elas, A, C e E, a plantinha também pode contribuir para a renovação das células do couro cabeludo, promovendo o fortalecimento dos fios e, ainda, deixando-os mais nutridos.

Ainda, por conta do seu alto teor de vitamina B12 e ácido fólico, a aloe vera também pode tornar o cabelo mais forte, prevenindo a queda e a quebra.

5 – Ajuda no crescimento

Como mencionamos brevemente nos parágrafos anteriores, a babosa também pode ajudar no crescimento do cabelo, sendo ideal, portanto, para as vaidosas que estão no projeto Rapunzel. Isso porque a planta contém entre as suas propriedades um alto teor nutritivo e hidratante, que ajuda a fortalecer os fios e couro cabeludo.

Desta forma, é possível ter um cabelão que cresce mais a cada dia mais rápido e, o melhor, de maneira saudável. Além disso, como a aloe vera também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que facilita a chegada de mais oxigênio e nutrientes na raiz capilar, a nascente dos fios pode ficar mais saudável e, mais uma vez, promover o melhor crescimento do cabelo.

Veja também: Shampoo de hibisco para o cabelo crescer: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

6 – Reduz a oleosidade da raiz

Um dos fatos de encontrarmos a babosa entre os ingredientes de shampoos é que ela ajuda a limpar o couro cabeludo profundamente. Com isso, ela também pode ajudar a reduzir a oleosidade excessiva nessa região, além dos restos de produtos capilares que costumam ficar na raiz e fios.

Mais que isso, a aloe vera é mais eficaz que os próprios shampoos, uma vez que consegue higienizar o couro cabeludo sem agredir os fios, mantendo a integridade do cabelo. Para isso, ao aplicar a plantinha na raiz, é necessário massagear bem na região.

7 – Condiciona os fios

Especialmente no verão, o cabelo costuma ficar mais seco, já que nesta estação do ano os fios perdem a umidade mais facilmente. E, com o maior ressecamento, há também um aumento do frizz. Portanto, ao usar a babosa no cabelo, você pode driblar esses problemas, uma vez que ela ajuda a reter a umidade por mais tempo dentro dos fios e, com isso, deixar o cabelo mais hidratado e livre dos terríveis fiozinhos arrepiados.

Ainda por conta desse efeito condicionante, quem tem cabelos cacheados ou crespos também pode investir na aloe vera para potencializar o efeito hidratante dos fios, que precisam bem mais que os outros tipos capilares, devido ao formato de “mola”, que evita que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até a extensão e pontas dos fios.

Assim, com a retenção de umidade que possibilita o uso da babosa, é possível deixar os cachos mais hidratados, melhorar a definição e, é claro, reduzir o frizz, outro problema que é bastante comum em cabelos crespos e cacheados.

Como usar a babosa no cabelo? Aprenda passo a passo 6 receitas

Agora que você já sabe todos os benefícios da babosa para o cabelo, chegou a hora de aprender como passar a babosa no cabelo passo a passo. E a primeira coisa que você precisa saber é que a aplicação da planta nos fios vai depender do problema que deseja tratar ou do seu objetivo em relação ao seu cabelo, como vamos mostrar a seguir:

1 – Para cabelos secos

Em uma centrífuga, bata 50 ml de água fervida com uma folha de babosa até obter uma mistura homogênea. Em seguida, lave o cabelo com shampoo neutro, retire o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha, e aplique a mistura nos fios limpos. Espere ela agir por cerca de 10 minutos e enxague em seguida.

2 – Hidratação com babosa

Para fazer uma hidratação com babosa no cabelo, basta remover o gel da babosa da folha e aplica-lo por todo o comprimento dos fios e pontas. O ideal é aplicar uma quantidade generosa e deixar a plana agir por, pelo menos, 20 minutos. Para potencializar ainda mais o efeito hidratante, uma dica é envolver o cabelo em uma toalha úmida ou colocar uma touca térmica na cabeça. Mas não é obrigatório! Fica a seu critério.

3 – Para tratar a caspa

E se você está sofrendo com a caspa, pode apostar acrescentar uma colher de chá de gel de babosa ao seu shampoo – ou usá-lo puro mesmo no couro cabeludo. A dica é aplicar e massagear bem a região. Após isso, basta deixar o gel ou a mistura agir por cerca de 15 minutos, enxaguando normalmente depois dessa pausa.

Como a própria aloe vera já é hidratante, não será necessário aplicar o condicionador. Caso queira deixar as suas madeixas ainda mais macias e fortes, pode misturar um pouco de óleo de coco ao gel da babosa e deixar agir pelo tempo que quiser.

4 – Para limpar profundamente os fios

Já no caso de quem quer usar a babosa no cabelo para higienizar bem o couro cabeludo e os fios, a dica é usar o gel da planta e aplicá-lo diretamente nessa região, massageando bem, antes de lavar as madeixas normalmente com o seu shampoo comum. Após a lavagem, o ideal é evitar o uso de condicionadores e cremes “pesados”.

5 – Para combater a queda e quebra

Misture o gel de duas folhas da planta e acrescente duas colheres de creme de queratina. Bata tudo no liquidificador e aplique a máscara no cabelo, inclusive no couro cabeludo até chegar às pontas. Coloque uma touca térmica e deixa a mistura agir por 15 minutos. Em seguida, basta lavar as madeixas normalmente. Você pode repetir a aplicação a cada duas semanas.

6 – Para fortalecer os fios

Aplique o gel de quatro folhas de babosa no cabelo, já lavado com shampoo. Massageie bem e deixe-o agir por cerca de 15 minutos. Após essa pausa, lave os fios em água morna. Você pode repetir esse procedimento quinzenalmente.

Veja também: Como engrossar cabelos ralos e finos? Aprenda 8 formas que funcionam!

E aí? Gostou de saber como usar a babosa no cabelo corretamente? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas nas redes sociais…

Até a próxima!

Deixe seu comentário!