Bem Resolvida

Folha de goiabeira para o cabelo: saiba os benefícios e como usar

Você tem crise de pânico quando vê os seus fios de cabelo todos espalhados pelo travesseiro, ralo do banheiro ou saindo na escova? Então, esse post é para você! Afinal, não existe mulher que não fique apavorada com todas essas cenas, que são quase comuns na rotina de todo mundo.

Inclusive, a queda capilar é um dos motivos que mais levam muitas pessoas, entre homens e mulheres, aos consultórios dermatológicos do país. E o problema pode acontecer por vários motivos, dentre eles, herança genética, estresse, má alimentação, alterações hormonais, problemas no couro cabeludo, falta higiene na raiz capilar, entre outros.

Portanto, a melhor maneira de tratar e prevenir a queda capilar procurar um médico dermatologista para que ele possa te dar um diagnóstico preciso do seu caso em específico.

Agora, se você já descartou todas essas possibilidades com um especialista, a boa notícia é que você pode apostar em algumas receitas caseiras para o cabelo que vão te ajudar a fazer os fios pararem de cair de uma vez por todas, de forma 100% natural e sem gastar rios de dinheiro!

É o caso da folha de goiabeira para o cabelo, que você vai conhecer melhor os benefícios no nosso artigo de hoje. Além de ajudar a combater a queda de cabelo, a folha de goiabeira também é útil no crescimento dos fios, graças às suas propriedades benéficas à saúde capilar.

Quer saber como usar folha de goiabeira no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo! Vamos lá?

Veja também: Shampoo de hibisco: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

Benefícios

Apesar de muitas pessoas acharem que o fruto da goiabeira é a única parte nutritiva e com propriedades benéficas para a saúde e beleza, a verdade é que as folhas da árvore também são ricas em nutrientes que podem resultar em bons efeitos no nosso corpo, inclusive quando o assunto é cabelo.

A folha de goiabeira é rica em vitaminas A, B e C, além de potássio, fibras e licopeno, que oferecem diversos benefícios à saúde capilar, combatendo problemas como a queda dos fios e, ainda, ajudando a acelerar o seu crescimento.

Dentre os seus efeitos no organismo, podemos citar os analgésicos, anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos, que auxiliam na manutenção da saúde do couro cabeludo, nutrindo os folículos pilosos, evitando a queda capilar e favorecendo o crescimento de novos fios.

Confira, a seguir, resumidamente, os principais benefícios da folha de goiabeira para o cabelo:

Combate a queda dos fios

Devido às suas propriedades antioxidantes, a folha de goiabeira ajuda a ativar a renovação celular e combater os radicais livres, que são os principais causadores do envelhecimento do couro cabeludo e cabelo.

Além disso, os antioxidantes presentes nesse poderoso ingrediente é ideal para fortalecer os folículos pilosos da raiz capilar, melhorando a oxigenação na região e, portanto, possibilitando um crescimento mais saudável e rápido do cabelo, além de travar a queda dos fios.

Promove o crescimento capilar

Por ser rica em vitamina C, considerada um tipo de antioxidante natural para o corpo, a folha de goiabeira também pode ativar e potencializar a produção de colágeno na raiz capilar (proteína essencial para o crescimento do cabelo).

Ainda, devido à sua ação antioxidante, ao usar a folha de goiabeira nos cuidados com os seus fios, é possível estimular uma melhor circulação na região, ajudando a nutrir os folículos pilosos e, desta forma, favorecendo o crescimento capilar.

Evita a caspa e controla a oleosidade

Mais uma vez, por conta da ação antioxidante da folha de goiabeira, que combate os terríveis radicais livres no couro cabeludo, é possível evitar alguns problemas comuns no couro cabeludo e que podem afetar o crescimento dos fios, além de provocar a sua queda, como é o caso da caspa.

Além disso, esses mesmos antioxidantes também são ideais para eliminar o acúmulo de sujeira e restos de produtos da raiz capilar e fios de cabelo (o chamado efeito build-up).

Portanto, ao apostar na receita caseira com folha de goiabeira para o cabelo, é possível controlar a oleosidade no couro cabeludo, evitando a caspa e, é claro, o entupimento dos folículos pilosos. O resultado é de menos queda e combate à falta de crescimento do cabelo.

Protege os fios dos raios UV

Excelente fonte de licopeno, a folha de goiabeira ajuda a proteger as nossas madeixas da ação dos raios solares ultravioletas (UV). Sendo assim, ao adicioná-la à sua rotina de cuidados com os fios, é possível evitar o ressecamento e, consequentemente, a quebra dos fios, frizz e pontas duplas.

Deixa o cabelo macio e brilhoso

Lembra quando eu disse que a folha de goiabeira pode eliminar a sujeira e restos de produtos no couro cabeludo e fios? Pois bem! Ao usar esse ingrediente natural nos cuidados diários com as madeixas, é possível deixar o cabelo mais limpinho e, portanto, mais macio e brilhoso.

Como usar folha de goiabeira no cabelo?

Gostou de conhecer os benefícios da folha de goiabeira para o cabelo? Então, se você está sofrendo com a queda dos fios e falta de crescimento, agora você vai aprender como usar essa poderosa receitinha caseira no seu dia a dia e combater esses problemas!

E a boa notícia é que você pode usar a folha de goiabeira de duas formas. Veja:

1 – Tônico capilar de folha de goiabeira

Ingredientes:

  • Folhas de goiabeira (precisam estar frescas);
  • 1 litro de água.

Como fazer:

Coloque a água em uma panela, acrescente as folhas de goiabeira e deixe-as ferver por, aproximadamente, 20 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.

Quando isso acontecer, já pode aplicar no cabelo e couro cabeludo. Para isso, primeiro lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador. Em seguida, com os fios já limpinhos e secos, comece a aplicar o tônico que você preparou na raiz capilar.

Depois, massageie bem com as pontas dos dedos, em movimentos circulares, por cerca de 10 minutos. Atenção! Não use as unhas, para não estimular a maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas da região. A massagem ajudará a ativar a circulação sanguínea e promover a melhor absorção dos nutrientes da folha de goiabeira pelos folículos pilosos.

Passados os 10 minutos, deixe o seu tônico capilar agir por, pelo menos, duas horas. Uma opção também é deixá-lo agir pela noite inteira, enxaguando apenas no dia seguinte. Após esse tempo, basta enxaguar o cabelo normalmente e lavá-lo como de costume.

2 – Máscara de hidratação

Ingredientes:

  • 5 folhas de goiabeira;
  • Polpa de uma goiaba.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e triture até obter uma pasta bem homogênea. Agora, basta aplicar na raiz e fios! Para isso, basta lavar o cabelo normalmente com shampoo. Enxague e retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha.

Em seguida, comece a aplicar a pasta no couro cabeludo e na extensão e pontas dos fios. Deixe-a agir por, pelo menos, 20 minutos. Passado esse tempo, enxague as madeixas em água morna ou fria. Retire o excesso de água dos fios novamente. Finalize com a aplicação do seu condicionador.

Com qual frequência usar a folha de goiabeira para o cabelo?

A frequência de uso da folha de goiabeira no cabelo vai variar dependendo do tipo de problema que gostaria de tratar. No caso de quem quer combater a queda dos fios, por exemplo, o ideal é apostar nessas receitinhas caseiras, pelo menos, três vezes na semana, para obter melhores resultados.

Já para as vaidosas que almejam acelerar o crescimento do cabelo no seu “projeto Rapunzel”, a dica é usar a folha de goiabeira no cabelo, pelo menos, duas vezes na semana. Lembrando que, por se tratar de um tratamento 100% natural, os efeitos serão mais visíveis após algumas semanas!

E aí? Gostou de conhecer mais sobre a folha de goiabeira para o cabelo? Então, compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!