Bem Resolvida

Shampoo de hibisco: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

O seu cabelo não está crescendo na velocidade desejada? Então, esse post é para você! Em geral, o cabelo humano cresce um centímetro por mês – ou, pelo menos, é o que deveria acontecer. Porém, muitas mulheres que desejam ter madeixas longas acabam se deparando com a situação de fios que apresentam dificuldade para crescer.

Por que isso acontece? Por vários motivos, dentre eles, questões de genética, fase do ciclo de vida do cabelo, doenças hormonais, estresse, entre outras coisas. Por isso, para entender o que está acontecendo com o seu cabelo, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico dermatologista.

Por outro lado, se você já descartou todas essas questões anteriores, existem algumas receitas caseiras para o cabelo que podem te ajudar na missão de acelerar o crescimento dos fios, como é o caso do shampoo de hibisco para o cabelo.

Essa receitinha caseira está fazendo a cabeça – literalmente – de muitas vaidosas que estão no “projeto Rapunzel”, inclusive famosas, por ser rica em vitaminas que ajudam a fortalecer os fios, tais como vitaminas A, C e E, além de ferro, que atuam diretamente no couro cabeludo e, portanto, podem fazer as madeixas crescerem muito mais rápido e saudáveis!

Quer saber mais sobre os benefícios do shampoo de hibisco e como fazer passo a passo em casa, a partir de uma receita fácil e baratinha? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo!

Saiba mais: Hibisco no cabelo: saiba os benefícios e como usar

Benefícios

O shampoo de hibisco é 100% natural e poderoso. Feito a partir da folha de hibisco, além de outros ingredientes naturais ricos em vitaminas e minerais importantes para a fibra capilar e couro cabeludo, ele pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. Veja os principais benefícios de cada ingrediente presente no shampoo de hibisco para o cabelo:

  • Cravo-da-Índia: Os ativos presentes neste ingrediente ajudam a estimular a microcirculação sanguínea, facilitando para que o cabelo cresça mais rapidamente.
  • Gengibre: Devido às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, o gengibre presente no shampoo de hibisco pode ajudar a acelerar o crescimento do cabelo e evitar a queda dos fios, além de combater problemas como coceira e caspa no couro cabeludo.
  • Hibisco: Rico em vitaminas A, C e E, além de ferro, a flor de hibisco usada no preparo dessa receita caseira para o cabelo pode fortalecer os fios, promovendo o seu melhor desenvolvimento e, portanto, acelerando o crescimento das madeixas.
  • Óleo de alecrim: Esse poderoso ingrediente é responsável por estimular o bulbo capilar, outro fator crucial para fazer com que o cabelo cresça saudável, forte e mais rápido.

Como fazer shampoo de hibisco? Aprenda passo a passo

Agora que você já sabe todos os benefícios do shampoo de hibisco e como ele pode te ajudar a turbinar o crescimento do cabelo, chegou a hora de aprender como fazer a receita caseira passo a passo e, finalmente, ter o cabelão dos sonhos! Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 colher de óleo vegetal de alecrim;
  • 10 cravos-da-Índia;
  • Hibisco seco;
  • 1 colher de gengibre ralado;
  • Frasco plástico (200ml ou 300ml);
  • Shampoo neutro (200 a 300ml).

Como fazer:

Para começar a receita de shampoo de hibisco, o primeiro passo é ralar o gengibre e colocá-lo dentro do frasco. Feito isso, acrescente o hibisco. Em seguida, adicione também o óleo vegetal de alecrim e os cravos-da-Índia.

Feito isso, despeje o shampoo neutro que você costuma usar na rotina para lavar o cabelo. Complete a misturinha com uma quantidade do produto que cubra bem os demais ingredientes. Agora, mexa bem para misturar tudo, até que todos os ingredientes se incorporem.

Prontinho! O seu shampoo de hibisco caseiro está no ponto para ser usado já na próxima lavagem das suas madeixas.

Como usar?

Foto: Cabelos de Rainha

O shampoo de hibisco caseiro pode ser usado na lavagem do cabelo de duas à três vezes por semana. Ao usar a misturinha regularmente no dia a dia, é possível ter fios mais fortes e com crescimento acelerado por mais tempo.

Contraindicações

Apesar de ser extremamente benéfico para o crescimento rápido e saudável do cabelo, o shampoo de hibisco não deve ser usado por mulheres com fios loiros, pois a mistura, que tem pigmentação avermelhada, pode acabar manchando as madeixas.

Além disso, o hibisco também não deve ser usado por mulheres grávidas, uma vez que ele possui propriedades que podem fazer mal ao bebê.

E atenção: algumas receitas do shampoo de hibisco caseiro substituem o óleo de alecrim pelo óleo de rícino. Por isso, apesar de ter o mesmo efeito no crescimento capilar, o óleo de rícino é contraindicado para gestantes, uma vez que ele estimula a circulação sanguínea, o que não é ideal durante a gravidez.

Se você está grávida e está com dúvidas sobre usar essa receita caseira para o cabelo ou qualquer outra, o ideal é conversar com o seu médico.

E aí? Gostou de conhecer os benefícios do shampoo de hibisco e como fazer a receitinha em casa? Então, compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais ou WhatsApp.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!