Bem Resolvida

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

alisamento americano

Hoje em dia, existem muitas técnicas de alisamento para cabelos e, ainda assim, há outras novas técnicas sendo criadas.

Escova progressiva, botox capilar, relaxamento capilar, escova inteligente e tantos outros são os tipos mais procurados. Contudo, há uma nova técnica que tem chamado bastante a atenção: estamos falando do alisamento americano.

Essa é uma técnica originalmente criada nos Estados Unidos (como sugere o nome) e que se espalhou para o mundo, se tornando uma fórmula bastante querida e requisitada pelas mulheres.

Confira mais informações sobre o alisamento americano, saiba quais são seus benefícios, para quem esse tipo de alisamento é recomendado, os cuidados com o cabelo e muito mais.

Como funciona o alisamento americano?

O alisamento americano é uma combinação de procedimentos que vão desde o relaxamento capilar até a hidratação dos fios. O relaxamento atua reduzindo o volume do cabelo, enquanto a hidratação visa acabar com o ressecamento do cabelo e as (temidas) pontas duplas.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

A junção desses dois efeitos causa uma reação potente que resultou no alisamento americano. As substâncias químicas presentes na fórmula do alisamento são capazes de transformar um cabelo cacheado em ondulado e o cabelo crespo torna-se liso.

O principal químico que age no cabelo no alisamento americano é a guanidina, responsável pelo relaxamento capilar. O retoque do alisamento deve ser feito a cada 2 meses, para que seja mantida a nova estrutura capilar.

Princípio ativo

alisamento americano

Como dito acima, o princípio ativo do alisamento americano é o mesmo do relaxamento capilar: a guanidina. Entenda agora como essa substância age no seu cabelo.

A Guanidina, também conhecida como hidróxido de guanidina, é um ativo feito a partir da junção de carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio.

A função principal da guanidina é desestruturar os fios de fora para dentro, tornando os cabelos crespos e cacheados em lisos.

A guanidina é muito procurada pois ela oferece um efeito de alisamento definitivo aos cabelos, sendo necessário apenas fazer o retoque na raiz dos cabelos crescidos.

A substância é mais procurada através do relaxamento capilar, mas, como sabemos, ela também está presente no alisamento americano e em outros produtos para tratamento capilar.

Veja também:

Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia

Quem pode fazer o alisamento americano?

O uso do alisante é somente recomendado para pessoas com cabelos cacheados e crespos, uma vez que a química do produto é muito forte.

Contudo, o alisamento jamais deve ser feito por pessoas que possuem algum tipo de química no cabelo feitos à base de tioglicolato de amônio, pois as duas substância não são compatíveis e seu uso pode causar a quebra imediata dos fios.

Outras substâncias, como a amônia e chumbo de henê, presentes em outros produtos de alisamento, também devem ser evitadas.

Portanto, o mais indicado para uso do alisamento americano são pessoas que não possuem outras químicas no cabelo. Dessa forma, você evita que situações embaraçosas ocorram no futuro.

O uso do alisamento está liberado para pessoas que tenham realizado o procedimento de escova progressiva á base de queratina, pois as substâncias são compatíveis e não ocorrerá o corte químico no cabelo.

Veja também:

Penteados afros: aprenda passo a passo 9 opções para um visual lacrador!

Como fazer o alisamento americano

alisamento americano

Antes de tudo, é de extrema importância realizar o teste de mecha em seu cabelo antes de partir para o alisamento em si, pois é necessário saber se você não desencadeará algum tipo de alergia aos componentes da fórmula do produto.

Após realizado o teste, siga os passos para fazer a aplicação do alisamento americano em seu cabelo:

  • 1º Passo: misturar a loção alisante em um recipiente (importante não usar recipientes metálicos)
  • 2º Passo: lavar o cabelo com shampoo, como de costume.
  • 3º Passo: secar bem os cabelos.
  • 4º Passo: aplicar pomada para proteger ao redor das orelhas, testa e pescoço.
  • 5º Passo: dividir o cabelo em partes (as partes dependem da quantidade de cabelo).
  • 6º Passo: iniciar a aplicação da mistura feita no primeiro passo. Faça isso com o auxílio de um pincel, e lembre-se de respeitar a distância de 1cm do couro cabeludo, para evitar irritações. Lembre-se também de começar pela parte de trás da cabeça.
  • 7º Passo: voltar nas mechas onde o produto foi aplicado e esticar com a ajuda de um pente. É esse procedimento que vai garantir que os fios fiquem alinhados. Esse passo deve ser repetido durante toda a aplicação do produto.
  • 8º Passo: ao terminar o alisamento, faça um enxágue nos cabelos, retirando todos os resíduos de produto.
  • 9º Passo: aplicar alguma máscara intensificadora, pois ela irá ajudar aos fios a não se prenderem uns aos outros.
  • 10º Passo: secar os cabelos e fazer uma escova.

Como cuidar do cabelo após o procedimento

alisamento americano

Após fazer o alisamento americano, o cabelo não deve ser lavado por um período de 48 horas. Além disso, é importante realizar hidratações frequentes no cabelo.

As hidratações regulares são o segredo para manter os cabelos bonitos, pois qualquer química utilizada nos fios quebra a estrutura capilar, retirando muitos nutrientes.

Portanto, para repor esses nutrientes em falta é preciso fazer muita hidratação e reestruturação capilar.

Invista em produtos de qualidade para cuidar do seu cabelo, especialmente nas primeiras semanas, pois é o momento mais crítico para o seu cabelo recém alisado.

Evite tinturas e outros procedimentos químicos, pois alguns produtos podem dar reação e em casos mais extremos pode inclusive ocorrer o corte químico, que danifica o cabelo.

A aplicação de descolorante só pode ser feita após 15 dias, mas a amônia deve ser evitada, pois é um produto químico não compatível com a guanidina.

Produtos para alisamento americano

Como o alisamento americano se tornou bastante popular, é bem fácil encontrar produtos com esses ativos químicos. Os produtos podem ser comprados tanto na internet quanto em lojas de cosméticos ou farmácias.

Algumas marcas bem conceituadas estão produzindo o alisamento americano. Confira algumas delas:

  • Sistema Integrado para Alisamento Americano Guanidina – Amend
  • Creme de Alisamento Americano – Alfa Looks
  • Lissplastia Plástica de Realinhamento Capilar – Forever Liss
  • Relaxamento Alisamento Americano – Lisstreme

A maioria dos produtos é facilmente encontrada em sites na internet, especialmente no Mercado Livre. Os preços também possuem uma média acessível, tendo em vista que o efeito é definitivo.

Deixe seu comentário!