Bem Resolvida

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

Hoje em dia, existem muitas técnicas de alisamento para cabelos e, ainda assim, há outras novas técnicas sendo criadas.

Escova progressiva, botox capilar, relaxamento capilar, escova inteligente e tantos outros são os tipos mais procurados. Contudo, há uma nova técnica que tem chamado bastante a atenção: estamos falando do alisamento americano.

Essa é uma técnica originalmente criada nos Estados Unidos (como sugere o nome) e que se espalhou para o mundo, se tornando uma fórmula bastante querida e requisitada pelas mulheres.

Confira mais informações sobre o alisamento americano, saiba quais são seus benefícios, para quem esse tipo de alisamento é recomendado, os cuidados com o cabelo e muito mais.

Como funciona o alisamento americano?

O alisamento americano é uma combinação de procedimentos que vão desde o relaxamento capilar até a hidratação dos fios. O relaxamento atua reduzindo o volume do cabelo, enquanto a hidratação visa acabar com o ressecamento do cabelo e as (temidas) pontas duplas.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

A junção desses dois efeitos causa uma reação potente que resultou no alisamento americano. As substâncias químicas presentes na fórmula do alisamento são capazes de transformar um cabelo cacheado em ondulado e o cabelo crespo torna-se liso.

O principal químico que age no cabelo no alisamento americano é a guanidina, responsável pelo relaxamento capilar. O retoque do alisamento deve ser feito a cada 2 meses, para que seja mantida a nova estrutura capilar.

Princípio ativo

Como dito acima, o princípio ativo do alisamento americano é o mesmo do relaxamento capilar: a guanidina. Entenda agora como essa substância age no seu cabelo.

A Guanidina, também conhecida como hidróxido de guanidina, é um ativo feito a partir da junção de carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio.

A função principal da guanidina é desestruturar os fios de fora para dentro, tornando os cabelos crespos e cacheados em lisos.

A guanidina é muito procurada pois ela oferece um efeito de alisamento definitivo aos cabelos, sendo necessário apenas fazer o retoque na raiz dos cabelos crescidos.

A substância é mais procurada através do relaxamento capilar, mas, como sabemos, ela também está presente no alisamento americano e em outros produtos para tratamento capilar.

Veja também:

Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia

Quem pode fazer o alisamento americano?

O uso do alisante é somente recomendado para pessoas com cabelos cacheados e crespos, uma vez que a química do produto é muito forte.

Contudo, o alisamento jamais deve ser feito por pessoas que possuem algum tipo de química no cabelo feitos à base de tioglicolato de amônio, pois as duas substância não são compatíveis e seu uso pode causar a quebra imediata dos fios.

Outras substâncias, como a amônia e chumbo de henê, presentes em outros produtos de alisamento, também devem ser evitadas.

Portanto, o mais indicado para uso do alisamento americano são pessoas que não possuem outras químicas no cabelo. Dessa forma, você evita que situações embaraçosas ocorram no futuro.

O uso do alisamento está liberado para pessoas que tenham realizado o procedimento de escova progressiva á base de queratina, pois as substâncias são compatíveis e não ocorrerá o corte químico no cabelo.

Veja também:

Penteados afros: aprenda passo a passo 9 opções para um visual lacrador!

Como fazer o alisamento americano

Antes de tudo, é de extrema importância realizar o teste de mecha em seu cabelo antes de partir para o alisamento em si, pois é necessário saber se você não desencadeará algum tipo de alergia aos componentes da fórmula do produto.

Após realizado o teste, siga os passos para fazer a aplicação do alisamento americano em seu cabelo:

  • 1º Passo: misturar a loção alisante em um recipiente (importante não usar recipientes metálicos)
  • 2º Passo: lavar o cabelo com shampoo, como de costume.
  • 3º Passo: secar bem os cabelos.
  • 4º Passo: aplicar pomada para proteger ao redor das orelhas, testa e pescoço.
  • 5º Passo: dividir o cabelo em partes (as partes dependem da quantidade de cabelo).
  • 6º Passo: iniciar a aplicação da mistura feita no primeiro passo. Faça isso com o auxílio de um pincel, e lembre-se de respeitar a distância de 1cm do couro cabeludo, para evitar irritações. Lembre-se também de começar pela parte de trás da cabeça.
  • 7º Passo: voltar nas mechas onde o produto foi aplicado e esticar com a ajuda de um pente. É esse procedimento que vai garantir que os fios fiquem alinhados. Esse passo deve ser repetido durante toda a aplicação do produto.
  • 8º Passo: ao terminar o alisamento, faça um enxágue nos cabelos, retirando todos os resíduos de produto.
  • 9º Passo: aplicar alguma máscara intensificadora, pois ela irá ajudar aos fios a não se prenderem uns aos outros.
  • 10º Passo: secar os cabelos e fazer uma escova.

Como cuidar do cabelo após o procedimento

Após fazer o alisamento americano, o cabelo não deve ser lavado por um período de 48 horas. Além disso, é importante realizar hidratações frequentes no cabelo.

As hidratações regulares são o segredo para manter os cabelos bonitos, pois qualquer química utilizada nos fios quebra a estrutura capilar, retirando muitos nutrientes.

Portanto, para repor esses nutrientes em falta é preciso fazer muita hidratação e reestruturação capilar.

Invista em produtos de qualidade para cuidar do seu cabelo, especialmente nas primeiras semanas, pois é o momento mais crítico para o seu cabelo recém alisado.

Evite tinturas e outros procedimentos químicos, pois alguns produtos podem dar reação e em casos mais extremos pode inclusive ocorrer o corte químico, que danifica o cabelo.

A aplicação de descolorante só pode ser feita após 15 dias, mas a amônia deve ser evitada, pois é um produto químico não compatível com a guanidina.

Produtos para alisamento americano

Como o alisamento americano se tornou bastante popular, é bem fácil encontrar produtos com esses ativos químicos. Os produtos podem ser comprados tanto na internet quanto em lojas de cosméticos ou farmácias.

Algumas marcas bem conceituadas estão produzindo o alisamento americano. Confira algumas delas:

  • Sistema Integrado para Alisamento Americano Guanidina – Amend
  • Creme de Alisamento Americano – Alfa Looks
  • Lissplastia Plástica de Realinhamento Capilar – Forever Liss
  • Relaxamento Alisamento Americano – Lisstreme

A maioria dos produtos é facilmente encontrada em sites na internet, especialmente no Mercado Livre. Os preços também possuem uma média acessível, tendo em vista que o efeito é definitivo.

Deixe seu comentário!