Bem Resolvida

Cabelos cacheados: dicas de cortes, penteados e como cuidar dos fios com fotos!

De uns anos para cá, muitas mulheres decidiram deixar de lado as químicas alisadoras para assumirem de volta os cabelos naturais. Para você ter uma ideia desse “boom” desse retorno triunfal dos cachos, segundo um estudo feito pelo BrandLab, em 2017, as buscas por cabelo cacheado no motor de buscas cresceram 232%, ultrapassando àquelas por cabelos lisos, pela primeira vez.

Junto com esses dados, o levantamento também mostrou que as pesquisas por cabelos afros também aumentaram 309% nos últimos dois anos, o que quer dizer que muitas mulheres estão aceitando o seu cabelo natural e, portanto, buscando por dicas para cuidar bem dos seus cachos.

Temos que concordar que essa mudança no interesse do público feminino reflete também uma mudança nos padrões de beleza que foram impostos por tantos anos. E, é claro, nós estamos amando isso, não é mesmo? Afinal, se antigamente os cabelos cacheados não eram bem aceitos e até motivo de vergonha, hoje eles estão ganhando cada vez mais espaço.

Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai conferir o guia completa de como cuidar de cabelos cacheados, além de ficar por dentro de quais são os melhores cortes, penteados e produtos para deixar os seus caracóis ainda mais definidos e com aquele volume incrível!

Quer saber tudo sobre cabelos cacheados? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira as melhores dicas para desfilar cachos lindos e saudáveis por aí!

Veja também:

Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

Tipos de cachos: como sei qual é o meu?

E o primeiro passo para saber como cuidar de cabelos cacheados é aprendendo a identificar qual é o seu tipo de cacho, ou seja, se ele é mais aberto ou mais fechado (curvatura) e se os fios são mais finos ou mais grossos.

Para isso, foi criada uma tabela nos Estados Unidos que pode nos ajudar a identificar qual é o nosso tipo capilar e, portanto, entender como cuidar melhor dele e escolher os melhores produtos. E essa tabela funciona da seguinte forma:

  • Cabelos Tipo 1 (Lisos);
  • Cabelos Tipo 2: (Ondulados);
  • Cabelos Tipo 3 (Cacheados):
  • Cabelos Tipo 4 (Crespos).

E dentro desses tipos capilares, existem as letras A, B ou C, que definem o quanto o cabelo é fino ou grosso e, consequentemente, o quanto a sua curvatura muda em cada uma dessas categorias. Assim:

Cabelos Tipo 1 (Lisos)

  • 1A (São lisos e muito finos);
  • 1B (São lisos, mas mais grossos e pesados que o anterior);
  • 1C (Continuam lisos, mas ainda mais grossos e pesados que o anterior).

Cabelos Tipo 2 (Ondulados)

  • 2A (São sutilmente ondulados, com ondas pouco definidas);
  • 2B (Já possuem “ondas”, só que mais abertas);
  • 2C (Possuem ondulação bem definida, formando um “S” completo, e já mais fechadinhas).

Cabelos Tipo 3 (Cacheados)

  • 3A (Cachos definidos, só que mais abertos);
  • 3B (Cachos ainda mais definidos, mas começando a fechar);
  • 3C (Cachos bem definidos e fechados, em formato de espiral).

Cabelos Tipo 4 (Crespos)

  • 4A (Cachos bem fechadinhos, formando um “Z”);
  • 4B (Cachos ainda mais fechados, mas perdendo um pouco do formato de “mola”);
  • 4C (Cachos super fechados e bastante estreitos, quase sem definição. Aqui, já se encaixam também os cabelos afros.

Entendeu direitinho? Mas, afinal, para quê saber tudo isso? Muito simples! Como você pode perceber aqui nessa tabela, cada cabelo possui características próprias e, portanto, necessita de cuidados específicos. E, no caso do tipo capilar que é o foco do nosso artigo de hoje, os cabelos cacheados, eles costumam ser mais oleosos na raiz e mais secos nas pontas. A explicação para isso é o fato de os fios terem formato de “mola”, o que acaba dificultando para que a oleosidade natural do couro cabeludo (sebo) chega até a extensão dos fios e pontas, resultando em cabelos mais ressecados.

Portanto, se você é dona de cabelos cacheados, vai precisar tomar cuidados importantes para combater o excesso de oleosidade na raiz dos fios e, em contrapartida, potencializar a hidratação e nutrição do comprimento e pontas, como vamos te ensinar no decorrer desse artigo.

Como cuidar de cabelos cacheados corretamente?

Agora que você já aprendeu a identificar qual é o seu tipo de cacho e já entendeu que cada um deles requer um cuidado especial para ficar sempre saudável e bonito, chegou a hora de saber quais são os cuidados imprescindíveis com esse tipo capilar na sua rotina para que eles fiquem sempre bem definidos e com volume impecáveis. Vamos lá?

1 – Evite banhos quentes

Quem tem cabelos cacheados jamais devem lavar os fios em água quente. Isso porque a alta temperatura da água pode aumentar o ressecamento dos fios, problema já comum neste tipo de fio. Por isso, o ideal é lavar os cachos sempre em água fria ou, no máximo, morna, caso não facilidade de tomar banho em água fria.

Ao inserir esse hábito na sua rotina, sem dúvidas, você sentirá que o seu cabelo está com bem menos volume e frizz, uma vez que o ressecamento natural dos cachos estará sob controle.

2 – Hidrate semanalmente

O ressecamento é um dos principais problemas dos cabelos cacheados. Por isso, você terá que investir em uma hidratação capilar semanal, usando produtos específicos para esse tipo de cabelo, tais como aqueles derivados do silicone, à base mameleuca, colágeno, elastina, vitamina E, óleos e extratos vegetais, ceramidas, proteínas, entre outros ingredientes hidratantes.

Não sabe como hidratar cabelos cacheados corretamente? Não se preocupe! No decorrer desse post, você vai aprender como fazer hidratação em cabelos cacheados passo a passo. Portanto, não saia daí, ok?

3 – Corte as pontas com frequência

Mais que outros tipos capilares, cabelos cacheados precisam ser cotados, pelo menos, a cada três meses. Isso porque, como as pontas desse tipo de fio costumam ser mais ressecadas, há uma maior facilidade para o aparecimento de pontas duplas, o que pode deixar o aspecto do cabelo ainda mais “rebelde”, uma vez que fica mais difícil controlar fios indisciplinados.

Além disso, deixar de cortar as pontas do cabelo por muito tempo pode acabar provocando a queda e quebra dos fios. Por isso, o ideal é sempre apostar em cortes que não sejam retos, mas sim, aqueles em camadas ou assimétricos, que dão uma maior sensação de movimento e balanço ao visual.

E se você está em dúvida sobre qual corte fazer, confira no decorrer desse artigo as melhores dicas de cortes para cabelos cacheados. Continua a leitura!

4 – Não penteie os fios secos

Quem tem cabelos cacheados jamais deve pentear os fios enquanto eles estiverem secos. Ao fazer isso, você pode acabar acarretando a quebra deles, uma vez que a estrutura das fibras capilares ficará danificada.

O resultado de tudo isso será de muito frizz, fios quebradiços e, portanto, cachos mais indisciplinados e rebeldes.

5 – Seque o cabelo cuidadosamente

Se você é uma cacheada que gosta de usar o difusor (acessório para o secador, específico para cachos) para secar as madeixas, precisa tomar bastante cuidado para não potencializar o ressecamento já natural deste tipo capilar.

Para evitar o problema, a dica é aplicar sempre um protetor térmico antes de secar o cabelo. Este produto ajudará formando uma película protetora em volta dos fios, combatendo os danos causados pela temperatura quente do aparelho.

6 – Evite dormir com os fios molhados

Jamais durma com o cabelo molhado! Esse hábito não é recomendado para cabelos cacheados, uma vez que, pelo fato de os cachos serem muito juntinhos, eles podem não secar direito durante a noite e, com isso, causar a proliferação de bactérias e fungos nos fios e, principalmente, no couro cabeludo.

7 – Prenda o cabelo para dormir

Para evitar os cachos desmanchados, sem definição e com aspecto frizzado no “day after”, a dica é prender os cabelos sempre antes de dormir. Para isso, existe uma técnica chamada de “coque abacaxi”, na qual você prende os cachos no alto da cabeça, exatamente para evitar que você durma por cima deles e eles amanheçam amassados e com frizz.

8 – Abuse dos óleos vegetais

Toda cacheada deve ter um óleo vegetal como “carta na manga” quando os fios estiverem muito ressecados. Alguns dos mais conhecidos são o óleo de coco e o óleo de Argan, mas você pode apostar em qualquer outro que tenha preferência.

Na hora de usar, você pode fazer umectação (aplicando o óleo puro nos cabelos e deixando-o agir por alguns minutos nos fios), misturando algumas gotas à máscara de hidratação ou, ainda, na pré-lavagem do cabelo – técnica chamada de pré-poo, que ajuda a proteger os fios do ressecamento causado pelo shampoo.

Para isso, basta aplicar o óleo vegetal que você escolheu no cabelo antes de lavar, deixá-lo agir por cerca de 10 minutos e fazer a lavagem normal em seguida.

9 – Beba muita água

E se você achava que só esses cuidados que listamos anteriormente e comprar os produtos certos para o seu tipo de cacho seriam suficientes para manter os seus fios sempre bonitos e saudáveis, a grande verdade é que, se você não beber uma boa quantidade de água por dia, será ainda mais difícil combater o ressecamento já natural presente neste tipo capilar.

Isso porque a água é um elemento essencial na nossa rotina, não só no que diz respeito à saúde do corpo como um todo, como também para as nossas madeixas. Isso porque ela é capaz de ativar as terminações nervosas e auxiliar no transporte de vitaminas aos cabelos. Por isso, é fundamental beber, pelo menos, dois litros de água diariamente, para deixar os seus cachos livres do ressecamento e, portanto, mais bonitos e saudáveis.

10 – Use produtos específicos

Você sabia que todos os produtos capilares possuem uma carga específica de nutrientes que transferem para o cabelo? Pois bem! Sabendo disso, e tendo em vista que existem diferentes tipos de cabelo, é preciso que você aposte sempre em produtos, sejam estes shampoos, condicionadores, leave-ins, etc. específicos para o seu tipo de cacho.

Para isso, o recomendado é sempre ler bem o rótulo dos produtos antes de comprá-los para levar para casa apenas os que atendem à real necessidade dos seus fios. Mais à frente, neste artigo, nós falaremos mais sobre os melhores produtos para cabelos cacheados. Continue a leitura!

11 – Aposte sempre em pentes de madeira

Usar pentes de madeira para pentear as madeixas é a melhor forma de remover a eletricidade estática dos fios e, portanto, combater problemas como o frizz, por exemplo, que é muito comum em cabelo cacheados.

Isso porque, ao utilizar pentes de plástico, esse tipo de material acaba transferindo a eletricidade já presente neles para os seus fios, potencializando o aspecto frizzado. Sendo assim, se você deseja ter cachos menos armados e livre dos temidos fiozinhos arrepiados, lembre-se de pentear sempre o cabelo com um pente de madeira.

12 – Alimente-se bem

Um bom cardápio influencia diretamente na saúde e beleza dos seus cachos. Por isso, lembre-se sempre de inserir na sua alimentação diária alimentos que contenham nutrientes essenciais aos nossos fios, como proteínas (que fazem parte da composição do cabelo).

Alguns deles são peixes, carnes, frangos e outros alimentos ricos em proteínas, para que os cabelos cresçam sempre bonitos. Outra dica é investir em alimentos que são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, especialmente, a B2.

13 – Desembarace o cabelo durante o banho

Como falamos anteriormente, jamais se deve pentear cabelos cacheados enquanto estiverem secos. Portanto, uma boa ideia é penteá-los durante o banho, para estarem bem molhados e, com isso, facilitar na hora de desembaraçar.

Assim, você não correrá o risco de causar a quebra dos fios e, consequentemente, evitará problemas como frizz e cachos indisciplinados.

14 – Não use elásticos para prender o cabelo

Por mais que ache necessário, evite prender o cabelo usando elásticos, ainda mais se forem de borracha ou com placas de metal. Isso porque esses acessórios podem acabar quebrando os fios e deixando-os com frizz. Se bater o calor ou quiser mudar o visual, aposte nas famosas “xuxas” ou prendedores de plástico.

15 – Seque o cabelo com toalha de microfibra

Esfregar toalhas de algodão no cabelo na hora de secá-lo pode deixar os fios quebradiços e com bastante frizz. Por isso, o mais recomendado é usar toalhas de microfibra, que é feita de um tecido bem fininho ou, ainda, caso esteja com o orçamento mais apertado, uma camiseta de malha, que também terá a mesma função da toalha, que é de ajudar a evitar todos esses problemas.

É claro que, além de usar uma toalha de microfibra, você também terá que secar o cabelo corretamente, sem esfregar o tecido nos fios. O ideal é sempre amassá-los delicadamente com a toalha, apenas para tirar a umidade.

16 – Invista na fitagem capilar

A fitagem capilar é a melhor forma de finalizar cabelos cacheados. Ela vai ajudar a definir os cachos e deixá-los livres de frizz. Para isso, basta lavar os cabelos, separá-lo em mechas e aplicar o creme para pentear cada uma delas.

Em seguida, basta amassar cada mecha com as mãos até formar os cachos. Depois de secos, os seus cachos ficarão bem mais definidos.

17 – Aposte nos bobes

Você deve estar se perguntando: “Aqueles bobes da vovó?”. Isso mesmo! Esses acessórios, apesar de serem bem antigos, podem deixar os cachos mais definidos de um dia para outro, sem que você precise molhar os fios ou fazer alguma finalização, como a fitagem capilar que falamos anteriormente.

Para isso, você deve colocar os bobes no cabelo no cabelo antes de dormir e tirá-los dos fios no dia seguindo. Depois, é só desmanchar um pouco os cachos com os dedos, para dar uma aparência mais natural aos seus caracóis.

Veja também:

Como engrossar cabelos ralos e finos? Aprenda 8 formas que funcionam!

Quais são os melhores produtos para cabelos cacheados?

Nos parágrafos anteriores, nós falamos que os produtos capilares possuem uma carga específica de nutrientes que transferem para cada tipo de cabelo. Por isso, você precisa acertar na escolha dos shampoos, condicionadores, leave-ins, máscaras, entre outros produtos para lavar, tratar e finalizar os seus cachos.

A lista que você vai ver a seguir traz os melhores produtos para cabelos cacheados que você não pode deixar de ter na sua penteadeira para ter cabelos maravilhosos e saudáveis. Confira:

Shampoo e condicionador

Esses dois produtos servem para fazer a lavagem do cabelo (processo que abre as cutículas dos fios) e condicionar (fechar as cutículas dos fios que foram abertas anteriormente). Por isso, sem sombra de dúvidas, eles não podem faltar na sua penteadeira.

Portanto, na hora de comprar, você precisa se atentar para aqueles específicos para cabelos cacheados, que são aqueles que possuem em sua composição vitamina B5, um nutriente que vai fornecer mais hidratação e força aos seus cachos. A elastina também é essencial na fórmula de shampoos e condicionadores para cabelos cacheados, uma vez que ela ajuda a conferir mais balanço aos fios.

Caso você seja uma cacheada com o cabelo quimicamente tratado, a dica é apostar em produtos específicos para esse tipo capilar, que trarão em sua fórmula os nutrientes ideais para proteger e tratar os seus fios dos danos das químicas aplicadas.

Óleos capilares

Que os cabelos cacheados são naturalmente ressecados, disso você já sabe. Por isso, você deve tentar combater esse problema hidratando sempre, como falamos anteriormente, além de oferecer mais nutrição aos seus cachos, o que pode ser feito a partir dos óleos capilares.

Alguns dos óleos vegetais mais usados são o óleo de coco e o óleo de Argan, mas, fazendo uma breve pesquisa, você consegue encontrar várias outras opções para os seus cachos, específicos para as mais diferentes funções, seja para crescimento, combater a queda, entre outros. Os mais recomendados para cabelos cacheados são o óleo de coco, o azeite de oliva extravirgem e o óleo de macadâmia.

Na hora de usar, você pode fazer a aplicação dos óleos puros nos fios (deixando-os agir por duas horas ou uma noite inteira, enxaguando no dia seguinte), misturados à máscara de hidratação, antes do creme para pentear e no pré-poo (técnica em que você aplica o óleo nos fios secos, antes da lavagem do shampoo, a fim de protegê-los).

Máscaras de tratamento

Assim como os demais tipos capilares, cabelos cacheados precisam ser tratados a partir de três tipos diferentes de máscaras: uma de hidratação, uma de nutrição e outra de reconstrução. Cada uma delas servirá para hidratar, nutrir ou recuperar os danos causados aos cachos durante a rotina.

Portanto, é preciso pesquisar bem e ler os rótulos dos produtos antes de comprar. Para máscaras de hidratação, por exemplo, no caso de cabelos cacheados, é indicado que tenham entre os ingredientes da sua composição vitamina B5, elastina, silicone, mameleuca, óleos e extratos vegetais, colágeno, ceramidas, vitamina E, proteínas, entre outros.

Ativador de cachos

O ativador de cachos, como o próprio nome já diz, tem a função de ativar uma “memória” nos seus cachos. Assim, eles podem manter-se mais definidos por muito mais tempo. Por isso, não tenha pena de usar e abusar desses produtinhos.

No mercado de beleza, existem várias opções de marcas, para todos os tipos de cachos, que podem deixar os seus caracóis mais soltos e enroladinhos.

Umidificador de cachos

Já o umidificador de cachos terá a função de umedecer os seus fios na hora da finalização no “day after” (o dia seguinte), sempre que você precise molhar o cabelo novamente para fazer a modelagem. Em vez disso, você pode aplicar o produto nas madeixas secas, quando os cachos amanhecerem amassados e indefinidos depois de uma noite de sono ou, mais tarde, depois do trabalho, e devolver a sua definição e balanço.

Gel (ou Gelatina Capilar)

O gel é outro produtinho que toda cacheada precisa ter na penteadeira para ajudar na definição dos cachos ou, ainda, fixar algum penteado, como os que vamos mostrar mais à frente neste artigo. Semelhante à sua função, existem também atualmente as chamadas gelatinas capilares, que também ajudam a deixar os cachos no seu devido lugar e bem definidos.

Para usar esses produtos, basta aplica-los nos fios ainda úmidos, após o creme para pentear, e sempre seguindo das pontas em direção à raiz. Depois de aplicar uma boa quantidade, basta amassar bem os cachos para deixá-los super definidos.

Leave-in e creme para pentear

Na hora de finalizar os cachos, você precisa ter esses dois produtos como grandes aliados. E, apesar de muitas pessoas confundirem a função dos dois, achando que são a mesma coisa, por serem utilizados na etapa de finalização dos fios, a verdade é que eles possuem finalidades diferentes.

O creme para pentear serve para desembaraçar os fios após o banho, com os cabelos ainda molhados, sendo este o motivo de o produto ter uma consistência mais densa (grossa).

Enquanto isso, o leave-in, que possui uma textura mais fluida (fina e leve) deve ser utilizado no cabelo já penteado e modelado pelo creme para pentear, ajudando apenas a alinhar os fios, reduzindo o frizz e oferecendo mais brilho às madeixas.

Hidratação para cabelos cacheados: aprenda 5 receitas caseiras fáceis

Agora que você já sabe como cuidar bem dos seus cabelos cacheados e quais são os produtos ideais para lavá-los, tratá-los e finalizá-los, chegou a hora de aprender também algumas receitas caseiras que podem ajudar – e muito – a turbinar a hidratação e nutrição dos seus cachos, combatendo o terrível ressecamento já natural neste tipo de fio. Vamos lá!

1 – Hidratação com maisena (Maizena)

Para começar a receita, dissolva uma colher de sopa de maisena (Maizena) em 100ml de água. Em seguida, leve a mistura para o fogão e deixe-a cozinhar até obter uma consistência grossa, como se fosse um mingau amolecido. Desligue o fogo. Agora, espere a mistura esfriar e, quando isso acontecer, adicione uma colher de sopa da sua máscara de hidratação.

Na hora de aplicar, lave os cabelos apenas com o shampoo e retire o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha (sem esfregá-las nos fios). Em seguida, aplique a mistura que você preparou, enluvando bem o cabelo, e deixe-a agir por alguns minutos. Após a pausa, basta enxaguar as madeixas somente com água. Não precisa finalizar com o condicionador.

2 – Hidratação com abacate

Para apostar nessa receitinha caseira, basta separar a polpa de metade de um abacate maduro e amassá-la bem com a ajuda de um garfo. Em seguida, adicione uma colher de sopa de azeite extravirgem (ou qualquer óleo vegetal de sua preferência) e uma colher de sopa de mel. Misture bem até obter uma mistura homogênea, com textura de pasta.

Em seguida, depois de lavar os cabelos com shampoo e retirar o excesso de umidade com a ajuda de uma tolha, divida-os em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios. Deixe a mistura agir por cerca de 30 a 40 minutos. Durante esse tempo, você colocar uma touca de alumínio ou uma tolha com água quente para potencializar o efeito hidratante da receita. Após o período de pausa, enxague as madeixas e lave-as normalmente com shampoo e condicionador.

3 – Hidratação com azeite

Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem e despeje uma ampola de vitamina E. Leve a mistura ao fogo para cozinhar em banho-maria, até sentir que ela ficou morna.

Nos cabelos semi-sujos e já divididos em mechas, aplique a mistura, massageando bem os fios e o couro cabeludo. Agora, deixe-a agir por cerca de 40 minutos. Após essa pauta, lave as madeixas normalmente com o seu shampoo e condicionador.

4 – Hidratação com pó de café

Coloque duas colheres de sopa de pó de café em um recipiente e adicione três colheres de sopa da sua máscara de hidratação e mais uma colher de sopa de mel, misturando bem. Em seguida, lave o cabelo somente com shampoo e retire o excesso de umidade dos fios com a ajuda de uma toalha. Feito isso, divida-o em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios. Agora, basta deixar a mistura agir por entre 30 a 40 minutos. Após o período de pausa, enxague bem as madeixas e finalize o processo aplicando um condicionador.

4 – Hidratação com babosa

O primeiro passo para fazer essa hidratação é retirar o gel (“baba”) da babosa com a ajuda de uma colher, colocando-o em um recipiente. Em seguida, amasse os gominhos com as mãos ou usando um garfo. Agora, com os cabelos já lavados com shampoo e divididos em mechas, aplique a babosa em cada uma delas e deixe-a agir por, pelo menos, 15 minutos.

Passado esse período de pausa, sem enxaguar ainda os fios, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência na extensão e pontas. Deixe o produto agir por mais 15 minutos. Após esse descanso, enxague o cabelo normalmente.

Veja também: 

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

5 – Hidratação com mel

Misture três colheres de sopa da sua máscara de hidratação com duas colheres de sopa de mel em um recipiente. Em seguida, lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de umidade dos fios com a ajuda de uma toalha. Divida-os em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando-as bem.

Deixe a mistura agir por cerca de uma hora. Passado esse tempo, enxague o cabelo e finalize o processo aplicando um condicionador.

Confira os melhores penteados para cabelos cacheados

Está pensando em mudar o visual para ir à uma festa com as amigas, casamento ou simplesmente para se sentir mais linda para as atividades do dia a dia? Então, confira essas dicas dos melhores penteados para você fazer nos seus cachos!

Penteados para cabelos cacheados curtos

Coque baixo

Os coques são penteados que caem muito bem em cabelos cacheados. Isso porque esse tipo capilar possui textura mais densa, além de ser mais volumoso, que são características perfeitas para segurar esse penteado.

Para cabelos cacheados curtos, o coque baixo é mais fácil de ser criado, além de ajudar a fugir do visual mais básico. E se a ideia é deixar o look mais glamouroso, vale a pena apostar em um coque baixo na lateral. As cacheadas mais despojadas podem investir também no coque baixo duplo, que está super na moda.

Falso moicano

Mais uma opção para penteados para cabelos curtos é o chamado falso moicano, que além de deixar o visual mais descolado, ainda é muito fácil e rápido de ser feito.

Para isso, basta pentear todo o cabelo para o topo da cabeça e prendê-lo com a ajuda de grampos. Uma dica extra é apostar em uma boa fitagem capilar (que já ensinamos no decorrer desse artigo) antes de fazer o penteado para deixar os cachos ainda mais definidos.

Twists ou tranças embutidas

As mechas torcidinhas, que são mais conhecidas como “twists”, ou as tranças embutidas, também estão entre os penteados perfeitos para cabelos cacheados curtos, especialmente para as vaidosas que estão em transição capilar, uma vez que os arranjos podem ajudar a disfarçar a raiz natural que está crescendo.

Além disso, esses penteados também podem ser bons “quebra-galhos” naqueles terríveis “bad hair days”, isto é, dias em que seus cachos amanhecem rebeldes, como se tivessem vida própria. Para deixar o look mais romântico e delicado, vale a pena combinar esses penteados com outros, como coques e rabos de cavalo, por exemplo.

Ou fazê-los apenas em um lado da cabeça, deixando o restante dos fios soltos, uma opção ideal para festas e casamentos.

Veja também:

Penteados para cabelos cacheados longos

Semi-preso na lateral

Cabelos cacheados longos ficam perfeitos com penteados semi-presos nas laterais. Eles podem ser usados tanto no dia a dia quanto em festas, casamentos e eventos mais formais. Para isso, você pode investir nas versões mais tradicionais, com torcidinhos ou tranças de um lado, deixando os caracóis soltos na outra metade da cabeça. O look fica super feminino!

Half-bun

O cabelo meio-preso no topo da cabeça, mais conhecido como half-bun, também é uma opção de penteados para cabelos cacheados longos. E, para deixar o visual mais despojado, basta deixar o coque no alto meio bagunçadinho, com poucas mechas e mais fininhas soltas na frente do rosto.

Coque rosquinha volumoso

Mulheres com cabelos cacheados longos ficam maravilhosas com um coque rosquinha volumoso. Para apostar nesse penteado, basta usar um acessório específico para ele, chamado donut, que nada mais é que uma “esponja mágica de coque”.

Com esse acessório em mãos, faça um rabo de cavalo, coloque o donut e, em seguida, enrole os fios em volta dele. Finalize o arranjo prendendo-os com grampos e aplique um spray fixador para deixar o seu coque no lugar por mais tempo.

E quais são os melhores cortes para cabelos cacheados? Saiba aqui!

Curtos

Dentre os cortes de cabelo curtos, o que não faltam são opções para mudar o visual e deixar os cachos ainda mais em evidência, mesmo que estejam em menor comprimento.

Os mais queridinhos entre as famosas são o degradê arredondado, ‘joãozinho’, pixie cut, blunt cut, undercut e sidecut, buzz cut, tapered hair, micro-bob, big shop e long bob. Alguns desses cortes resultam em fios curtíssimos, que são boas opções principalmente para as cacheadas que estão em transição capilar.

Veja também:

Long Bob para rosto redondo: 6 dicas de aderir ao corte com sucesso!

Longos

Quem tem cabelos cacheados longos tem menos opções de cortes em relação aos cachos mais curtinhos, mas não quer dizer que não possa dar aquele up no visual com madeixas mais longas.

Dentre os cortes que deixam cabelos cacheados longos mais bonitos estão o estilo repicado, em camadas, com franja ou, ainda, o blunt cut, já que se trata de um corte mais minimalista e que não precisa mexer muito no comprimento dos fios.

Em camadas

O corte para cabelos cacheados em camadas é o favorito entre as vaidosas que possuem esse tipo capilar. Isso porque esse modelito destaca ainda cachos, já que ajuda a distribuir o volume dos fios por toda a cabeça e favorece a definição dos caracóis. O resultado é de um visual mais harmonioso e bonito.

Além disso, quem aposta neste tipo de corte pode ter como grande aliada a finalização queridinha do momento, que deixa os cachos jogados para uma das laterais da cabeça. O corte de cabelo cacheado em camadas combina com todos os comprimentos de fios.

 

Com franja

Os cortes de cabelo cacheado com franja são perfeitos para as cacheadas que querem mudar o visual, mas sem mexer no comprimento dos fios. Mas também podem ser a aposta das que não abrem mão dos cachos mais curtinhos, que querem deixar o look ainda mais cheio de atitude.

Para isso, em todos os casos, a dica é acertar na escolha do melhor modelo de franja para você, ou seja, que combine não só com o volume das suas madeixas como também com o formato do seu rosto.

Vai pintar o cabelo? Veja as cores ideais para turbinar os seus cachos!

E se você está em busca de mudar a cor do cabelo para dar uma potencializada na aparência na frente do espelho, a boa notícia é que nós trouxemos aqui algumas dicas de tons e técnicas de colorações que estão bombando no momento no Instagram e Pinterest. Veja:

Cabelos cacheados com luzes ou mechas

Cabelos cacheados com luzes ou mechas estão super em alta e podem ser uma boa pedida para as cacheadas que estão a fim de aderir ao visual morena iluminada.

Entre as nuances que ficam perfeitas nos cachos estão mechas ou luzes mais claras, em tons de mel, dourado e cobre. E outra tonalidade que está muito na moda é a platinada, que ajuda a destacar a curvatura dos cachos e, ainda, acender o rosto.

Mas é preciso tomar cuidado! Lembra quando falamos que o cabelo cacheado possui um ressecamento natural nos fios? Pois bem! Neste caso, a hidratação e nutrição dos fios terá que ser redobrada após os procedimentos de descoloração e coloração, para evitar frizz e pontas espigadas e deixar os cachos sempre saudáveis e sedosos.

Veja também:

Cabelo cacheado loiro platinado

Imagine um hair marcante. Imaginou? Então, você pensou em um cabelo cacheado platinado, que confere mais brilho ao rosto e, ainda, evidencia mais o formato dos cachos.

No entanto, os cuidados para ter um cabelo cacheado platinado devem ser redobrados, uma vez que o loiro claríssimo tende a danificar ainda mais a fibra capilar. Se você conseguir fazer a transformação e cuidar bem dos seus caracóis depois, o look será um sucesso, já que une a beleza dos cachos com uma nuance super moderna!

E aí? Gostou de saber tudo sobre como cuidar e os melhores cortes, penteados e cores para os seus cabelos cacheados? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas nas redes sociais. Quem sabe elas também não aprendem dicas que ainda não sabiam para cuidar dos seus cachos?

Até a próxima!

Deixe seu comentário!