Bem Resolvida

Desodorante natural: 3 receitas caseiras cheirosas e fáceis!

Muitas pessoas sofrem com problemas relacionados ao suor e precisam recorrer aos desodorantes industrializados para contornar a situação.

Os industrializados, entretanto, podem causar danos tanto ao planeta quanto à sua pele. Por isso, há a opção de desodorante natural que pode mudar a sua relação com o suor.

Os desodorantes naturais estão também à venda em algumas lojas de artigos naturais. Porém, você também pode fazer seu próprio desodorante e economizar.

Pessoas que optaram por trocar o desodorante industrializado pelo desodorante natural relataram que ele é tão bom quanto rolls-on e sprays.

Neste artigo, você verá como fazer seu próprio desodorante natural, além de conhecer mais sobre o produto e os benefícios que ele traz para a sua saúde e para o planeta.

Veja também:

Depilação com pasta de dente: como fazer passo a passo e riscos

O perigo dos antitranspirantes industrializados

Primeiramente, é importante citar a diferença entre antitranspirantes e desodorantes: como o nome sugere, o antitranspirante bloqueia a saída transpiração, enquanto o desodorante inibe o mau cheiro causado pelo suor.

Os antitranspirantes comprados em mercados e farmácia aparecem com ofertas que agradam ao cliente. Entretanto, apesar do baixo custo e da facilidade de encontrar os produtos, é importante saber que eles oferecem grandes riscos à sua saúde.

Os antitranspirantes roll-on e em spray possuem alumínio em sua composição. Este componente pode trazer muitas complicações a longo prazo.

Esses produtos impedem que o suor saia, já que a sua ação fecha os poros completamente, não permitindo a saída do suor.

Esse bloqueio acontece graças ao alumínio presente nos sprays. Por conta disso, a temperatura do corpo pode ficar desregulada, e causar um desequilíbrio.

Além dos problemas causados ao seu corpo, as substâncias contidas nos antitranspirantes causam grandes problemas ao meio ambiente. Os gases Clorofluorcarbono (CFC), que antes estavam presentes nos produtos em spray, foram um dos principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Atualmente, os sprays não possuem mais esses elementos em sua composição, mas seu risco de poluição à atmosfera ainda é estudado.

O grande alerta para o uso desses produtos é que pesquisas recentes tentam descobrir se o alumínio faz mal ou não para a saúde humana.

Cientistas estão tentando relacionar causas de câncer de mama com o uso excessivo de alumínio presente nos sprays antitranspirantes.

Veja também:

Como clarear a virilha com babosa? Veja 4 receitas infalíveis!

Desodorante natural e seus benefícios

Talvez, o maior benefício do desodorante natural seja o fato de que, por ele não ter tantos elementos “nocivos” em sua composição, ele causa menos alergias e outras reações indesejadas.

O uso de desodorantes naturais promovem um uso mais responsável, já que trocar o antitranspirante comum por um desodorante natural mostra preocupação e cuidado com sua saúde e com o meio ambiente também.

Além de serem ecologicamentes corretos, eles farão você economizar seu dinheiro, pois eles podem ser feitos em casa com produtos de fácil acesso e baixo custo.

Os desodorantes naturais são bem menos agressivos à pele, e com o uso prolongado você pode notar a diferença, já que algumas receitas promovem clareamento e hidratação da pele.

Apesar de não conter química, os desodorantes oferecem uma proteção contra o suor que tem se mostrado bastante eficaz.

Por serem totalmente naturais e caseiros, eles precisam ser reaplicados por mais vezes durante o dia, já que o tempo de duração do produto é inferior.

Mas, ainda assim, ele mostra resultados bem satisfatórios em relação ao controle do suor e do odor.

Veja também:

Dicas de beleza: 40 truques simples que você não sabia para ajudar na rotina!

Receitas de desodorantes naturais

A melhor parte do desodorante natural é que ele pode ser feito na sua casa e com produtos fáceis de encontrar. Veja alguns tutoriais de DIY de desodorantes para você fazer em casa.

Desodorante natural com óleo de coco

O óleo de coco é um super aliado nos cuidados com beleza. Ele serve para muitas funções além da comida, como hidratação da pele e de cabelos, por exemplo.

E, agora, você sabe que ele também pode ser utilizado como um ótimo desodorante natural.

Ingredientes: 

  • 10 g de bicarbonato de sódio
  • 10 g de amido de milho, 10 ml de óleo de coco
  • 6 gotas de óleo de tea tree (melaleuca)

Preparo: Basta misturar todos os ingredientes e finalizar guardando em um pote de vidro, onde ele possa ficar armazenado sem contato com o ambiente externo.

Desodorante de alecrim com limão

O limão contém propriedades antifúngicas e antibactericidas, que inibem o mau odor das axilas, enquanto o alecrim possui vitaminas que fazem bem para a pele, além da sua ação antioxidante.

Ingredientes:

  • 100 ml de água
  • 4 colheres de sopa de folhas secas de alecrim
  • 20 ml de álcool – 10 gotas de óleo essencial de hamamélis
  • 5 gotas de suco de limão

Preparo: Primeiro, você deve ferver o alecrim e deixar em repouso por 10 minutos. Assim que esfriar, adicione o álcool, o limão e o óleo essencial de hamamélis.

Misture bem os ingredientes até que fiquem de forma uniforme. Depois, é só guardar essa mistura líquida em um recipiente e utilizar nas axilas com a ajuda de um algodão.

Desodorante caseiro hidratante

Esse desodorante, além de trazer um bom cheiro para a pele, ainda realiza uma hidratação profunda na pele da axila, graças ao óleo de coco, o azeite e a babosa.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de babosa
  • 15 gotas de óleo essencial.

Preparo: Misture todos os ingredientes até que forme uma pasta. Se a consistência for muito líquida, adicione mais algumas colheres de bicarbonato de sódio e, caso fique muito grosso, adicione mais babosa.

Desodorantes naturais comprados

Algumas lojas investem na produção de desodorantes naturais, substituindo os produtos industrializados. Portanto, hoje em dia, você pode encontrar facilmente bons desodorantes naturais com grande variedade de preço.

Algumas das marcas mais populares de desodorantes naturais são:

  • Boni Natura
  • Aroma therapy
  • Granado
  • La Roche Posay
  • Lafes
  • Dentre outras.

O que importa é que, independente do produto escolhido, ao mudar o hábito de usar produtos industrializados, você está, com certeza, fazendo a melhor escolha para você e para o meio ambiente.

Deixe seu comentário!