Bem Resolvida

Penteados afros: aprenda passo a passo 9 opções para um visual lacrador!

Que os cabelos afros estão em alta, disso a gente já sabe. Após um longo período sob a “ditadura” dos fios alisados, as mulheres atualmente não têm mais medo de assumir os seus cachos e a textura natural das suas madeixas.

E, além de lindos, os cabelos afros são um símbolo do empoderamento feminino e de resistência aos padrões de beleza impostos pela sociedade. No entanto, como o boom dos cachos ocorreu quase que recentemente, ainda tem muitas vaidosas que não sabem como fazer penteados para dar aquele up no visual.

Afinal, os arranjos feitos em cabelos lisos e até em alguns cacheados podem não combinar muito bem com o volume e estilo único dos cabelos afros. E não dá para ficar sem fazer penteado quando a gente enjoa da aparência na frente do espelho, não é mesmo?

Seja uma repartição diferente, acrescentando um acessório novo ou apostando no truque certo, apostar nos arranjos podem fazer uma grande diferença em cabelos afros, inclusive para combater aquele terrível desespero de fios rebeldes e indisciplinados no ‘bad hair day’.

Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer algumas dicas de penteados afros para potencializar a beleza dos seus fios e ter um look lacrador!

Veja também:

Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

1 – Afro puff

O afro puff é um dos penteados favoritos entre as mulheres de cabelos afros e serve como um ‘coringa’ para o dia a dia. Ele é feito com os fios presos no topo da cabeça, como se fosse um tipo de rabo de cavalo alto.

Uma dica super interessante para quem vai aderir ao afro puff no seu look é investir em mechas com bastante volume no comprimento. Para fazê-lo, basta pentear os fios para deixá-los bem desembaraçados e soltá-los da raiz, finalizando o penteado prendendo o cabelo com um elástico.

Na hora de apostar neste penteado, não deixe de usar pentes de madeira e com dentes largos, que ajudarão a evitar que os fios quebrem durante o manuseio.

Além disso, você também pode aplicar uma mistura de creme para pentear e gel no cabelo para alinhá-lo quando for esticar os fios. O resultado será de um cabelo afro livre de frizz e com uma aparência mais brilhosa.

2 – Moicano

O moicano é outro penteado ideal para cabelos afros e, assim como o arranjo anterior, está super na moda. Para fazê-lo, basta separar os fios em três partes (frente, meio e atrás) e prender as mechas para cima com a ajuda de grampos ou de um elástico. Feito isso, afofe os fios aplicando um óleo finalizador para disfarçar a separação das mechas e ativar os cachos.

3 – Semipreso na lateral

O penteado semipreso na lateral da cabeça é bastante tradicional, mas pode ficar ainda mais lindo em cabelos afros se for incrementado com tranças embutidas ou mechas torcidinhas. Para isso, você pode apostar na mistura de creme para pentear e gel para alinhar melhor os fios e conferir uma aparência brilhosa a eles.

Veja também:

Cabelos cacheados: dicas de cortes, penteados e como cuidar dos fios com fotos!

4 – Tranças

Tem penteado que combine melhor com cabelos afros do que as clássicas tranças! O trançado nunca sai de moda e, ainda, pode deixar os fios dessa textura capilar bem comportados e alinhados.

E os modelitos que combinam com cabelos crespos variam desde tranças rasteira até as famosas box braids.Basta um pouco de bom gosto e criatividade para criar o trançado perfeito e turbinar o seu visual!

5 – Twists

E para quem não leva jeito nenhum para trançar o cabelo, a boa notícia é que existe um outro tipo de penteado que fica perfeito em cabelos afros que pode salvar a sua rotina de embelezamento no dia a dia. Ele é conhecido como twist, que nada mais é que um torcidinho que pode modelar o cabelo afro de inúmeras formas.

Uma dica para dar um up no new look é fazer os twists apenas na franja, a fim de deixar o visual solto mais atraente; ou nas laterais do cabelo, para fazer um semipreso. Ainda, outra opção é usar este penteado como um detalhe de raiz para potencializar um coque alto, por exemplo.

Veja também:

6 – Coque duplo

Além de estiloso e fácil, o coque duplo é um penteado muito rápido de ser feito, o que pode facilitar bastante a sua rotina capilar no dia a dia. Para fazê-lo, basta dividir os cabelos afros ao meio e separá-los em duas mechas grandes. Feito isso, enrole cada uma e prenda-as no topo da cabeça, uma de cada lado.

7 – Lenços, grampos e turbantes

Acessórios como lenços, grampos e turbantes podem conferir ainda mais charme, modernidade e jovialidade aos cabelos afros e, por isso, são considerados grandes aliados para testar algo diferente no look.

Os lenços podem ser usados a partir de variados tipos de amarrações, inclusive, como bandanas e faixas para prender total ou parcialmente os fios, deixando o visual ainda mais bonito. Além deles, outros velhos amigos da mulherada com cabelos afros são os grampos, que podem dar origem a penteados incríveis, ficando aparente ou não nos arranjos.

Enquanto isso, os turbantes também estão na categoria de acessórios super versáteis e podem ser enrolados em todo o cabelo, usado como faixas ou, ainda, amarrados somente na parte da frente da cabeça.

Veja também:

Cabelos curtos: veja dicas de cortes, penteados, cores e como cuidar dos seus fios!

8 – Dividido ao meio

Você é daquelas vaidosas que amam um volumão nos seus cabelos afros? Então, esse arranjo é perfeito para você! Apostar nos fios divididos ao meio é outro penteado para cabelos afros que está muito em alta e deixa o visual com ar de modernidade e mais despojado.

Para fazê-lo, a dica aqui é pentear as madeixas com um pente para potencializar ainda mais o efeito armado. Feito isso, basta repartir os fios ao meio, na parte central da cabeça. É claro que, como cabelos afros são mais finos, eles exigem mais atenção na preparação e execução desse penteado e, é claro, nos cuidados após.

Veja também: Como engrossar cabelos ralos e finos? Aprenda 8 formas que funcionam!

Por isso, lembre-se de lavar os fios, pelo menos, duas vezes na semana, e sempre em água morna ou fria. Ainda, aposte em produtos que contenham em sua composição óleos e manteigas hidratantes no dia a dia, que ajudará a garantir uma maior nutrição nos fios.

9 – Preso para trás

Esse é outro penteado que pode ser vir como ‘coringa’ no dia a dia, especialmente se você tem uma rotina mais puxada, mas não abre mão de mudar um pouco visual para as suas tarefas no cotidiano. Para fazê-lo, basta pentear o cabelo para trás e prendê-lo com acessórios, tranças ou até aplicando gel.

O cabelo deve ficar preso somente na parte da frente e deixar os fios soltos atrás. Neste caso, a dica para deixar o seu penteado ainda mais bonito é usar um ativador de cachos nos fios soltos, para que eles formem cachinhos e ganhem mais volume no comprimento. Fica lindo!

E aí? Gostou de conhecer quais são os melhores penteados para cabelos afros? Então, compartilhe esse post nas redes sociais com as suas amigas…

Até a próxima!

Deixe seu comentário!