Bem Resolvida

Tatuagem de bússola: veja dicas de estilos para fazer!

Uma tatuagem de bússola tem muitos significados, estilos e cores que podem ser explorados.

Mesmo sendo um objeto histórico e associado à tradição e antiguidade, atualmente, muitos ainda tatuam bússolas devido às suas simbologias.

Apesar de a origem ser associada ao público masculino, é uma tatuagem que também pode ser usada por mulheres.

Tudo vai depender da variação entre tamanhos e cores. E, devido à esta variação, elas podem ser tatuadas em diferentes partes do corpo.

Embora existam muitas variações de desenhos de bússola, você poderá dar o seu toque pessoal, adicionando outros elementos.

Ela combina com flores, relógios, âncoras e outros elementos de sua preferência. Confira!

Veja também:

Tatuagem de mãe e filha: confira dicas de estilos para eternizar esse amor + fotos!

Um pouco da história

A bússola é um dos instrumentos que surgiu para orientar navegadores. A versão que conhecemos hoje é semelhante a um relógio em formato e possui uma agulha magnetizada no centro, que sempre aponta para no ponto cardeal Norte.

Inventada na China, no século I, no início, era uma caixa com uma folha magnetizada, que, logo depois, no século XI foi trocada por uma agulha. Daí, o nome bússola, do italiano, que significa caixa pequena.

Muito importante na época dos descobrimentos, garantia que os navegadores sempre encontrariam a direção certa.

Daí, surgiu a tradição entre os marinheiros, de fazer tatuagens com bússolas, para terem em mente que sempre retornariam com vida para seus lares.

Veja também:

Tatuagens pequenas: dicas de modelos e estilos para apostar!

Qual o significado?

Por ser um objeto histórico ligado à localização, a bússola acabou se transformando em uma tatuagem símbolo de proteção e direção.

Ou seja, acredita-se que aquele que possui uma tatuagem de bússola jamais perderá a direção em sua jornada.

Como os marinheiros saíam e ficavam um longo tempo no mar, a bússola significava que sempre retornariam para o lar com segurança.

Sendo assim, este objeto chegou a ser chamado de “farol da esperança” e representar segurança e proteção.

Bússola com âncora

Ao pesquisar sobre tatuagens com bússola, certamente vai encontrar este objeto associado a outro bem popular, a âncora.

Embora pertençam ao mesmo contexto, a âncora é um objeto pesado e serve para sustentar os navios no mar. Logo, é associada à firmeza e estabilidade.

Sendo assim, ao unir a bússola e a âncora, significa que mesmo viajando, tendo muitas experiências, sempre terá um porto seguro. Uma família para retornar, um amor verdadeiro e inesquecível.

Também pode representar o amor pela vida no mar, a segurança e a paz. O desejo de encontrar o caminho certo e ter estabilidade.

Enfim, são várias as simbologias que podem envolver estes dois elementos. Basta usar a criatividade!

Veja também:

Confira as melhores palavras para tatuar e seus significados para ter mais inspiração!

Bússola e rosa dos ventos

Um instrumento para uso cartográfico, inventado no século XIV, a rosa dos ventos indica a posição dos ventos e pode ter vários significados.

Há uma simbologia histórica em torno do significado da rosa dos ventos. Tem origem entre os membros da máfia russa. Na época, quando tatuada nos joelhos indicava que a pessoa não se ajoelhava diante de nada nem de ninguém, até mesmo Deus.

Se tatuada acima do coração, indicava que a pessoa era considerada um membro oficial da máfia. Outros significados possíveis são: direção certa, equilíbrio, melhor escolha e boa sorte.

Bússola estrela

A bússola estrela está associada à Estrela do Norte, que é o ponto principal e confiável para encontrar a direção correta.

Pode ser uma boa opção para quem gosta da simplicidade e, ainda, poderá acrescentar outros elementos.

Bússola com flores

As flores são elementos bem delicados e carregados de significados. Quando associada à bússola, pode representar uma fusão de significados. Tudo dependerá do tipo de flor que fará parte da composição.

Se optar por rosas, representará um amor verdadeiro, que te traz segurança. Outros significados são: a felicidade, riquezas materiais e o amor por viagens, sabendo sempre que tem um lar ou alguém para retornar.

Veja também:

Tatuagem de gueixa: significado + dicas de modelos e fotos para se inspirar!

Qual a melhor parte do corpo para uma tatuagem de bússola?

 

É sempre importante decidir antecipadamente qual parte do corpo é mais adequada para a sua arte.

Pense nos seguintes fatores: se não atrapalhará sua vida, como trabalho ou ambientes que você frequenta. Sendo assim, é melhor optar por lugares que podem ser escondidos com roupas.

Caso queira realmente mostrar a arte, poderá escolher áreas mais expostas. O importante é que se sinta bem e aprecie a beleza da arte.

Para ajudar, citamos algumas partes do corpo que podem receber tranquilamente uma tatuagem de bússola.

Costas

Se você gosta de ousar e procura por detalhes e proporções maiores, a parte superior das costas é uma boa opção.

Será uma grande tela para o profissional que fará o trabalho. O espaço permite acrescentar detalhes bem significativos e poderá abusar da criatividade. E a vantagem é que poderá esconder, se assim desejar.

Ombros

Para uma tatuagem de bússola, os ombros são uma ótima opção. É uma área bem exposta, contudo, poderá esconder facilmente com uso de roupas com mangas.

É uma parte do corpo com bastante espaço e menos sensível a dor.

Antebraço

O antebraço é a parte do corpo mais usada para tatuagens, principalmente entre os homens.

No caso das tatuagens de bússola, esta área é mais popular porque enfatiza o significado de dar direção às pessoas.

Quadris

Mulheres que desejam fazer uma bússola um pouco mais detalhada, podem tatuar nesta região.

Os quadris também são uma boa opção, devido ao espaço para o artista trabalhar. Também é interessante por que ficará discretamente coberta, o que é bom para quem tem trabalhos formais.

Escolha o lugar certo

Dispense economias na hora de fazer qualquer tatuagem. É algo permanente e que provavelmente você deseja que fique bonito e seja marcante.

Procure um estúdio tatuador com credibilidade. Estes profissionais que serão responsáveis por todo o processo de produção da sua arte, então escolha os melhores.

Cada profissional possui o seu estilo pessoal. Uma tatuagem de bússola tem certos detalhes e exige um profissional com habilidades para este desenho específico.

Pesquise antecipadamente e pegue referências de pessoas de confiança para evitar arrependimentos futuros. É sempre bom conversar com quem já fez uma tatuagem do mesmo estilo.

E, por fim, verifique se o profissional cuida da higiene dos equipamentos e do ambiente.

Deixe seu comentário!