Bem Resolvida

Shampoo tonalizante:O que é e como usar

Um tonalizante não é exatamente uma tintura, mas uma opção para aquela coloração temporária nos seus cabelos. Há muitas opções de shampoos tonalizantes disponíveis no mercado e podem ser usados para diversas finalidades.

Quem quer dar uma repaginada nos grisalhos, pode usar o tonalizante para cobrir os fios mais brancos. E também é uma opção para quem quer dar mais vida à cor dos seus cabelos que estão meio apagadas.

Cabelos coloridos também podem ser beneficiados pelos shampoos tonalizantes, neste caso eles ajudam a aumentar a duração da coloração dos fios.

Os shampoos tonalizantes estão cada vez mais populares entre as mulheres, pois além de ajudarem a recuperar a coloração dos fios, não possuem amônia em sua composição. Opções interessantes para quem não pode usar tintura à base de amônia.

Veja também:

Shampoozada: saiba como clarear o cabelo sem agredir os fios

Quem pode usar o shampoo tonalizante?

Tecnicamente qualquer pessoa que deseja reavivar a cor dos cabelos pode ser beneficiada com o shampoo tonalizante.

Para quem deseja dar brilho e vida aos fios naturais ou esconder aqueles fios brancos indesejados, ele é uma ótima opção.

Também para os coloridos que precisam de cuidados especiais com a cor. Quem tem cabelos com luzes e platinados também pode optar por um tonalizante específico.

Como é a ação do shampoo tonalizante?

Ele funciona como um tratamento menos agressivo para restaurar e atualizar as cores desbotadas dos cabelos.

Quando aplicados em cabelos naturais e mais saudáveis, os shampoos tonalizantes trazem equilíbrio aos tons resultando em um cabelo mais brilhante e sedoso.

Diferente das tinturas normais, o tonalizante não danifica os fios e é mais fácil de aplicar. Basta usá-lo como se fosse um shampoo normal.

Não precisa de misturas ativadoras, nem contém amônia e peróxido em sua composição. E ainda é mais barato, quando comparado à tinturas normais ou de salão. Ou seja, uma opção barata, simples e mais saudável para colorir os cabelos.

Observe também como ele age em cada tipo de cabelo:

A ação do shampoo tonalizante nos cabelos grisalhos

Olhou no espelho e viu que alguns fios brancos estão aparecendo? Antes que eles sejam a maioria, já pode começar a usar o shampoo tonalizante.

O shampoo tonalizante nos cabelos grisalhos cobre os brancos de forma gradativa e menos radical do que as tinturas convencionais.

Neste processo, o tonalizante cobre o grisalho com uma cor translúcida, melhorando o aspecto dos cabelos e alterando a cor dos mesmos em tons bem próximos do natural.

Mesmo com uma ação mais lenta, os resultados são bem interessantes.

Veja também:

Água de batata para escurecer o cabelo: saiba como usar passo a passo

 A ação do shampoo tonalizante nos cabelos loiros

Existem tonalizantes específicos para cabelos loiros. E neste caso eles agem retirando o efeito amarelado.

Certamente uma excelente opção para auxiliar na manutenção de cabelos que passaram processos de clareamento, como luzes ou platinados.

A ação do shampoo tonalizante nos cabelos pretos

Sabe quando os cabelos pretos ficam meio apagados e sem vida? Eles podem ser recuperados com a ajuda de um bom shampoo tonalizante.

A ação do tonalizante nos pretos devolve o brilho e a cor, deixando os seus cabelos com um aspecto saudável e uma cor mais vibrante.

A ação do shampoo tonalizante nos cabelos ruivos

Quem tem cabelos ruivos tingidos sabe que não é fácil manter esta cor sempre viva e brilhante. Com o tempo os vermelhos vão desbotando e acabam com aquela cor meio manchada.

Os shampoos tonalizantes para cabelos ruivos têm em sua composição pigmentos vermelhos, dourados e acobreados que auxiliam na manutenção da cor.

Dicas para o uso adequado do shampoo tonalizante

Quer deixar o cabelo com uma cor mais viva e brilhante? este é o produto que você procura.

Se você procura um clareador para loiros amarelados, existem os tonalizantes específicos para cabelos loiros, ou os desamareladores.

Caso tenha feito recentemente a coloração dos seus cabelos, aplicado luzes ou descolorido, é melhor aguardar algumas semanas para começar a usar o tonalizante. Cabelos que passam por processos químicos podem ficar manchados com o uso do shampoo tonalizante.

Mantenha os fios hidratados e saudáveis para aplicar o tonalizante, assim o resultado será ainda mais eficaz.

Os cabelos coloridos exigem mais cautela na escolha do tom do shampoo. Sempre escolha tons mais escuros próximos à cor que deseja no resultado final.

Outra dica interessante é para quando os cabelos não adquirem a cor desejada. Para remover o excesso de shampoo tonalizante, basta lavar várias vezes o cabelo. Pode fazer isso usando um shampoo anticaspa ou de limpeza profunda, estes ajudam a remover o excesso de tonalizante.

Veja também:

Banho de brilho: Aprenda receitas para fazer em casa!

 

Como aplicar o shampoo tonalizante?

Como ele possui ação de uma tintura, é recomendado usar luvas durante a aplicação, assim você evita de manchar as mãos. Depois é só seguir as instruções a seguir:

  • Inicialmente lave os cabelos com um shampoo normal de sua preferência. Em seguida, seque com uma toalha para retirar o excesso de água.
  • Na sequência, aplique o shampoo tonalizante nos cabelos mecha por mecha para que todos os fios sejam envolvidos pelo produto. Massageie bem da raiz até as pontas para espalhar bem e se possível use um pente para ajudar a espalhar o produto.
  • Para finalizar, apenas seque como costuma fazer. Não se deve enxaguar. O cabelo é seco com o produto, para que seja absorvido pelos fios.

Mulheres grávidas podem usar shampoo tonalizante?

Como não possuem elementos químicos agressivos em sua composição, muitas futuras mamães fazem esta pergunta. E afinal, é permitido ou não usar shampoos tonalizantes durante a gestação?

Especialistas afirmam que os três primeiros meses de gestação é que são mais delicados. Depois disso, há algumas restrições quanto à coloração dos cabelos. Usar produtos livres de amônia e com menos química é o mais recomendado.

As tintas permanentes convencionais possuem muitos componentes químicos altamente prejudiciais ao bebê, por isso são proibidas nesta fase.

E os shampoos tonalizantes que são colorações temporárias, não possuem componentes químicos muito agressivos em sua composição. Sendo assim, as futuras mamães podem usar o shampoo tonalizante depois do terceiro mês de gestação.

Vale lembrar que é sempre bom conversar com o médico antes de fazer o uso de qualquer produto. Isso por que durante a gestação podem surgir reações alérgicas mais intensas.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Deixe seu comentário!