Bem Resolvida

Banho de brilho: Aprenda receitas para fazer em casa!

Seus cabelos estão ressecados, opacos e quebradiços? Talvez seja a hora de fazer um banho de brilho para dar vida aos fios.

As mulheres que pintam os cabelos sabem da grande dificuldade para manter a coloração e a hidratação dos fios. Com o tempo a cor vai ficando mais apagada, desbotada e os cabelos com aquele aspecto sem vida.

E o pior é que isso também acontece com fios naturais. Vários fatores podem fazer com que os cabelos percam o brilho e a beleza. Desde a má alimentação, falta de hidratação, exposição excessiva ao sol, sal, poeira ou cloro. Quem vive na praia, sabe bem disso! Manter as madeixas hidratadas e sedosas não é tarefa fácil!

Por isso, muitas técnicas são elaboradas para devolver a vida aos cabelos, resgatar aquele brilho arrasador e deixar você ainda mais bela. O banho de brilho é uma destas técnicas. É uma forma barata, simples e prática de hidratar os cabelos, deixando-os extremamente brilhosos para fazer inveja por onde você passar.

E a melhor notícia! Pode ser feito em casa. Quer aprender como fazer? Confira as dicas que preparamos para você!

Cabelos coloridos precisam de retoque nas raízes antes do banho de brilho

Primeiramente vamos falar dos coloridos. Para quem ama as madeixas coloridas, sabe que não é legal ficar com aquela marca de descoloração aparente.

Então se os seus cabelos cresceram um pouco e há uma diferença entre o tom da raiz e do comprimento dos fios, esta marca pode ficar ainda mais aparente após a hidratação.

Para evitar esse constrangimento, faça o retoque da raiz dos cabelos antes do banho de brilho. Principalmente se for usar tonalizante. O tonalizante apenas reaviva a cor e não faz o papel da tintura normal.

Se não tiver experiência com coloração, é melhor procurar um profissional qualificado para fazer.

Veja também:

Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia

Como fazer banho de brilho com tonalizante?

O tonalizante não é exatamente uma coloração, mas uma maneira de recuperar a cor dos fios. Então se o seu cabelo está com um aspecto desbotado, um bom banho de brilho com tonalizante resolverá o seu problema.

O primeiro passo é escolher uma cor de tonalizante o mais semelhante possível da cor dos seus cabelos. Para isso, verifique bem a tabela de cores na embalagem do produto.

Caso nunca tenha usado um produto semelhante em seus cabelos, faça o teste de alergia para garantir que ele não causará alergias à sua pele.

Depois disso, siga os passos a seguir:

  1. O primeiro passo é lavar os cabelos com shampoo e secar com uma toalha, removendo apenas o excesso de umidade dos fios.
  2. Depois, coloque o tonalizante com metade do creme revelador em um recipiente e misture bem até ficar um creme homogêneo.
  3. Em seguida, separe mechas dos cabelos e aplique em uma mecha de cada vez, com o auxílio de um pincel ou apenas com as mãos (usando luvas). Massageie bastante para que o produto se espalhe.
  4. Espere o tempo indicado nas instruções de uso do produto e enxague bem os cabelos.
  5. Aplique o condicionador de tratamento. Aguarde o tempo indicado e enxague bem. Depois é só finalizar como costuma fazer. O condicionador dá aquele toque final, deixando os fios mais sedosos e hidratados.

Para as mulheres que têm receio quanto à alteração da cor dos cabelos, temos mais uma dica importante: Usar apenas a metade do creme revelador exatamente como indicamos no passo a passo.

Assim você garante que os fios ficarão sedosos e brilhantes sem a alteração da cor. E ainda sobra produto para fazer uma nova hidratação.

Veja também:

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

Como fazer banho de brilho com babosa?

A babosa, também conhecida por aloe vera é uma espécie de planta suculenta muito famosa por hidratar e dar brilho aos cabelos.

Um banho de brilho com babosa devolve a vida às suas madeixas sem a necessidade de tonalizante ou tintura. Então se os seus cabelos estão opacos, quebradiços e sem vida, esta é uma opção barata e simples.

Quem sabe a salvação para os seus cabelos não está no seu quintal? Para fazer, você vai precisar apenas de um liquidificador, duas folhas de babosa e 100 ml de água gelada. Com estes itens à disposição, siga as dicas a seguir:

  1. Pegue duas folhas de babosa e retire o líquido gelatinoso com o auxílio de uma colher.
  2. No liquidificador, bata o líquido da babosa com 100 ml de água gelada, até que a mistura fique homogênea.
  3. Com os cabelos limpos e secos, aplique a mistura em todo o cabelo desde a raiz até as pontas e deixe agir por 30 minutos.
  4. Em seguida, finalize como costuma fazer. O resultado é surpreendente!

Este banho de brilho natural é uma excelente opção caseira para quem não pinta os cabelos e não quer usar nenhum tipo de coloração nos fios.

Após o processo, os fios ficam brilhosos, com vida e sem alteração na cor.

E a melhor notícia é que pode ser feito em todos os tipos de cabelos. Sendo assim, se o seu cabelo é oleoso e está sem vida. Pode apostar no banho de brilho com babosa para hidratar, ele não deixará os fios oleosos.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Como fazer banho de brilho com abacate?

O abacate é uma fruta super amiga dos cabelos! E pode ser usado para fazer banho de brilho caseiro em todos os tipos de cabelos. Separamos uma receita simples para fazer em casa. Confira os ingredientes:

  • 1 abacate
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 gema de ovo

Depois de separar os ingredientes, siga os passos a seguir:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea.
  2. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade com uma toalha e aplique a mistura nos cabelos, massageando bem.
  3. Em seguida, aguarde 30 minutos para o produto agir. Enxague bem e finalize como desejar.

Como cuidar dos fios para permanecerem sempre sedosos?

Mesmo que cada tipo de cabelo necessite de um tratamento específico. Há algumas recomendações de especialistas que devem ser consideradas.

Para manter os fios sempre hidratados, é importante usar produtos que tenham em sua composição: babosa(aloe vera), ácidos graxos, ceramidas e lipídeos.

Para cabelos que são muito expostos ao sol, use sempre produtos para cabelo com filtro de proteção UV. Afinal, os raios ultra-violeta não agridem somente a pele, eles também danificam os cabelos e alteram sua coloração.

Cabelos oleosos (Quem tem sabe da dificuldade que existe para mantê-los hidratados sem excesso de oleosidade!)- Uma dica é substituir o condicionador por máscara capilar e usar um shampoo anticaspa para remover resíduos.

Um bom shampoo anticaspa faz aquela limpeza profunda e a máscara equilibra a oleosidade, mantendo os fios sedosos e com vida.

Deixe seu comentário!