Bem Resolvida

Dicas de como escolher fotógrafo para casamento

Um momento especial como o casamento merece ser registrado com estilo e para isso a escolha de um profissional qualificado é essencial.

O bom fotógrafo é um artista e consegue captar os momentos de forma a torná-los eternos e perfeitos. E para ajudar você a encontrar um bom profissional para registrar o seu casamento, preparamos estas dicas especiais. Confira:

1. Pesquisem muito!

O casamento em geral precisa ser planejado e aquele personagem que vai registrar cada momento especial deve ser escolhido com cautela.

Por isso, pesquisem muito mesmo… Peçam indicação para amigos e conhecidos, mas acima de tudo vejam você mesmos o trabalho do profissional.

Pesquisem em sites da internet, em redes sociais e em todas as fontes possíveis.

Uma dica simples é digitar no Google “fotógrafo de casamento + a cidade em que você mora e logo aparecerão algumas opções mais próximas à sua residência.

Outro ponto importante na hora de pesquisar é o estilo de fotos que vocês desejam. O estilo mais clássico ainda é muito popular. Consiste em tirar fotos com poses específicas bem no estilo mais antigo como os álbuns de casamento de seus avós, por exemplo.

O estilo fotojornalismo é mais espontâneo, neste caso, o fotógrafo registra os momentos importantes de forma discreta que muitas vezes você nem perceberá. Acredite! Os resultados são surpreendentes. E nada impede de fazer aquela foto com a família no final.

Veja também:

Confira 12 ideias para decoração de casamento 2020

  1. Peça orçamentos

Tenha em mente o valor máximo aproximado que poderá gastar. Mais uma vez vale ressaltar que pesquisar bastante sobre o profissional que deseja contratar é imprescindível. Afinal, não adianta pagar pouco por um trabalho de má qualidade.

Os preços são muito variados, pois depende muito do estilo do profissional. Obviamente se procurarem por fotógrafos conceituados e que estudaram mais, estes cobrarão mais pelo trabalho, em contrapartida os equipamentos que utilizam e a qualidade de seus trabalhos são muito superiores.

3. Visite os profissionais escolhidos

É sempre bom estarmos atentos aos detalhes, afinal, o casamento é algo planejado para ser eterno e o registro de suas lembranças precisa estar de acordo com o evento.

Por isso, selecionem alguns profissionais com orçamentos que cabem no seu bolso e apresentam trabalhos de qualidade e faça aquela visita para conhecer melhor os seus trabalhos. Um bom fotógrafo tem seu portfólio pessoal para apresentar.

Atualmente é comum os fotógrafos terem seus sites para divulgação. Esta é uma ótima ferramenta para vocês analisarem a qualidade dos trabalhos realizados por eles.

Compartilhem com o fotógrafo o estilo de fotos que desejam e os seus desejos pessoais, para que ele analise se estará de acordo com o seu trabalho.

Outra questão a ser resolvida neste momento de conversa é se você precisa de mais profissionais na cerimônia. Eventos maiores com estilo fotojornalismo precisam de pelo menos dois fotógrafos para captar cada momento especial.

Veja também:

Vestidos de noiva 2020: as principais tendências

4. Peça para ver um álbum de casamento

Além de pesquisar nos sites e ver as amostras do portfólio do profissional pré-selecionado, é bom pedir para ver um álbum de casamento feito por este profissional.

Os sites e portfólios mostram apenas as fotos selecionadas previamente, ou seja, as melhores imagens possíveis.

Caso você conheça alguém que contratou este profissional e tem um trabalho pronto, pode pedir para ver.

Ou então, peça ao fotógrafo um álbum de casamento completo para que possa analisar. Assim você conhecerá melhor o trabalho deste profissional em um evento original.

5. Não fique com dúvidas

O momento pré-contratação é para conhecer o profissional e principalmente para não ficar com dúvidas. Por isso, tire todas as dúvidas! Alguns pontos importantes são:

Condições e contrato

Veja exatamente o que está incluído no valor final. Fale tudo o que deseja antecipadamente para não ter acréscimos indesejados no orçamento.

Vai precisar de sessões extras ou assistentes? Decida isso antes de fechar o pacote.

O ideal é ter um contrato escrito com todas as condições acertadas por ambas as partes para evitar problemas futuros.

Veja também:

Drinks para casamento: 10 opções para animar a festa!

Duração do evento

Pergunte ao profissional como ele trabalha. O valor que cobra por hora e para a edição e finalização do álbum.

Pergunte também como será o seu trabalho durante a cerimônia. Se ele vai abordar os convidados para fazer poses e tirar fotos ou se vai trabalhar mais nos “bastidores”, de forma mais espontânea.

Prazo de entrega das fotos

Outro aspecto super importante para ser analisado é o prazo de entrega. Neste caso, é melhor conter a ansiedade e esperar, pois alguns álbuns mais elaborados costumam precisar de mais tempo.

O prazo de entrega é algo muito particular de cada profissional, mas pode demorar entre 2 meses e 1 ano dependendo da complexidade do trabalho.

Por isso, observem e acertem antecipadamente este prazo para não ficarem ansiosos demais.

6. Observem os formatos das fotos

Se você entende dos formatos de imagens, não terá problemas, mas se não é algo familiar para você, vamos ajudar.

Existem dois formatos de imagens mais populares para fotografias: Raw e jpeg. E no caso, é aconselhável escolher um profissional que trabalhe com o formato Raw. Vamos explicar simplificadamente por quê:

O formato jpeg é a imagem processada pela câmera de forma natural. Quando elas são transmitidas para o computador, muitas vezes acabam perdendo a qualidade. E também são mais difíceis de serem editadas para adicionar aqueles efeitos mais impactantes.

Isso não acontece com o formato Raw, que é uma imagem “crua”, sem edições da câmera principal, como se fosse o antigo “negativo” das fotografias.

O formato Raw é o mais usado pelos profissionais, pois facilita muito o processo de tratamento da imagem no computador.

Sendo assim, prefira profissionais que trabalham com o formato Raw, principalmente se você deseja aqueles efeitos especiais em suas fotos.

7. Contrate uma e-session

Uma e-session é uma sessão pré-casamento. Uma maneira de registrar os momentos antes da cerimônia e aproveitar para conhecer o fotógrafo que irá registrar o seu dia especial.

Portanto, se couber no seu orçamento, contratar uma e-session é uma excelente opção para conhecer melhor o seu fotógrafo.

Também é uma grande oportunidade para ganhar mais intimidade com o profissional. E garantir que no dia do seu casamento as coisas irão fluir naturalmente.

O importante mesmo é registrar o casamento de forma única e especial. Por isso preparamos estas dicas.

Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e colegas!

Veja também:

Vestidos de noiva plus size: Dicas para escolher o melhor modelo

 

Deixe seu comentário!