Bem Resolvida

Dicas de como escolher fotógrafo para casamento

fotógrafo para casamento

Um momento especial como o casamento merece ser registrado com estilo e para isso a escolha de um profissional qualificado é essencial.

O bom fotógrafo é um artista e consegue captar os momentos de forma a torná-los eternos e perfeitos. E para ajudar você a encontrar um bom profissional para registrar o seu casamento, preparamos estas dicas especiais. Confira:

1. Pesquisem muito!

O casamento em geral precisa ser planejado e aquele personagem que vai registrar cada momento especial deve ser escolhido com cautela.

Por isso, pesquisem muito mesmo… Peçam indicação para amigos e conhecidos, mas acima de tudo vejam você mesmos o trabalho do profissional.

Pesquisem em sites da internet, em redes sociais e em todas as fontes possíveis.

Uma dica simples é digitar no Google “fotógrafo de casamento + a cidade em que você mora e logo aparecerão algumas opções mais próximas à sua residência.

Outro ponto importante na hora de pesquisar é o estilo de fotos que vocês desejam. O estilo mais clássico ainda é muito popular. Consiste em tirar fotos com poses específicas bem no estilo mais antigo como os álbuns de casamento de seus avós, por exemplo.

O estilo fotojornalismo é mais espontâneo, neste caso, o fotógrafo registra os momentos importantes de forma discreta que muitas vezes você nem perceberá. Acredite! Os resultados são surpreendentes. E nada impede de fazer aquela foto com a família no final.

Veja também:

Confira 12 ideias para decoração de casamento 2020

  1. Peça orçamentos

Tenha em mente o valor máximo aproximado que poderá gastar. Mais uma vez vale ressaltar que pesquisar bastante sobre o profissional que deseja contratar é imprescindível. Afinal, não adianta pagar pouco por um trabalho de má qualidade.

Os preços são muito variados, pois depende muito do estilo do profissional. Obviamente se procurarem por fotógrafos conceituados e que estudaram mais, estes cobrarão mais pelo trabalho, em contrapartida os equipamentos que utilizam e a qualidade de seus trabalhos são muito superiores.

3. Visite os profissionais escolhidos

fotógrafo para casamento

É sempre bom estarmos atentos aos detalhes, afinal, o casamento é algo planejado para ser eterno e o registro de suas lembranças precisa estar de acordo com o evento.

Por isso, selecionem alguns profissionais com orçamentos que cabem no seu bolso e apresentam trabalhos de qualidade e faça aquela visita para conhecer melhor os seus trabalhos. Um bom fotógrafo tem seu portfólio pessoal para apresentar.

Atualmente é comum os fotógrafos terem seus sites para divulgação. Esta é uma ótima ferramenta para vocês analisarem a qualidade dos trabalhos realizados por eles.

Compartilhem com o fotógrafo o estilo de fotos que desejam e os seus desejos pessoais, para que ele analise se estará de acordo com o seu trabalho.

Outra questão a ser resolvida neste momento de conversa é se você precisa de mais profissionais na cerimônia. Eventos maiores com estilo fotojornalismo precisam de pelo menos dois fotógrafos para captar cada momento especial.

Veja também:

Vestidos de noiva 2020: as principais tendências

4. Peça para ver um álbum de casamento

Além de pesquisar nos sites e ver as amostras do portfólio do profissional pré-selecionado, é bom pedir para ver um álbum de casamento feito por este profissional.

Os sites e portfólios mostram apenas as fotos selecionadas previamente, ou seja, as melhores imagens possíveis.

Caso você conheça alguém que contratou este profissional e tem um trabalho pronto, pode pedir para ver.

Ou então, peça ao fotógrafo um álbum de casamento completo para que possa analisar. Assim você conhecerá melhor o trabalho deste profissional em um evento original.

5. Não fique com dúvidas

fotógrafo para casamento

O momento pré-contratação é para conhecer o profissional e principalmente para não ficar com dúvidas. Por isso, tire todas as dúvidas! Alguns pontos importantes são:

Condições e contrato

Veja exatamente o que está incluído no valor final. Fale tudo o que deseja antecipadamente para não ter acréscimos indesejados no orçamento.

Vai precisar de sessões extras ou assistentes? Decida isso antes de fechar o pacote.

O ideal é ter um contrato escrito com todas as condições acertadas por ambas as partes para evitar problemas futuros.

Veja também:

Drinks para casamento: 10 opções para animar a festa!

Duração do evento

Pergunte ao profissional como ele trabalha. O valor que cobra por hora e para a edição e finalização do álbum.

Pergunte também como será o seu trabalho durante a cerimônia. Se ele vai abordar os convidados para fazer poses e tirar fotos ou se vai trabalhar mais nos “bastidores”, de forma mais espontânea.

Prazo de entrega das fotos

Outro aspecto super importante para ser analisado é o prazo de entrega. Neste caso, é melhor conter a ansiedade e esperar, pois alguns álbuns mais elaborados costumam precisar de mais tempo.

O prazo de entrega é algo muito particular de cada profissional, mas pode demorar entre 2 meses e 1 ano dependendo da complexidade do trabalho.

Por isso, observem e acertem antecipadamente este prazo para não ficarem ansiosos demais.

6. Observem os formatos das fotos

fotógrafo para casamento

Se você entende dos formatos de imagens, não terá problemas, mas se não é algo familiar para você, vamos ajudar.

Existem dois formatos de imagens mais populares para fotografias: Raw e jpeg. E no caso, é aconselhável escolher um profissional que trabalhe com o formato Raw. Vamos explicar simplificadamente por quê:

O formato jpeg é a imagem processada pela câmera de forma natural. Quando elas são transmitidas para o computador, muitas vezes acabam perdendo a qualidade. E também são mais difíceis de serem editadas para adicionar aqueles efeitos mais impactantes.

Isso não acontece com o formato Raw, que é uma imagem “crua”, sem edições da câmera principal, como se fosse o antigo “negativo” das fotografias.

O formato Raw é o mais usado pelos profissionais, pois facilita muito o processo de tratamento da imagem no computador.

Sendo assim, prefira profissionais que trabalham com o formato Raw, principalmente se você deseja aqueles efeitos especiais em suas fotos.

7. Contrate uma e-session

Uma e-session é uma sessão pré-casamento. Uma maneira de registrar os momentos antes da cerimônia e aproveitar para conhecer o fotógrafo que irá registrar o seu dia especial.

Portanto, se couber no seu orçamento, contratar uma e-session é uma excelente opção para conhecer melhor o seu fotógrafo.

Também é uma grande oportunidade para ganhar mais intimidade com o profissional. E garantir que no dia do seu casamento as coisas irão fluir naturalmente.

O importante mesmo é registrar o casamento de forma única e especial. Por isso preparamos estas dicas.

Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e colegas!

Veja também:

Vestidos de noiva plus size: Dicas para escolher o melhor modelo

 

Deixe seu comentário!