Bem Resolvida

Alisamento natural de cabelos: Receitas para fazer em casa 

A tendência do momento é fugir dos tratamentos químicos caros e que agridem os fios com o tempo. Por isso, muitas mulheres estão procurando por alternativas naturais para deixar as madeixas lisas e arrasadoras.

O alisamento natural já ganhou muitas fãs atualmente, por que muitas mulheres testaram e aprovaram estas receitas. As redes sociais e blogs são as ferramentas mais usadas para compartilhar receitas de alisamento natural e experiências bem sucedidas.

A ausência de química na composição permite que os alisamentos naturais sejam feitos por todas as mulheres, inclusive as gestantes e que amamentam.

O ideal é testar receitas diferentes e ver qual se adapta melhor ao seu tipo de cabelo. Depois, faça o processo regularmente até que os cabelos se adaptem à condição de lisos perfeitos.

E especialmente para você que ama os seus cabelos lisos e saudáveis é que preparamos as seguintes receitas e dicas para fazer um bom alisamento natural e com poucos ingredientes. Tudo para fugir dos processos químicos agressivos e caros. Confira!

Veja também:

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

Progressiva caseira com maisena e maionese

A famosíssima progressiva é muito procurada em salões por mulheres que querem aqueles lisos impecáveis. E para a nossa alegria, é possível fazer uma progressiva caseira com ingredientes que provavelmente você tem aí na sua dispensa. Veja os ingredientes que vai precisar:

  • ½ copo de água
  • 1 colher(sopa) de maisena (amido de milho)
  • 1 colher de maionese
  • 2 colheres de máscara capilar da marca de sua preferência
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem

O ideal é que a mistura fique um pouco líquida para fixar melhor nos fios.

O azeite de oliva ajuda a hidratar, mas se você possui cabelos oleosos, utilize 1 colher rasa para não deixar os fios com excesso de oleosidade. Para os cabelos secos, pode utilizar uma colher cheia. Vamos ao passo a passo?

  1. Em uma vasilha, misture ½ copo de água com 1 colher de maisena, até ficar uma mistura meio líquida e livre de “bolinhas”.
  2. Adicione 1 colher de maionese, duas colheres de máscara capilar de sua preferência, 1 colher de azeite de oliva e bata bem até ficar um creme homogêneo.
  3. Em seguida, lave bem os cabelos com shampoo (preferencialmente com shampoo limpeza profunda) ou um anticaspa de uma boa marca.
  4. Depois enxágue bem os cabelos e retire o excesso de umidade com um toalha.
  5. Na sequência, com os cabelos úmidos, aplique o produto. O ideal é fazer a aplicação em uma mecha de cada vez, garantindo que o produto envolva os fios para melhor fixação.
  6. Deixe agir por 40 minutos, ou use uma touca térmica para acelerar o processo.
  7. Em seguida, enxágue bem, retirando todo o produto dos cabelos. Não precisa usar shampoo. Remova o produto apenas com água e massageando bem.

Pode finalizar como sempre faz ou se preferir, adicione ao condicionador uma colher de vinagre de maçã para fixar melhor.

A máscara pode ser aquela que costuma usar e faz bem aos seus fios. Caso não use máscara, a dica é escolher uma específica para alisamento e hidratação.

Alisamento natural com babosa e óleo de abacate

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

E o que seria dos nossos cabelos se não existisse a babosa? Esta plantinha suculenta faz milagres e salva a vida de muitos cabelos por aí! E nesta receita ela vem aliada ao óleo de abacate, um potente reconstrutor natural que também faz maravilhas nos cabelos. Para a receita você vai precisar de:

  • 2 folhas de babosa
  • 30 ml de óleo de abacate
  • 200 ml de água morna
  • 100 ml de óleo de coco
  • ¼ de sabão de coco ralado

Depois disso é só seguir os passos a seguir:

  1. Retire o gel das folhas de babosa, junte com os outros ingredientes e bata no liquidificador até ficar um creme homogêneo.
  2. Lave os cabelos com shampoo (preferencialmente limpeza profunda) para remover todos os resíduos. E seque com uma toalha, removendo o excesso de umidade.
  3. Na sequência aplique o produto nos cabelos ainda úmidos. Faça este processo mecha por mecha, espalhando e massageando bem da raiz às pontas para garantir a melhor fixação do produto.
  4. Deixe o produto agir nos cabelos por 30 minutos sem touca térmica.
  5. Depois enxágue os cabelos, removendo todo o produto. Para remover e selar, enxágue primeiro com água morna e depois com água fria. A água fria fecha as cutículas, garantindo melhor fixação sem oleosidade. Pode lavar com shampoo e finalizar com condicionador de sua preferência.

Para as adeptas da chapinha, se quiser fazer aquela selagem final estilo progressiva, é só escovar os cabelos e passar a chapinha como de costume.

Se preferir também poderá usar o secador ou deixar que os cabelos sequem naturalmente.

Shampoo caseiro para alisamento natural

Veja também:

Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia

Imagine um shampoo que além de lavar os cabelos, ainda ajuda a hidratar e alisa naturalmente? Sonho de toda mulher! E muitas dizem que esta receita funciona mesmo. Vamos conferir? Separe os seguintes ingredientes:

  • Leite de coco
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre de maçã
  • Mel
  • Shampoo para cabelos lisos de sua preferência
  • 1 frasco para misturar e armazenar o shampoo

Com todos os ingredientes à disposição, siga o passo a passo a seguir:

  1. Encha o frasco até a metade com o shampoo e adicione 10 colheres (chá) de leite de coco, duas colheres (chá) de vinagre de maçã, 1 colher(chá) de mel e 1 colher rasa(chá) de bicarbonato de sódio.
  2. Em seguida, feche o frasco e agite bem até misturar todos os ingredientes. Na sequência, lave os cabelos com o shampoo caseiro e finalize com condicionador de sua preferência, se achar necessário.

Esta receita super prática é para uma pequena porção, mas pode ser adaptada para maiores quantidades se quiser. Vale lembrar também que este produto deve ser usado no seu dia a dia sempre que os cabelos estiverem precisando daquele “up”.

Na composição, o leite de coco nutre os fios, o vinagre de maçã sela as cutículas e reduz a porosidade. O mel hidrata e deixa os cabelos mais sedosos e macios.

E como toda receita natural, este shampoo alisante natural precisa ser usado com frequência para manter os cabelos sempre sedosos e brilhantes.

E para finalizar, apenas deixamos uma dica para quem tem cabelos oleosos. Intercalar regularmente os shampoos. Faça isso usando a composição caseira e naqueles dias em que os cabelos estão muito oleosos, use um anticaspa de sua preferência e substitua o condicionador por máscara capilar.

Gostou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe o seu comentário e compartilhe com suas amigas e colegas.

Deixe seu comentário!