A tendência do momento é fugir dos tratamentos químicos caros e que agridem os fios com o tempo. Por isso, muitas mulheres estão procurando por alternativas naturais para deixar as madeixas lisas e arrasadoras.
O alisamento natural já ganhou muitas fãs atualmente, por que muitas mulheres testaram e aprovaram estas receitas. As redes sociais e blogs são as ferramentas mais usadas para compartilhar receitas de alisamento natural e experiências bem sucedidas.
A ausência de química na composição permite que os alisamentos naturais sejam feitos por todas as mulheres, inclusive as gestantes e que amamentam.
O ideal é testar receitas diferentes e ver qual se adapta melhor ao seu tipo de cabelo. Depois, faça o processo regularmente até que os cabelos se adaptem à condição de lisos perfeitos.
E especialmente para você que ama os seus cabelos lisos e saudáveis é que preparamos as seguintes receitas e dicas para fazer um bom alisamento natural e com poucos ingredientes. Tudo para fugir dos processos químicos agressivos e caros. Confira!
Veja também:
Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados
Progressiva caseira com maisena e maionese
A famosíssima progressiva é muito procurada em salões por mulheres que querem aqueles lisos impecáveis. E para a nossa alegria, é possível fazer uma progressiva caseira com ingredientes que provavelmente você tem aí na sua dispensa. Veja os ingredientes que vai precisar:
- ½ copo de água
- 1 colher(sopa) de maisena (amido de milho)
- 1 colher de maionese
- 2 colheres de máscara capilar da marca de sua preferência
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
O ideal é que a mistura fique um pouco líquida para fixar melhor nos fios.
O azeite de oliva ajuda a hidratar, mas se você possui cabelos oleosos, utilize 1 colher rasa para não deixar os fios com excesso de oleosidade. Para os cabelos secos, pode utilizar uma colher cheia. Vamos ao passo a passo?
- Em uma vasilha, misture ½ copo de água com 1 colher de maisena, até ficar uma mistura meio líquida e livre de “bolinhas”.
- Adicione 1 colher de maionese, duas colheres de máscara capilar de sua preferência, 1 colher de azeite de oliva e bata bem até ficar um creme homogêneo.
- Em seguida, lave bem os cabelos com shampoo (preferencialmente com shampoo limpeza profunda) ou um anticaspa de uma boa marca.
- Depois enxágue bem os cabelos e retire o excesso de umidade com um toalha.
- Na sequência, com os cabelos úmidos, aplique o produto. O ideal é fazer a aplicação em uma mecha de cada vez, garantindo que o produto envolva os fios para melhor fixação.
- Deixe agir por 40 minutos, ou use uma touca térmica para acelerar o processo.
- Em seguida, enxágue bem, retirando todo o produto dos cabelos. Não precisa usar shampoo. Remova o produto apenas com água e massageando bem.
Pode finalizar como sempre faz ou se preferir, adicione ao condicionador uma colher de vinagre de maçã para fixar melhor.
A máscara pode ser aquela que costuma usar e faz bem aos seus fios. Caso não use máscara, a dica é escolher uma específica para alisamento e hidratação.
Alisamento natural com babosa e óleo de abacate
Veja também:
Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo
E o que seria dos nossos cabelos se não existisse a babosa? Esta plantinha suculenta faz milagres e salva a vida de muitos cabelos por aí! E nesta receita ela vem aliada ao óleo de abacate, um potente reconstrutor natural que também faz maravilhas nos cabelos. Para a receita você vai precisar de:
- 2 folhas de babosa
- 30 ml de óleo de abacate
- 200 ml de água morna
- 100 ml de óleo de coco
- ¼ de sabão de coco ralado
Depois disso é só seguir os passos a seguir:
- Retire o gel das folhas de babosa, junte com os outros ingredientes e bata no liquidificador até ficar um creme homogêneo.
- Lave os cabelos com shampoo (preferencialmente limpeza profunda) para remover todos os resíduos. E seque com uma toalha, removendo o excesso de umidade.
- Na sequência aplique o produto nos cabelos ainda úmidos. Faça este processo mecha por mecha, espalhando e massageando bem da raiz às pontas para garantir a melhor fixação do produto.
- Deixe o produto agir nos cabelos por 30 minutos sem touca térmica.
- Depois enxágue os cabelos, removendo todo o produto. Para remover e selar, enxágue primeiro com água morna e depois com água fria. A água fria fecha as cutículas, garantindo melhor fixação sem oleosidade. Pode lavar com shampoo e finalizar com condicionador de sua preferência.
Para as adeptas da chapinha, se quiser fazer aquela selagem final estilo progressiva, é só escovar os cabelos e passar a chapinha como de costume.
Se preferir também poderá usar o secador ou deixar que os cabelos sequem naturalmente.
Shampoo caseiro para alisamento natural
Veja também:
Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia
Imagine um shampoo que além de lavar os cabelos, ainda ajuda a hidratar e alisa naturalmente? Sonho de toda mulher! E muitas dizem que esta receita funciona mesmo. Vamos conferir? Separe os seguintes ingredientes:
- Leite de coco
- Bicarbonato de sódio
- Vinagre de maçã
- Mel
- Shampoo para cabelos lisos de sua preferência
- 1 frasco para misturar e armazenar o shampoo
Com todos os ingredientes à disposição, siga o passo a passo a seguir:
- Encha o frasco até a metade com o shampoo e adicione 10 colheres (chá) de leite de coco, duas colheres (chá) de vinagre de maçã, 1 colher(chá) de mel e 1 colher rasa(chá) de bicarbonato de sódio.
- Em seguida, feche o frasco e agite bem até misturar todos os ingredientes. Na sequência, lave os cabelos com o shampoo caseiro e finalize com condicionador de sua preferência, se achar necessário.
Esta receita super prática é para uma pequena porção, mas pode ser adaptada para maiores quantidades se quiser. Vale lembrar também que este produto deve ser usado no seu dia a dia sempre que os cabelos estiverem precisando daquele “up”.
Na composição, o leite de coco nutre os fios, o vinagre de maçã sela as cutículas e reduz a porosidade. O mel hidrata e deixa os cabelos mais sedosos e macios.
E como toda receita natural, este shampoo alisante natural precisa ser usado com frequência para manter os cabelos sempre sedosos e brilhantes.
E para finalizar, apenas deixamos uma dica para quem tem cabelos oleosos. Intercalar regularmente os shampoos. Faça isso usando a composição caseira e naqueles dias em que os cabelos estão muito oleosos, use um anticaspa de sua preferência e substitua o condicionador por máscara capilar.
Gostou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe o seu comentário e compartilhe com suas amigas e colegas.
Deixe seu comentário!