Bem Resolvida

Como funciona e como usar o shampoo a seco?

shampoo a seco

Em quais tipos de cabelo o shampoo a seco pode ser usado? Bom, não há restrição de cabelo para uso do shampoo a seco, contudo, ele claramente foi desenvolvido pela indústria da beleza para atender uma demanda específica.

Que tipo de demanda?

Essa aqui. Veja se você se identifica:

Seu couro cabeludo se comporta como se fosse uma fábrica de produzir sebo? Ok, todo couro cabeludo pode ser classificado dessa forma porque precisa expelir uma oleosidade natural para alimentar os nossos fios e deixá-los, com isso, fortes e saudáveis.

Mas tem couro cabeludo que é uma sacanagem, parece fábrica em tempo de guerra, produzindo 24 horas por dia, convocando, homens, mulheres, idosos, crianças, animais para produzir, produzir, produzir e entupir o mercado de seus produtos.

Um exemplo: você lava o cabelo e precisa gastar um tempão para secar e precisa fazer chapinha ou babyliss para tirar aquele aspecto seboso? Seu cabelo é tão oleoso que não passa nem bem um dia e parece que precisa de um novo banho, algo que retire o excesso de oleosidade?

Isso dá uma canseira.

E considerando que vivemos tempos muito corridos, ok, talvez se estiver em quarentena à questão do estado do seu cabelo não vai importar tanto, mas essa situação não vai durar sempre a e a normalidade vai voltar, e se você se lembra da normalidade, era tempo corrido, horas e horas longe da casa e presa no trânsito, gastar esse tempo todo para ajeitar o cabelo torna a situação ainda mais desafiante, para não dizer estressante.

Pensando nesse público que sofre com a oleosidade com o cabelo e que não tem tempo para dar um trato todos os dias, foi pensado e produzido o shampoo a seco.

O que é o shampoo a seco?

É um shampoo na forma de pó, é um spray que você aplica no cabelo a seco com o objetivo de reduzir a oleosidade dos fios. Gera um visual mais opaco ao cabelo, dá uma aparência de “limpo” e tem aroma agradável.

Aplicando o shampoo a seco no cabelo, basta pentear os fios ou retirar o excesso do pó com uma toalha limpa para obter esse visual sem necessitar lavar o cabelo.

Mas atenção: o shampoo a seco não deve ser encarado como um substituto do shampoo de limpeza tradicional, porque ele não limpa profundamente, ele apenas absorve o excesso, dá uma maquiada no visual.

É um recurso paliativo, útil para tornar a arrumação do cabelo mais prático no dia a dia, mas não resolve a questão da limpeza. Encare como um recurso para ganhar tempo.

As vantagens do shampoo a seco

Deve ter entendido a questão do tempo, da economia do tempo, já que é bem mais prático aplicar esse produto no cabelo e pentear do que lavar as madeixas, secar, passar a chapinha e o escambau.

Mas não é a única vantagem.

Pessoas que tem cabelos oleosos tem que tomar cuidado para não exagerar na questão das lavagens. Lavar muitas vezes pode desbotar os fios coloridos.

Nesse sentido, o shampoo a seco pode ser um aliado para prolongar a cor dos fios, pois ajuda a reduzir a quantidade de lavagens.

Outro aspecto favorável é na manutenção de franjas, sempre um problema quando o cabelo é oleoso.

Muitas mulheres que gostam do estilo acabam desistindo por causas das dificuldades impostas pelos fios oleosos.

shampoo a seco

Os cuidados com o shampoo a seco

Como dito acima, nada de querer substituir o shampoo tradicional pelo shampoo a seco. Cabelo tem quer ser lavado com água, shampoo e condicionador e devem ser adequados ao seu tipo de fio.

Se você optar só pelo uso do shampoo a seco em detrimento do tradicional de limpeza, a consequência será descamação no couro cabeludo, coceira e até dermatite.

O shampoo a seco tem que ser usado esporadicamente, naquelas situações que você está sem tempo de fazer grande arrumação no cabelo.

Pessoas que sofrem com problema de caspa devem ficar atentas, melhor, devem evitar o shampoo a seco enquanto tiverem esse problema capilar. Isto porque o pó do shampoo a seco pode evidenciar mais ainda a descamação.

Pessoas com cabelo muito escuro também devem tomar cuidado, porque os resíduos deixados pelo pó podem provocar aspecto cinzento nos fios.

Para evitar esse tipo de problemas as grandes marcas já colocaram a disposição no mercado shampoo a seco para diferentes tons de cabelo.

Por isso, ao comprar um não, deixe de observar para que tipo de cabelo é direcionado.

Como aplicar

Para aplicar o shampoo a seco no cabelo é simples, mas tem que fazer direito para alcançar o resultado esperado.

Comece agitando a lata, não se esqueça que se trata de um spray. Mexa por alguns segundos.

Divida o seu cabelo em mechas.

Aplique o produto nos fios, mas observando uma distância mínima de 30 cm.

Aguarde alguns instantes para o produto agir.

Após esse breve intervalo, comece a massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos para espalhar o pó.

Para retirar o excesso do shampoo a seco, penteie o cabelo com uma escova.

Dicas

Quando for aplicar o shampoo a seco se concentre nas áreas que apresentam mais oleosidade. Normalmente essas áreas se concentram nas laterais da cabeça e logo acima da testa.

É recomendado que use o produto apenas quando o cabelo estiver seco. Por isso, não é indicado usá-lo logo após o banho com lavagem de cabelo com shampoo tradicional.

Até porque nem é preciso, porque o papel do shampoo a seco é retirar o excesso de oleosidade, o que não será o caso se aplicado logo após uma lavagem bem feita.

Se for viajar ou precisar usar o produto depois que sair de casa, não é necessário levar um tubão na bolsa ou em uma sacola. Isso é bem derrota.

Existem opções no mercado de shampoo a seco em frascos menores. São perfeitos para se levar em viagens ou para colocar na bolsa de mão.

Qual a diferença do shampoo a seco para o talco?

Talvez esteja pensando, seu eu jogar um talco no meu cabelo não servirá para o mesmo propósito do shampoo a seco?

Não. Poderá até absorver a oleosidade, mas o problema é que além de absorver a oleosidade provavelmente provocará danos nos fios.

Porque o talco tem componentes químicos mais agressivos do que os utilizando no shampoo a seco, que são desenvolvidos para agir nos fios capilares, diferente do talco.

Gostou deste conteúdo sobre shampoo a seco? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu comentário!