Bem Resolvida

Para que serve sabão de coco? Veja os benefícios para o cabelo e pele

sabão de coco é um produto que está presente em praticamente todos os lares brasileiros, desde que o mundo é mundo. Provavelmente, você já deve ter visto ele sendo usado várias vezes na casa da sua avó, mas nunca ter parado para pensar para que ele serve, de fato.

A verdade é que muitas pessoas utilizam o produtinho na rotina de beleza, especialmente aos cuidados diários com o cabelo e pele. Isso porque ele é capaz de fornecer uma excelente carga de nutrientes essenciais aos nossos fios e derma, tornando-os mais limpinhos, hidratados e livres de manchas, caspas e outros problemas causados pelas agressões do dia a dia.

E até agora você não sabia para que serve o sabão de coco e quais são os seus benefícios para o cabelo e pele, chegou ao lugar certo! A seguir, você vai conhecer quais são os principais benefícios do sabão de coco para a beleza e saúde do cabelo e pele.

Vamos lá?

Benefícios do sabão de coco para a pele

1 – Remove a pele morta e sujeira

Por ser rico em ácidos graxos, o sabão de coco pode ser utilizado na sua rotina de cuidados com a pele para eliminar a pele morta e sujeira, além de remover as manchas causadas pela exposição ao sol.

E se você tem o hábito de evitar sabões e sabonetes muito adstringentes por conta do ressecamento excessivo que eles causam à derma, a boa notícia é que o sabão de coco pode promover uma higienização profunda da pele sem deixar a pele ressecada.

2 – Hidrata a pele

O sabão de coco é uma excelente fonte de ácidos graxos e gorduras, o que quer dizer que, diferente de outros tipos de sabões e sabonetes, ele pode ser usado normalmente por pessoas que têm a pele seca na hora de lavar o rosto. Ao usar o produto, é possível deixar a derma mais hidratada, livre do ressecamento causado pela ação adstringente durante a limpeza profunda da pele.

Ao contrário disso, o sabão de coco vai ajudar a restaurar a umidade da região, tornando a pele mais hidratada, e rejuvenescendo as células. O resultado é uma pele mais jovem, hidratada, suave e macia.

Veja também: Babosa para o rosto: veja os benefícios e como usar passo a passo

3 – Combate o envelhecimento precoce

Para quem está querendo prevenir as temidas rugas e linhas de expressão, vale dizer que o sabão de coco também pode ser usado na rotina para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Isso porque o produtinho é rico em antioxidantes, dentre eles, vitaminas C e E, que atuam na redução da quantidade de radicais livres – principais causadores do problema – e, então, ajudando a prevenir os dados oxidativos causados por ele na derma.

Além disso, o sabão de coco possui em sua composição uma boa fonte de micronutrientes, tais como cobre, ferro, selênio e zinco, que auxiliam na beleza e saúde da pele.

Sendo assim, se você está a fim de ter uma pele mais jovem, bonita e saudável daqui para frente, livre de manchas causadas pelo sol, rugas, linhas de expressão e flacidez, entre outros efeitos indesejados causados pelo envelhecimento prematuro da derma, pode optar pelo uso frequente desse poderoso produto no seu cotidiano.

4 – Combate a acne

Mais uma vez, por conta dos ácidos graxos presentes no sabão de coco, tais como ácido caprílico, ácido láurico e ácido cáprico, por exemplo, conhecidos por seus poderes antimicrobianos, ao usar o produto, você pode ajudar a combater a acne existente na sua pele, além de prevenir o surgimento de novas espinhas.

Para isso, basta lavar o rosto com o sabão de coco diariamente, para que ele atue na remoção das erupções cutâneas e amenize as cicatrizes deixadas por elas na derma, além de combater os sinais da idade.

5 – Trata feridas

Devido à vitamina E presente em sua composição, o sabão de coco é capaz de curar machucados e pequenas feridas na pele. Ele vai ajudar a acalmar a derma e promover uma cicatrização mais rápida. Por isso, o produto também pode ser usado para tratar erupções e queimaduras.

6 – Cura “pé de atleta”

Você sofre com o famoso “pé de atleta”? Então, vai gostar de saber que também pode usar o sabão de coco para tratar o problema, além de combater também fungo nas unhas. Basta banhar os pés com o produto. Para potencializar os efeitos desejados, uma dica é primeiramente massagear a região afetada com óleo de coco para, só então, lavá-la com o sabão de coco.

7 – Remove manchas dos cotovelos

O sabão de coco também é um produto eficiente na amenização das terríveis manchas escuras nos cotovelos. Para isso, basta esfregá-lo na região escurecida até perceber que a pele clareou um pouco mais. Agora, para obter o resultado desejado e remover completamente as manchas dos cotovelos, a dica é repetir esse tratamento pelo menos três vezes na semana.

Veja também: Como clarear a vagina? Veja dicas infalíveis para melhorar a aparência da região íntima!

8 – Melhora pele seca e rachada

E para quem não aguenta mais sofrer com rachaduras nos pés ou com a pele seca, é possível usar o sabão de coco no dia a dia para melhorar os sintomas. Você pode fazer uma massagem de maneira suave no local das rachaduras ou erupções, a fim de promover a melhor absorção dos nutrientes presentes no produto pela pele e aliviar a secura.

Benefícios do sabão de coco para o cabelo

1 – Recupera fios danificados

Rico em proteínas, o sabão de coco também pode ser usado nos cabelos para recuperar a sua força e resistência, tornando-os mais saudáveis, bonitos e fortalecidos. Além disso, por conter ácidos graxos e, ainda, vitaminas e minerais, o produtinho pode fornecer uma excelente carga de nutrientes aos fios e couro cabeludo.

Portanto, se você está sentindo que as suas madeixas estão danificadas, basta incluir o sabão de coco na rotina de cuidados diários para recuperá-las.

2 – Combate a queda capilar

Ainda por conta das proteínas, vitaminas e minerais presentes no sabão de coco, ao lavar o cabelo com frequência usando o produto, além de deixá-lo mais hidratado, você também pode combater a queda dos fios, uma vez que esses nutrientes possuem a capacidade de torná-los mais fortes e, portanto, menos suscetíveis à queda.

3 – Elimina a caspa

Por atuar na higienização profunda do cabelo, o sabão de coco também pode ajudar a a deixar o couro cabeludo mais limpinho e hidratado, impedindo o surgimento de caspa, além de problemas como descamação e secura.

Além disso, o produto também é capaz de deixar a raiz capilar mais nutrida, devido aos nutrientes presentes em sua composição, que “alimentam” os folículos pilosos de maneira eficiente.

4 – Hidrata os fios

Além de limpar bem o cabelo, o sabão de coco também é extremamente útil na hidratação dos fios, uma vez que ele ajuda a fornecer e reter toda a umidade que as nossas madeixas precisam. Por isso, ele é mais indicado para pessoas que sofrem com cabelos ressecados e sem vida.

5 – Limpa profundamente

Como falamos anteriormente, por ser rico em ácidos graxos, o sabão de coco pode não só limpar profundamente a nossa pele, como também os nossos cabelos. Ele vai atuar removendo todas as impurezas, tais como resíduos de produtos, poeira, células mortas e sujeira, dos fios e couro cabeludo.

E tudo isso sem causar nenhum ressecamento, como acontece no uso de sabões e sabonetes comuns. Ao contrário disso, ele vai ajudar a deixar a raiz capilar e cabelos macios e hidratados.

E aí? Gostou de saber para que serve o sabão de coco? Entendeu direitinho quais são os seus benefícios para o cabelo e pele? Então, compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!