Bem Resolvida

Limpeza de pele caseira: dicas e receitas para apostar!

Manter uma rotina de skincare não é nada fácil, ainda mais com as poluições do meio ambiente que ficam no ar. Porém, esse hábito é essencial quando se quer ter uma pele limpa e bonita.

Alguns fatores levam a pele a ficar feia, como é o caso da exposição solar excessiva, que deixa a pele sem vida, seca e sem brilho, sem contar que envelhece e causa manchas.

E nem sempre estamos com dinheiro para comprar produtos de tratamento de pele, além do fato de que diversos produtos possuem um excesso de química que acaba fazendo mal ao rosto. Portanto, uma excelente alternativa são os meios naturais.

Fazer uma limpeza de pele caseira, apenas com produtos naturais pode fazer muito bem à saúde e beleza da pele. Confira algumas dicas abaixo e receitinhas para apostar!

Veja também:

Esfoliante caseiro: benefícios e receitas para você testar

Receitas para fazer uma limpeza de pele caseira

Pepino

Um ótimo aliado para limpezas de pele, pois possui propriedades adstringentes e hidratantes. Para fazer um bom uso deste remédio, basta cortar em rodelas de, mais ou menos, 1cm e esfregar cuidadosamente sobre o rosto.

Deixe durante toda a noite e lave o rosto no outro dia pela manhã. O processo deve ser feito todos os dias antes de dormir para obter um resultado incrível.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou mais conhecida como açafrão, tem propriedades antissépticas e pode ajudar na tentativa de ter uma pele rejuvenescida e bonita. Basta misturar uma colher de cúrcuma com um pouco de suco de abacaxi, até formar uma pasta.

Depois, aplique sobre o rosto e deixe secar completamente. Após isso, lave bem o rosto com água fria. Este processo deve ser feito até 3 vezes na semana. Não é recomendável mais que isso.

Limão

O ácido cítrico presente no limão é muito bom para o clareamento da pele. Além disso, o limão possui vitamina C, que ajuda a manter a pele saudável e com um aspecto renovado. Para usufruir das propriedades da fruta, basta espremer um limão em uma xícara. Depois, espalhe o suco sobre o rosto e pescoço.

Deixe o suco agir no rosto por 10 minutos. Depois, lave bem. Recomenda-se fazer este processo somente durante a noite, pois se feito de dia, o ácido em contato com o sol pode causar manchas a pele. O procedimento deve ser feito no máximo 2 vezes por semana.

Mel

O mel é um produto natural muito famoso para prevenir infecções na pele, já que possui propriedades antibacterianas, além de hidratar e fortalecer a pele com vários nutrientes. Para fazer o uso deste produto, basta aplicar sobre o rosto, já limpo, e deixar secar. Em seguida, lave bem com água fria. O procedimento pode ser feito 1 vez ao dia.

Aloe Vera

Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. A aloe vera auxilia na cicatrização da pele. Para usar os benefícios da planta, você vai precisar do gel extraído da folha da aloe vera.

Aplique no rosto com o auxílio de um algodão e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave bem o rosto com água morna. O procedimento pode ser feito diariamente.

Veja também:

Babosa para o rosto: veja os benefícios e como usar passo a passo

Bicarbonato de sódio

Este produto é capaz de equilibrar os níveis de pH da pele e, ainda, ajudar no combate à infecções. Para utilizá-lo, deve-se adicionar algumas gotas de água em uma colher de bicarbonato, até formar uma pasta.

Depois, aplique sobre o rosto, fazendo uma esfoliação. Em seguida, lave bem o rosto e enxugue-o. Este remédio caseiro para se ter uma pele bonita e bem cuidada pode ser feito até 3 vezes por semana.

Açúcar

O açúcar faz muito bem para a pele, uma vez que causa um efeito rejuvenescedor. O ideal é usar o açúcar demerara, que é moído em casa, em um liquidificador.

Depois, faça uma mistura de azeite de oliva e mel e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e, depois, retire utilizando água morna ou água em temperatura ambiente, sem deixar resquícios. O procedimento pode ser feito diariamente.

Como fazer a limpeza de pele caseira corretamente?

  • Primeiramente, lave bem o rosto com água morna e um sabonete neutro. Em seguida, aplique um demaquilante para limpar as impurezas da pele.
  • Em seguida, esfolie a pele com o auxílio de um algodão, fazendo movimentos circulares.
  • Depois, limpe a pele profundamente, fazendo uma sauna facial e, em seguida, removendo os cravos e espinhas.
  • Após fazer isso, desinfecte a pele utilizando uma loção com antibactericida.
  • Aplique uma máscara calmante para ajudar a limpar a pele e evitar vermelhidão. Uma boa dica é a máscara de mel e iogurte.
  • Para finalizar, deve-se aplicar uma fina camada de creme hidratante com protetor solar para acalmar e proteger a pele de impurezas e raios solares.

Para obter melhores resultados na limpeza de pele é recomendado evitar muita exposição solar, antes e depois do procedimento, pois os raios solares podem fazer mal à pele, além de provocar manchas.

Use também sempre protetor solar e beba muita água, pois a água ajuda a manter a pele hidratada. O ideal é fazer uma limpeza de pele profunda a cada dois meses. Para as peles oleosas, o ideal é fazer uma vez por mês.

Veja também:

Creme antissinais: conheça os 5 mais vendidos

Dicas para manter uma pele limpa e bonita

Ter uma pele bonita e bem cuidada não é só aplicar produtos caseiros. Manter uma boa rotina de skincare e usar protetor solar são alguns dos cuidados que devemos ter com a pele. Além disso, alguns hábitos podem fazer mal à pele. Por isso, devemos evitá-los. Confira abaixo alguns deles:

  • Não secar o rosto com toalha comum, ou seja, toalha que é usada por todos. O rosto é muito sensível. Usar uma toalha comum pode causar infecções ou provocar infecções em outras pessoas.
  • Não utilizar produtos de limpeza facial que não sejam ideais para o seu tipo de pele. Isso porque o efeito pode não sair como o esperado, além de poder agravar o caso da pele.
  • Não lavar o rosto com sabonetes usados por muitas pessoas, porque pode correr o risco de causar infecções na pele. Também é interessante procurar usar sabonetes neutros.
  • Não lavar o rosto com água muito quente e nem muito gelada. O ideal é usar água em temperatura ambiente.
  • Tomar cuidado com a pele ao limpar as regiões que são próximas dos olhos.

Veja também:

Hidratação caseira para o rosto: veja 11 receitas para apostar e ter uma pele de bebê!

Deixe seu comentário!