Bem Resolvida

Piercing labret: como usar e dicas de modelos para apostar!

O piercing não é somente uma joia para enfeitar o corpo. É referência a uma etnia ou maneira de pensar sobre si e em relação ao mundo.

É algo cultural e, aqui, neste artigo, você vai conhecer tudo sobre um dos modelos de piercings mais atuais do momento: piercing labret.

Vamos lá?

O que é piercing labret?

O piercing labret é uma joia com metal cirúrgico e antialérgico que, normalmente, é perfurado no lábio inferior, acima do queixo. Suas pontas têm duas bolinhas pequenas.

É um piercing discreto e que pode ser usado por homens ou mulheres. A versão no lábio superior é chamada de medusa piercing ou Madonna. Labret significa lábio em francês.

Como surgiu o piercing labret?

O piercing labret, ou piercing de lábios, começou a ser usado por grupos étnicos, há muito tempo, na América Latina, Ásia e África. Os piercings em forma de anel eram conhecidos, no começo do século XX, em Mali, no Sudão, como Dogon ou Nuba, e tinham importância religiosa.

A intenção de colocar esses piercings era para as mulheres evidenciarem mais os lábios, tornando-se mais atraentes para os homens da tribo.

Outras tribos que utilizaram o piercing foram os Unangans, no Pacífico Norte, os Mochicas, Incas e Astecas, os índios Zo’é e Pataxós, aqui na América do Sul. No Alasca e Canadá, quem usava piercings eram os Tligints e Esquimós.

Já na África, faziam uso dos piercings a tribo dos Nyangatom, Mursi, Makonde, Surma e os Sara na Etiópia.

Piercing no Ocidente

Na cultura ocidental, o piercing labret ganhou força nos anos de 1990, usado como referência da moda punk e techno.

Veja também:

Piercing na sobrancelha: confira dicas para colocar o seu!

Como colocar?

Antes de qualquer coisa, a pele que será perfurada deve ser limpa e desinfetada. Na sequência, o local onde será feita a punção deve ser marcado. É fixado com um alicate e agulha especial, devidamente esterilizados.

Dependendo de um plugue labret (uma pequena placa e uma rosca do lado para parafusar uma bola de fechamento ou outros objetos na extremidade) ou um anel, o canal da punção se desenvolverá a um ângulo correspondente à cicatrização.

Existe uma maneira de trocar os piercings, mas quando o plugue é em modelo reto, fica desconfortável para se acomodar em canal de ramificação angular, se comparado aos piercings dobrados.

A cura na região perfurada demora de 1 a 2 meses. É aconselhável não fumar durante horas após o procedimento e ficar sem consumir bebida alcoólica por 24 horas. Outra recomendação muito importante é não consumir leite e fruta ácidas.

Desvantagens

Antigamente, usar piercing labret prejudicava gengivas e o esmalte do dente. Mas isto foi amenizado depois de ser adotado o plugue de politetrafluoretileno, que é um material macio, não exercendo força mecânica.

O único problema é que deve ser substituído com mais frequência, pois, por ser macio, se desgasta mais rapidamente. Devido ao inchaço, pode acontecer do plugue labret crescer no lábio ou no tecido conjuntivo, fechando tudo naturalmente.

É muito raro a joia crescer nos lábios, mas isso acontece, geralmente, em piercings perfurados recentemente com plugues curtos demais. Aqui, é preciso tirar o piercing e esperar curar a ferida.

Barbear próximo à área perfurada pode causar lesões. Por precaução, as joias são retiradas para um canal de pontos já curados. Em alguns casos, o uso dos suspensórios em piercings labret pode gerar problemas.

Isso acontece se o aparelho ficar preso no piercing ou na pele, mas especificamente, no canal de punção, por esforços diários e frequentes.

E nos piercings grandes, geralmente usados mais em tribos, em forma de placas e batons, faz a pressão contínua deformar o maxilar inferior. Também pode causar afrouxamento e perda dos dentes.

Veja também:

Colar da amizade: significado e dicas para usar!

Modelos de piercing labret para apostar

Dahlia Piercing

Este modelo de piercing labret tem sua perfuração realizada no canto da boca.

Piercing Medusa

Quando o piercing labret é inserido bem no meio, acima do lábio superior, através do filtro (sulco vertical), ele é chamado de piercing Medusa. Por existir muitos nervos neste ponto do lábio superior, a perfuração acaba sendo mais dolorosa do que os outros piercings.

Madonna piercing

 

O piercing labret, quando perfurado na lateral acima do lábio superior, ganha o nome de Madonna piercing e também é chamado de Chrome Crawford ou Monroe piercing.

Este estilo de piercing labret ganhou fama nos anos 90 e voltou a ficar popular recentemente. Existe também uma tribo aqui no Brasil que utiliza o piercing Madonna, a chamada tribo Matis.

Eles perfuram nos lábios superiores, bem na altura em que os lábios crescem junto com a gengiva, canetas grossas ou pequenos pinos. As joias vão aparecer ao lado do nariz.

Piercing no lábio vermelho

Alguns modelos de piercing labret passam de forma direta pelo lábio vermelho. No piercing esquimó ou piercing labret vertical, o canal de punção tem seu início logo abaixo do lábio inferior, e sai no lábio do lábio vermelho novamente.

Tem o risco de acontecer um lacrimejamento sem interrupção no lábio vermelho. Para que isso não ocorra, geralmente é usado o modelo Barbell curvo, que consiste em um pino de metal com rosca e bolas parafusadas, ao invés de utilizar o plugue labret.

Aqui, os dentes não são danificados, porque o piercing não entra em contato tanto com os dentes como com as gengivas. O tempo para cicatrizar a perfuração do piercing labret vertical é de 1 mês.

Outra joia com efeito semelhante é o piercing labret perfurado, usando uma barra curva anexada. Também tem a opção do piercing Jestrum, que fica no lábio vermelho do lábio superior e sai no Philtrum. Aqui, o tempo para cicatrização da perfuração é demorado, de 2 a 6 meses.

Outro modelo é o Ashley piercing, também chamado de Racoon piercing. É colocado no lábio de fora para dentro pelo lábio vermelho, fazendo com que apenas uma bola seja visível.

O piercing chamado piercing na faixa é perfurado na superfície, horizontalmente, pelo lábio vermelho do lábio inferior. Tem o risco do piercing aumentar, crescendo a partir do tecido.

Piercing Lowbret

O modelo de piercing labret Lowbret é quando a perfuração é feita o mais próximo possível da raiz do dente.

Deixe seu comentário!