Bem Resolvida

Hibisco no cabelo: saiba os benefícios e como usar

Em busca do sonho de ter um cabelão de Rapunzel, muitas mulheres apostam nos mais variados cuidados para acelerar o crescimento dos fios, desde os melhores produtos capilares até receitinhas caseiras, que estão super na moda. Uma delas é a famosa receita de hibisco no cabelo, que promete cabelos longos, saudáveis, brilhantes e sedosos sem precisar gastar quase nada e, o melhor, de forma 100% natural.

Além de fornecer inúmeros benefícios, dentre eles, o de acelerar o crescimento capilar, o hibisco no cabelo é um tratamento super acessível e pode ser feito por qualquer pessoa em casa, de maneira fácil, rápida e simples. A partir do chá da planta, é possível estimular os folículos pilosos do couro cabeludo e fazer o cabelo crescer mais rapidamente, até mesmo aqueles que já ficaram “dormentes” (como no caso da calvície feminina) ou que estão frágeis e mais suscetíveis à queda dos fios.

Quer saber quais são todos os benefícios do hibisco no cabelo e como usá-lo no seu dia a dia para obter todos os efeitos desejados? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo!

Benefícios

Antes de inserir o hibisco na sua rotina de cuidados com o cabelo, vale a pena saber quais são os benefícios dessa poderosa plantinha nos seus fios. Em primeiro lugar, podemos dizer que o hibisco está associado ao crescimento capilar, motivo que o tornou popular entre as vaidosas, pelo fato de conter entre os seus nutrientes a vitamina C, responsável por estimular a produção de colágeno, cadeia de aminoácidos que ajuda a manter as madeixas saudáveis e mais fortes.

Além disso, ainda por conta da alta concentração de colágeno, usar hibisco no cabelo também pode combater a queda e quebra, além de deixar os fios com menos ressecados, sem frizz e alinhados. Outra vantagem de apostar na receita caseira de hibisco para o cabelo é que ele ajuda a manter os fios brilhosos e fortes, além de prevenir as temidas pontas duplas e combater e prevenir a oleosidade.

Ao usar a flor de hibisco no cabelo também é possível, graças à carga de aminoácidos presentes na planta, estimular os folículos pilosos, inclusive, aqueles que já estão “dormentes” e suscetíveis à calvície. Ainda, a receita natural com hibisco é capaz de engrossar o cabelo e aumentar o volume, ideal para quem sofre com cabelos ralos e finos.

Quem sofre com problemas no couro cabeludo, como caspa e coceira, também pode aproveitar os benefícios do hibisco para melhorar a saúde da raiz capilar.

Veja também: Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

Como usar hibisco no cabelo? Aprenda a receita passo a passo

E além de poderosa, a receita de hibisco no cabelo é muito barata, fácil e rápida de fazer! A seguir, você vai aprender como fazer uma máscara caseira de hibisco. Você perceberá resultados incríveis usando essa mistura nos seus cabelos, inclusive um crescimento acelerado e saudável. Você vai precisar de:

  • Flor de hibisco;
  • Um pouco de água.

Como fazer:

  • Passo 1: Em um recipiente, coloque oito flores de hibisco e esmague-as bem, usando um socador de cozinha ou pilão;
  • Passo 2: Em seguida, vá acrescentando água filtrada aos poucos e mexendo bem até obter uma pasta homogênea;
  • Passo 3: Após conseguir a consistência ideal, agora chegou a hora de aplicar a mistura no seu cabelo.
  • Passo 4: Lave os fios normalmente com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha.
  • Passo 5: Agora, aplique a máscara de hibisco que você preparou e massageie bem o cabelo, suavemente. Enxágue e finalize como de costume!

Observação: É importante lembrar que, diferente das máscaras capilares que compramos nos supermercados e lojas de cosméticos, a máscara caseira de hibisco pode ser aplicada normalmente no couro cabeludo. Aliás, fica até mais eficaz…

Por isso, na hora de aplicá-la na raiz, não se esqueça de massagear bem a região com as pontas dos dedos (não use as unhas para evitar estimular a maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas), em movimentos circulares, a fim de estimular a melhor absorção pelos folículos pilosos.

Desta forma, você sentirá melhor os efeitos no crescimento capilar, melhora de problemas no couro cabeludo e no combate à queda dos fios.

Contraindicações

Apesar de ser maravilhosa, a receita de hibisco no cabelo não deve ser usada por mulheres com cabelos loiros. Isso porque, por conta da pigmentação avermelhada do hibisco, a misturinha que ensinamos acima pode manchar os fios claros.

Então, a dica é optar por outras receitas caseiras para o cabelo que auxiliem no crescimento capilar, mas que não influenciem na tonalidade loira das madeixas.

Receitas de hibisco no cabelo fáceis para fazer em casa

Confira, agora, outras receitas de hibisco no cabelo que podem te ajudar a potencializar os resultados no crescimento capilar e combate à queda dos fios:

1 – Shampoo de hibisco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 15 folhas de hibisco;
  • 1 xícara de água;
  • 5 flores de hibisco.

Como fazer:

O primeiro passo é levar um copo de água para ferver e adicionar as flores de hibisco, deixando-as cozinhar por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere a mistura esfriar. Depois de morna, acrescente a farinha de trigo, misturando bem. Após a mistura ficar pronta, lave bem o cabelo usando esta receita no lugar do shampoo que você utiliza regularmente.

Saiba mais: Shampoo de hibisco: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

2 – Óleo de hibisco

Ingredientes:

  • Flores de hibisco;
  • Óleo de coco.

Como fazer:

Para começar a receita, leve para aquecer em uma panela em fogo baixo uma xícara de óleo de coco. Em seguida, corte seis flores de hibisco e seis folhas de hibisco e adicione ao óleo ao fogo. Deixe tudo cozinhar por, pelo menos, 5 minutos.

Desligue o fogo e, após a mistura esfriar, coe tudo com a ajuda de uma peneira. Coloque o seu óleo de hibisco em um recipiente de vidro, bem tampado, para usar quando quiser.

3 – Hibisco com iogurte

Ingredientes:

  • 3 ou 4 folhas de hibisco;
  • 1 flor de hibisco;
  • 4 colheres de sopa de iogurte.

Como fazer:

Primeiro, triture as folhas e a flor de hibisco juntas, até obter uma pasta fina. Em seguida, adicione o iogurte e mexa bem até conseguir uma consistência suave. Depois, aplique a máscara no cabelo e couro cabeludo, deixando-a agir por aproximadamente uma hora.

Após esse tempo, enxágue a máscara de cabelo em água morna e aplique o shampoo em seguida. Você pode repetir esse tratamento de uma à duas vezes na semana. Com o tempo, você perceberá que a sua raiz estará mais fortalecida e, consequentemente, um crescimento mais acelerado e menos queda dos fios.

E aí? Gostou de saber como usar hibisco no cabelo? Compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais…

Até a próxima!

Deixe seu comentário!