Os cachos são os sonhos da grande maioria das mulheres e até mesmo de alguns homens. Porém, é um tipo de cabelo que exige muita atenção e cuidado, já que pode ressecar, emaranhar e se danificar com muita facilidade. Por isso, confira as melhores dicas de hidratação para cabelos cacheados!
Qual a importância da hidratação para cabelos cacheados?
A hidratação tem um papel fundamental na saúde dos cabelos de todos os tipos. Sejam cacheados, crespos ou lisos, o ato de hidratar é um cuidado fundamental para mentar a saúde, beleza e vitalidade do cabelo.
No caso dos cabelos lisos e oleosos, por exemplo, a hidratação, por incrível que pareça, pode reduzir consideravelmente a oleosidade. Isso porque os fios oleosos são justamente dessa forma por não receberem nenhum tipo de reposição pela gordura que perdem.
Logo, no caso dos cabelos cacheados, o motivo da hidratação é o oposto. Afinal, cabelos cacheados e crespos tendem a ressecar com maior facilidade, já que o fio em formato de mole consegue, infelizmente, segurar uma maior quantidade de poeira e demais componentes nocivos que são adquiridos ao andar na rua, por exemplo.
Com isso, um cronograma regrado e correto de hidratação, consegue remover as impurezas, diminuir o ressecamento, melhorar o aspecto dos cachos que estão mal cuidados e, de quebra, ainda trazer mais balanço e leveza.
Cuidados essenciais ao hidratar os cachos
Os cabelos cacheados precisam de um carinho especial na hora de serem hidratados. Por conta de seus fios em formato de mola serem sensíveis, o fio precisa de um cuidado um pouco maior. Por exemplo:
- Evitar uma temperatura muito elevada da água;
- Utilizar shampoos e condicionadores específicos para cachos;
- Não espalhar o shampoo em toda a extensão dos fios.
Um erro muito grave na hora de hidratar os fios, é não deixar a máscara durante o tempo indicado na instrução da mesma. Dessa forma, o fio não absorve os nutrientes da forma que deveria, por isso, pode ser que a pessoa não sinta tanta diferença na hora da hidratação.
Além disso, é preciso cuidar a ordem dos produtos. Afinal, para que a hidratação surta efeito, é necessário seguir a seguinte ordem:
- Shampoo;
- Máscara;
- Condicionador.
Isso tudo tem um motivo: preparar o fio para receber a máscara, absorver os nutrientes, selar as cutículas do cabelo. Logo, o shampoo tem o papel de higienizar os fios, remover resíduos nocivos e abrir as cutículas do cabelo.
Com as cutículas abertas, aplica-se a máscara da altura da orelha para baixo. Deixe a máscara agindo o tempo indicado pela receita ou pela embalagem da máscara. Em seguida, enxágue com água abundante e passe o condicionador para selar os fios com a máscara devidamente absorvida.
Seguir esses cuidados pode surtir uma diferença imensa nos fios. Algumas cacheadas realizam a aplicação da máscara e alegam que a mesma não dá o efeito esperado. Portanto, é preciso analisar se a máscara é realmente ruim ou não foi aplicada da forma correta.
Se ainda possui dúvidas sobre qual máscara deve utilizar, acompanhe abaixo as melhores dicas para deixar os cachos perfeitos.
1. Hidratação para cabelos cacheados – Leite de coco
O leite de coco é subestimado por muitos e seu uso às vezes é limitado às receitas alimentícias. Porém, a sua utilização como hidratante é maravilhosa para os cachos. Isso porque ele potencializa a limpeza nos fios, traz leveza e delicadeza. Para isso, basta fazer da seguinte forma:
- 1/2 xícara de leite de coco;
- 2 colheres (sopa) maisena.
Coloque em uma panela e mexa em fogo baixo até que fique exatamente como um mingau. Após, aguarde esfriar bem e aplique nos cabelos. A indicação é aguardar, pelo menos, 20 minutos para somente depois enxaguar. Em seguida, aplique o condicionador.
Uma forma prática de deixar a máscara esfriar, é lavar o cabelo com o shampoo e realizar todos os rituais necessários no banho. Até que tudo esteja completo, há grandes chances de a mistura estar fria.
2. Máscara misturada com óleos de Argan ou Coco
Os óleos trazem consigo a nutrição, enquanto as máscaras representam a hidratação. Dessa forma, é possível comprar uma máscara específica para cabelos cacheados e somente acrescentar em torno de 5 a 10 gotas de óleo de Argan ou Coco.
Porém, o óleo pode ser aquele de sua preferência e o mais recomendado para o eu tipo de cacho. A intenção dessa mistura é fazer com que eles fiquem super cheirosos, hidratados e brilhosos.
3. Fitagem
A fitagem é uma forma de hidratação para cabelos cacheados. Na grande maioria das vezes, o segredo para um efeito impecável, é a forma de aplicação do produto. Para realizar a fitagem, faça da seguinte forma:
- Separe o cabelo em pequenas mechas;
- Aplique o produto em todo o comprimento.
Assim, é muito mais fácil de a máscara penetrar nos fios de uma forma mais rápida e eficaz. Inclusive, a fitagem pode ser feita com qualquer máscara ou produtos específicos para fitagem.
4. Hidratação para cabelos cacheados – Técnica de hidratação térmica
A hidratação térmica é utilizada há muitos anos e consiste na utilização de touca térmica ou saco plástico. Após aplicar a máscara desejada, coloque a touca ou saco plástico e aguarde de 20 minutos a 1 hora.
Afinal, o calor é uma ótima forma de potencializar a hidratação e trazer um efeito muito diferente aos fios. A técnica térmica pode ser aplicada com qualquer máscara, podendo incluir óleos ou não. Logo, fica tudo ao seu critério!
5. Babosa
É impossível deduzir qual o tempo de existência da babosa, tamanha a sua idade. Inclusive, não é de hoje que muitas pessoas a utilizam para fins estéticos, principalmente para utilizar na pele e no cabelo, já que ela traz brilho, maciez e cicatrização em tudo o que é aplicada.
Uma ótima dica, é simplesmente abrir a babosa, aguardar sair toda a Aloína presente nela e depois aplicar diretamente no couro cabeludo. Ou então, simplesmente batê-la com água no liquidificador e misturar com óleos ou um condicionador de sua preferência.
Para aplicar, pode-se usar a técnica da fitagem, separando mecha por mecha. Inclusive, a touca térmica ou sacola plástica pode ser tranquilamente utilizada nessa forma de hidratação para cabelos cacheados.
Deixe seu comentário!