Bem Resolvida

Shampoozada: saiba como clarear o cabelo sem agredir os fios

Você pintou o cabelo e não gostou da cor que obteve após o procedimento? Então, vai gostar do nosso post de hoje! Com a variedade de colorações e processos de descoloração existentes atualmente, muitas mulheres têm a chance de arriscar algo novo e mudar visual alterando a cor do cabelo.

No entanto, nem sempre as mudanças na tonalidade dos fios dão o efeito desejado e, por isso, é preciso recorrer a mais e mais procedimentos químicos para reverter a situação. O resultado? Mais fios ressecados, quebradiços e sem vida. Afinal, as nossas madeixas não resistem à tanta química e acabam ficando frágeis após as aplicações.

A boa notícia é que, felizmente, existe um método que ajuda a clarear o cabelo sem agredir os fios e forma totalmente eficaz: a chamada shampoozada. A técnica já está sendo utilizada por muitos cabeleireiros por ajudar a clarear o cabelo em até três tons, de maneira natural e sem que você precise sair de casa.

Ela também pode ser útil para eliminar pigmentos indesejados das madeixas, como no caso de quem coloriu os fios e se arrependeu. Quer saber como fazer shampoozada passo a passo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo para aprender!

Veja também:

Água de batata para escurecer o cabelo: saiba como usar passo a passo

O que é a shampoozada?

A shampoozada – ou Soap Cap, como também é conhecida – é uma técnica de descoloração capilar que ajuda a remover os pigmentos indesejados do cabelo e clarear o cabelo em até três tons, sem agredir os fios. Ela é feita apenas com shampoo (como o próprio nome já diz), água oxigenada e pó descolorante.

O método é uma novidade no universo da beleza e já tem sido adotada por muitos cabeleireiros por ajudar a corrigir colorações que deram errado no cabelo das clientes, preparando-o para receber uma nova cor. Além disso, o procedimento é perfeito também para quem quer clarear as madeixas, a fim de iluminar o visual, mas sem aplicar químicas “pesadas” que possam danificar os fios.

Quem pode apostar na técnica?

É claro que se você chegou desesperada até esse post, deve estar se perguntando se a shampoozada serve mesmo para resolver o problema no seu cabelo, não é mesmo? E a resposta é simples: vai depender de uma análise que você mesma pode fazer no seu cabelo ou com a ajuda de um profissional.

Se você é loira e os fios ficaram esverdeados por causa de exposição à piscina com cloro ou ao sal do banho de mar, por exemplo, pode apostar na técnica para eliminar o tom verde dos fios. A mesma questão se aplica para os cabelos loiros que ficaram chumbados (acinzentados, roxos ou esbranquiçados).

Além disso, quem tem cabelos escuros, coloridos ou ruivos também pode fazer a shampoozada para solucionar problemas como o desbotamento da cor, com o intuito de preparar os fios para receber uma nova coloração.

Lembrando que a shampoozada servirá apenas quando o pigmento que se deseja remover estiver na superfície do cabelo, isto é, na cutícula. Em casos mais intensos, em que a pigmentação tiver penetrado para o córtex (“coração” dos fios), será preciso conversar com o seu colorista para encontrar uma técnica ideal para o seu cabelo.

Quem tem cabelo virgem pode fazer?

Se a ideia é colorir os fios, a shampoozada não deve ser feita em cabelos virgens. Isso porque a concentração presente na mistura de peróxido, descolorante e shampoo é baixa e, portanto, não poderá clarear fios naturais de maneira eficiente.

Ao contrário disso, apostar na técnica em cabelos virgens poderá resultar em fios danificados, devido à alcalinidade da mistura, e, ainda por cima, não descolorir as madeixas, como desejado. Afinal, a shampoozada funciona somente para a limpeza de cor e, como não existe nenhuma cor aplicada em fios naturais, a técnica certamente não funcionará.

Então, a dica para quem tem cabelos virgens é procurar por método de clareamento capilar que possuam efeito semelhante ao da shampoozada, como é o caso da tonalização ou até da própria descoloração tradicional.

Veja também:

Shampoo de hibisco para o cabelo crescer: saiba os benefícios e como fazer passo a passo

Como fazer shampoozada? Veja passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre a novidade, chegou a hora de aprender como fazer shampoozada passo a passo. Anote tudinho que vamos ensinar abaixo para não errar! Vamos lá?

Ingredientes:

  • Pó descolorante;
  • Água oxigenada;
  • Shampoo neutro ou comum.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a shampoozada é colocar duas medidas de água oxigenada (volumes 10 ou 20) em um recipiente. Em seguida, acrescente o pó descolorante e mais duas medidas de shampoo. Mexa bem até obter uma mistura bem homogênea.

Em seguida, divida o cabelo ainda sujo em mechas e comece a aplicar a mistura. Após terminar a aplicação em todo o cabelo, deixe a shampoozada agir nos fios entre 15 a 30 minutos. Lembrando que esse tempo pode variar de acordo com a tonalidade pretendida no cabelo e, é claro, a cor que está nos fios.

Passado o tempo de ação, agora basta lavar o cabelo e fazer uma reconstrução capilar, com máscaras à base de queratina, que vão ajudar a repor a massa perdida pelos fios durante o procedimento químico, evitando que eles fiquem danificados.

Uma observação importante é não usar o shampoo antirresíduos neste momento (geralmente usado na reconstrução capilar).

Shampoozada apenas com shampoo

Esse tipo de shampoozada é ideal para quem não quer clarear demais o cabelo, já que não usa água oxigenada e nem pó descolorante. Você precisará apenas de um shampoo antirresíduos ou qualquer outro tipo de shampoo que não tenha fator de proteção da cor do cabelo. Veja como fazer!

Ingredientes:

  • Shampoo antirresíduos.

Como fazer:

Divida o cabelo, ainda sujo, em mechas. Em seguida, aplique o shampoo antirresíduos em cada uma delas e deixe o produto agir por, pelo menos, 40 minutos. Caso queira um resultado clareador ainda melhor, pode colocar uma touca térmica para ajudar a desbotar a cor mais rápido.

Passado esse tempo, enxague o cabelo em água quente, que também ajudará a remover a cor. Finalize com uma hidratação profunda nos fios, finalizando com um condicionador.

Você pode repetir esse procedimento quantas vezes quiser (desde que não seja no mesmo dia), até sentir que atingiu a tonalidade desejada nas suas madeixas. Mais uma vez, apostar em uma reconstrução capilar também é recomendado aqui neste caso, para recuperar o cabelo.

Shampoozada em cabelos loiros

Ingredientes:

  • 20g de pó descolorante azul;
  • 20ml de água oxigenada 20 volumes;
  • 40ml de shampoo matizador ou desamarelador;
  • 20ml de água ou Bepantol líquido.

Como fazer:

Em um recipiente, despeje todos os ingredientes e mexa bem. Após isso, divida o cabelo, ainda úmido, em mechas. Comece a aplicar a mistura em cada uma delas, deixando a mistura agir por, pelo menos, 10 minutos.

A dica para saber se esse tempo pode ser maior ou menor é, enquanto a mistura age nos seus cabelos, observar a intensidade do clareamento em um espelho. Quando as madeixas chegarem no tom que você deseja, é só enxaguar. Depois, basta finalizar o procedimento aplicando uma máscara matizadora e pronto!

Shampoozada em cabelos ruivos

A shampoozada em cabelos ruivos é ideal para as vaidosas de fios vermelhos que querem atingir tonalidades mais alaranjadas nas madeixas, isto é, mais próximas do famoso ruivo natural. Veja como conseguir o resultado!

Ingredientes:

  • 90 ml de shampoo;
  • Água oxigenada 30 volumes (90 ml).

Como fazer:

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em seguida, com o cabelo sujo e seco, divida-o em mechas. Agora, comece a aplicar a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios.

Feito isso, deixe a mistura agir por, aproximadamente, 10 a 30 minutos. Esse tempo pode variar, dependendo do tom que você deseja conseguir e, também, da cor que está o seu cabelo neste momento.

Quando as madeixas chegarem na tonalidade desejada, é só enxaguar. Finalize o procedimento com uma reconstrução capilar, mas sem usar shampoo antirresíduos.

Shampoozada em cabelos pretos ou escuros

Apesar de parecer impossível, cabelos pretos ou escuros podem atingir até um castanho médio já na primeira aplicação da shampoozada. Porém, será preciso fazer uma matização após o procedimento, a fim de corrigir a cor.

Por isso, o procedimento deverá ser feito com um shampoo neutro ou com ingredientes mais hidratantes. O ideal mesmo é conversar com um profissional colorista para ver como a técnica pode ser aplicada da melhor forma no seu cabelo.

Quando fazer os retoques da cor?

A manutenção da tonalidade do cabelo após a shampoozada pode ser feita em intervalos superiores a um mês, sem qualquer problema. Isso porque a raiz não fica tão evidente com o passar do tempo e, portanto, não causa nenhum desconforto ao visual na frente do espelho.

Contraindicações

Apesar de ser bem menos agressiva aos fios, a shampoozada possui algumas contraindicações. Grávidas, lactantes e crianças menores de 14 anos não devem apostar nesse método de clareamento capilar.

Isso por conta da amônia, substância presente na água oxigenada e pó descolorante, que pode penetrar no couro cabeludo e entrar na corrente sanguínea, aumentando os riscos de provocar um quadro alérgico nesses grupos de pessoas, que são mais suscetíveis a esses tipos de casos.

E aí? Gostou de saber mais sobre a shampoozada? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!