Bem Resolvida

Pomada para tatuagem: confira alguns cuidados e dicas

Pelo fato de nem todo mundo saber disso, é interessante falar sobre os cuidados ao fazer uma tatuagem. Neste artigo, será falado sobre a pomada para tatuagem, que deve ser aplicada para garantir que o procedimento corra tudo bem e não haja qualquer problema. Você sabia que é preciso passar a pomada não só antes de sair do estúdio?

Pomada para tatuagem? Como assim?

Sim, o tatuador, antes de deixar você sair do estúdio, passa uma pomada em cima da tatuagem para proteger a pele e ajudar na cicatrização. Entretanto, esse hábito também precisa ser mantido em casa para que o procedimento da implementação da tatuagem seja completado com sucesso.

Diferentemente do que muitos pensam, o procedimento da tatuagem não é apenas fazê-la. É, na verdade, além disso: cuidar bem da pele para que a pessoa não sofra de alguma infecção ou de outro problema e cuidar para que haja uma cicatrização rápida e completa. Mas, se é preciso usar uma pomada para tatuagem, qual é o melhor tipo?

 Qual é a melhor pomada para tatuagem?

É importante ressaltar que não deve ser usada qualquer pomada para tatuagem, visto que, dependendo de sua composição, pode fazer mais mal do que bem. O comum é utilizar pomadas como bepantol, que têm a função de ajudar no processo de cicatrização, impedindo que surja alguma infecção ou coisa do tipo.

Entretanto, também pode ser utilizada pomadas para tatuagem que têm ação antibiótica. O único problema delas é que é muito difícil encontrar alguma que é vendida sem receita médica para compra na farmácia. Por isso, pode ser mais interessante fazer uso de pomadas como bepantol, certo?

 Veja também:

Tatuagem de bússola: veja dicas de estilos para fazer!

Usar pomada para tatuagem até quando?

Obviamente, o uso da pomada para tatuagem, não importa qual for a escolhida, não vai se estender para toda a eternidade. Ela deve ser usada corretamente ao menos nos primeiros 20 dias a partir do dia em que a tatuagem for feita, e seu uso deve ser feito, nos primeiros dias, três vezes por dia, a principal delas à noite, antes de dormir.

 Pomada para tatuagem e filme plástico

O filme plástico deve ser usado nos primeiros dias, pois, com a adição do uso frequente da pomada para tatuagem, protege o corpo contra as bactérias, visto que ajuda a pele a absorver melhor os agentes presentes nos cremes. Assim, as infecções têm menos chances de ocorrer, principalmente se o uso do plástico-filme for feito corretamente.

Não se deve, em hipótese alguma, usar o mesmo filme plástico por mais de três dias, pois isso pode potencializar as chances de a pessoa ser acometida por bactérias. A alerta é da médica dermatologista Daniele Murga, que pertence à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ela ainda diz que o filme-plástico, no período de sua utilização, deve ser trocado sempre que houver alguma higienização e/ou uso da pomada. Se você pretende fazer uma tatuagem, é preciso seguir essas orientações à risca, sempre levando em conta que é a sua saúde que está em jogo e que, até para preservar o desenho, deve ser seguido à letra.

 Veja também:

Tatuagem de triângulo: veja dicas e modelos

O que pode acontecer se não seguir o tratamento?

Primeiramente, é preciso dizer que o procedimento da tatuagem desde o momento em que você começa a cuidar dela é considerado, sim, um tratamento. Isso porque a tatuagem não deixa de ser uma ferida aberta que, como qualquer outra ferida, necessita de cuidados. A pomada para tatuagem exerce o seu papel, mas deve ser usada corretamente.

Várias coisas podem acontecer se a pomada para tatuagem e o filme plástico não forem usados corretamente. Além do mais, é preciso evitar contato com o sol para até o processo de cicatrização, pois ele, em contato com a ferida aberta, inicia um processo de reabsorção dos pigmentos.

A primeira coisa que pode acontecer se você não fazer o tratamento corretamente é a vermelhidão na pele. A vermelhidão por si só é comum e não necessariamente um problema para quem fez uma tatuagem.

Entretanto, se ao redor do desenho houver vermelhidão depois de vários dias, mesmo aplicando a pomada para tatuagem, deve-se prestar atenção para saber o que anda acontecendo. Quando isso acontece, a resposta é que houve algum descuido por parte da pessoa, sendo necessário ficar mais atento ou, se não melhorar, ir ao médico.

Outra coisa que pode acontecer se não usar pomada para tatuagem, ou se você se descuidar de alguma forma, é o inchaço. O inchaço também pode acontecer como efeito colateral normal da tatuagem, mas não deve ocorrer depois dos primeiros dias. Se acontecer com você, provavelmente houve algum descuido da sua parte também.

Queloides também podem ocorrer. Tratam-se de um tipo de cicatriz que é elevada. Nesse caso, é prejudicial para o desenho da tatuagem, que pode ficar meio deformado por conta disso. Além disso, essas cicatrizes costumam ter uma textura dura e desagradável, prejudicando completamente a estética da tattoo.

Por último, é importante dizer que se deve aplicar pomada para tatuagem e seguir as outras diretrizes corretamente a fim de que não saia pus da área tatuada. Esse sinal é bastante prejudicial para a sua saúde, e nesse caso é preciso ir ao médico o quanto antes.

Três pomadas para tatuagem de qualidade

Por fim, vamos apresentar três boas marcas de pomada para tatuagem que certamente, se forem usadas corretamente, tornarão o processo de cicatrização mais rápido e eficaz, de modo que não haja problemas nisso.

 Bepantol derma

Trata-se da pomada para tatuagem mais usada. Em sua composição, há o dexpantenol, lanolina, vitamina B5 e óleo de amêndoas. Raramente causa efeitos colaterais em mistura com a tinta da tatuagem, mas alguns tatuadores dizem que não é a melhor escolha, afirmando que o objetivo dela é hidratar a pele e não cicatrizar.

 Nebacetin

Essa pomada para tatuagem é bastante recomendada para quem teve problemas com a Bepantol derma, visto que o remédio age para evitar a proliferação de bactérias por conta de sua ação antibiótica. O uso deve ser feito de acordo com as orientação do dermatologista.

 Reilly Tattoo

A última pomada para tatuagem que indicamos é específica para esse procedimento, sendo considerada um restaurador dérmico. Em sua composição, há D-Pantenol, camomila, óleo de girassol e vitamina E. Ou seja, cicatrizantes naturais.

Deixe seu comentário!