Bem Resolvida

Piercing na língua: tudo o que você precisa saber

Piercing na língua

Um dos body modifications mais tradicionais e conhecidos, é o piercing na língua. Considerado tabu por muito tempo, a modificação foi se tornando popular com o passar do tempo. Hoje em dia, a língua é, sem dúvidas, um dos locais mais escolhidos para perfurações.

Piercing

O piercing, de forma geral, está presente há mais de 5 mil anos entre os seres humanos. Usado pelas mais variadas culturas, pode ser aplicado em diversas partes do corpo e todas elas com um significado diferente.

Ademais, no Antigo Egito, por exemplo, faraós e famílias reais utilizam o piercing no umbigo como uma demonstração de riqueza e linhagem pura. Em contrapartida, na Índia, as joias eram e são utilizadas no nariz. Em relação à Índia, antigamente a joia era reservada somente para altas castas.

Piercing na língua

Antes de mais nada, o piercing na língua surgiu através dos Astecas e dos Maias, que utilizavam a joia como uma forma de distinguir todos os sacerdotes dos tempos. Chegando nos anos 80 a 90, o piercing na língua se tornou febre entre os punks e demais tribos alternativas da época.

Logo, a joia começou a ser vista em uma infinidade de pessoas que costumavam frequentar diversas casas noturnas e shows. Assim, começou a ser popularizado novamente como uma forma muito marcante de cada pessoa mostrar a sua personalidade e modo de pensar.

Após algum tempo, o piercing na língua também se tornou um forte e sensual atrativo, sendo visto como um diferencial interessante para muitas pessoas. O fato é que, o piercing passou por diversos momentos em que dividiu a opinião alheia e, até hoje, pode ser considerado um certo tabu.

Colocação e dor

Em relação à dor, varia de pessoa para pessoa. Afinal, cada indivíduo possui uma sensibilidade diferente e uma tolerância maior ou menor à dor. De qualquer forma, quando a colocação feita da forma correta, a perfuração é tecnicamente rápida, o que diminui o período de dor.

Além disso, seguir a indicação do profissional com relação ao tamanho da joia, também pode ser uma ótima ideia para aliviar o incômodo causado na hora de perfurar e passar a joia. Entretanto, é normal que perfurar um local tão sensível quanto a língua, pode, sim, causar um certo desconforto.

Outrossim, é muito importante buscar informações confiáveis e corretas antes de realizar a colocação do piercing na língua. Isso porque pessoas que são doadoras de sangue, não podem realizar a perfuração.

Piercing na língua

Higienização e cicatrização do piercing na língua

Após a colocação, uma série de cuidados devem ser levados muito a sério. Afinal, a boca é um local onde é muito fácil ocorrer a proliferação de bactérias e um corpo estranho, no caso do piercing, pode incomodar mais do que o normal e trazer bastante incômodo.

Assim, para aliviar tudo isso, é indicado higienizar com máxima atenção e de uma forma extremamente cuidadosa. Por exemplo:

  • Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia;
  • Passe fio dental regularmente;
  • Utilize enxaguante bucal sem álcool.

Ademais, a boca é um lugar quente, úmido e que suja com facilidade, por conta da alimentação. Assim, o piercing na língua precisa sempre de uma atenção muito especial.

Após tantos cuidados, é possível notar o momento em que começa a cicatrização. Além do cuidado com a higiene, a joia e o procedimento são fatores que também auxiliam na cicatrização. Grande parte dos profissionais, indicam a utilização de uma joia de no mínimo 1,6 milímetro de espessura.

Além disso, o tamanho também é importante, indicando que seja utilizada uma joia com a barra reta para dar início mais rapidamente ao período de cicatrização, que dura até 4 semanas.

É importante frisar que, logo após a perfuração, já é possível notar inchaço e uma certa dificuldade para falar. Essa dificuldade por durar por 1 semana ou mais, dependendo do caso. A boa notícia é que isso tudo pode ser controlado com a ingestão de líquidos bem gelados.

Para evitar que o piercing na língua inflame

Alguns cuidados podem ser essenciais para evitar que o piercing na língua acabe inflamando como, por exemplo:

  • Evite, o máximo possível, falar;
  • Alimente-se de comida saudável e natural;
  • Higienize com frequência;
  • Beba muito líquido gelado.

Ademais, é muito importante escolher um lugar e um profissional de confiança para realizar o procedimento. Com o auxílio do profissional, é possível encontrar uma joia de material compatível para cada caso, utilizar materiais descartáveis e realizar tudo com a segurança e higiene correta.

Entretanto, quando se realiza a aplicação do piercing na língua, é preciso ter total compreensão de que o corpo entenderá que a joia é um corpo estranho. Por isso, quanto menos “provocar” uma inflamação, mais rápido ocorrerá a cicatrização.

Durante o período em que o piercing não está cicatrizado, é indispensável evitar coisas como:

  • Beijos;
  • Álcool;
  • Cigarro;
  • Comida sólida demais;
  • Gordura em excesso.

Além disso, o cuidado para com a joia não é nada de outro mundo, mas é preciso muita disciplina, responsabilidade e comprometimento para entender que, caso os cuidados não sejam seguidos a risca, há grande probabilidade de inflamar e até infeccionar. Logo, o cuidado é todo seu!

Piercing na língua

Os modelos mais tradicionais

Quem está na dúvida sobre qual joia colocar, seja na primeira perfuração ou somente para trocá-la, as mais conhecidas e populares são:

  • Prata tradicional;
  • Colorido;
  • Étnico;
  • Com formato;
  • Argola;
  • Pedra colorida.

Além disso, o piercing prata tradicional consiste em uma bolinha prata localizada no centro da língua. O colorido, em contra partida, pode ser encontrado nas cores de vermelho, branco, amarelo, laranja e até mesmo de poá.

Por outro lado, o piercing na língua étnico traz cores misturadas, como a bandeira do reggae ou estampas psicodélicas. Outro modelo que caiu muito no gosto de diversas pessoas, é o piercing na língua com formato.

Logo, o piercing com formato pode ser encontrado em forma de coração, caveira, letra do nome, etc. A argola é um dos mais diferentes e difíceis de encontrar, afinal, pode se apresentar tanto como sendo uma argola na ponta da língua, como sendo uma mistura entre a bola prata tradicional com uma argola no meio.

Para encerrar, o piercing na língia com pedra colorida, ainda é um dos mais bonitos e procurados. Ele se apresenta em forma de um pequeno cristal e pode ser encontrado em diversas cores, sendo mais popular: rosa, branco e azul.

Deixe seu comentário!