Bem Resolvida

Veja lista de material escolar para quem vai para faculdade

As férias chegaram ao fim! E para quem foi aprovada no vestibular e quer saber qual é o material escolar para quem vai para a faculdade, chegou ao lugar certo.

O nosso artigo de hoje é especialmente para quem vai ingressar no Ensino Superior e está em dúvidas de quais itens comprar para a volta às aulas.

E se você está com receio de ter que comprar materiais muito caros, pode ficar tranquila! Diferente dos demais níveis escolares, como Ensino Fundamental e Ensino Médio, a lista de material escolar para quem vai para a faculdade é bem mais curta e simples.

Anote as dicas e itens que vamos mostrar a seguir para chegar com tudo no seu primeiro dia de aula e estar preparada para o ano letivo!

Veja também:

Material escolar para quem vai para faculdade: o que comprar?

1 – Caderno de 10 matérias

O primeiro item da nossa lista, sem dúvidas, é o caderno, que você irá utilizar em todos os semestres, especialmente nos mais teóricos. No entanto, ao contrário dos demais graus escolares, você não precisará de um caderno com muitas folhas e matérias. Para ir à faculdade, um caderno de 10 matérias já é o suficiente.

Isso porque, durante as aulas no Ensino Superior, os professores costumam passar mais tempo discutindo e explicando os assuntos das disciplinas aos seus alunos. Ou seja, são aulas mais dinâmicas do que aquelas que passávamos a maior parte do tempo copiando do quadro, como no Ensino Médio.

Apostar em um caderno menor será essencial tanto para você não ter que carregar muito peso (visto que a maioria dos alunos já estão na rotina de trabalho e estudos neste período, o que requer carregar menos carga possível) e, também, porque você irá utilizá-lo somente para anotações básicas, exercícios e rascunhos.

2 – Canetas coloridas

Dependendo do curso que você irá fazer, certamente precisará fazer diferentes tipos de anotações no seu caderno, tais como nomes de teorias, fórmulas, termos, entre outras coisas específicas e importantes para decorar durante o seu aprendizado.

Por isso, para facilitar esse processo e fazer com que o seu cérebro se concentre e memorize melhor tudo isso, você precisará recorrer a alguns recursos visuais, como marcações com canetas coloridas.

Por isso, você pode comprar várias delas, de variadas cores, para deixar os estudos mais fáceis. Uma dica, por exemplo, é usar as canetas coloridas para criar uma mapa mental, que é uma estratégia para decorar e organizar as suas matérias na hora de estudar.

3 – Marcadores de texto

Outro item que não pode faltar na lista de material para quem vai para a faculdade é a caneta marca-texto.

Isso porque é comum durante a vida escolar de um estudante universitário ter que comprar inúmeras apostilas em cada semestre (sim, você irá gastar muito dinheiro com cópias, em vez de livros), o que quer dizer que você vai ter que fazer muitas leituras e, portanto, ter que memorizar muita coisa para aprender, tarefa que pode ser facilitada com a ajuda de um marcador de texto.

Existem várias cores disponíveis atualmente no mercado: rosa, verde, amarelo, laranja, etc. A cor fica a seu critério para compor o seu material universitário.

4 – Pasta portfólio ou sanfonada

Falei sério quando disse que você irá comprar muitas apostilas durante a faculdade. Por isso, nada melhor que adicionar à sua lista de material escolar para quem vai para a faculdade uma pasta portfólio ou sanfonada.

Nela, você poderá guardar todas as cópias que comprar e outros textos distribuídos pelos professores ao longo dos semestres, dividindo o conteúdo por categorias, o que facilitará muito a organização e, é claro, o seu aprendizado.

Assim, depois de terminar cada leitura, você poderá guardar todas as folhas para usar mais para frente. Não jogue nada fora, pois você, provavelmente, irá precisar para relembrar alguma matéria para uma prova ou seminário.

5 – Tablet ou notebook

Esse item pode ajudar muito quem vai ingressar em qualquer curso do Ensino Superior, mas não quer dizer que seja obrigatório. Afinal, a maioria das instituições de ensino já oferece toda a estrutura tecnológica necessária aos seus alunos, o que significa que você poderá chegar na faculdade e conseguir acessar computadores, tablets, câmeras fotográficas, etc. sem nenhum problema.

No entanto, se você o tipo de estudante que terá uma rotina corrida, ainda mais no caso de quem trabalha e vai direto para a aula e não tem muito tempo para estudar, sem dúvidas, ter um tablet ou notebook pode ajudar muito nessa missão.

Com esses aparelhos, você poderá estudar nos curtos intervalos de tempo que tiver, como horário de almoço, intervalo entre uma aula e outra, aquele período livre antes da primeira aula ou mesmo quando estiver esperando o restante da turma terminar uma prova, por exemplo. E você poderá fazer isso quando quiser e de onde estiver, bastando ter acesso à uma rede de internet.

6 – Pendrive

Em tempos em que você terá que armazenar muitas apostilas e trabalhos, inclusive, de forma digital, nada melhor que ter um pendrive à disposição para levar para onde quiser e poder acessar os materiais quando precisar.

Por isso, ele também é um item essencial na lista de material escolar para quem vai para faculdade. Neste dispositivo, você poderá guardar todas as suas apostilas, trabalhos, apresentações de slides, etc. Acredite: ele será o seu grande “quebra galho” durante a jornada acadêmica.

7 – Bolsa ou mochila

Outra dúvida bastante comum dos calouros do Ensino Superior é se devem comprar bolsa ou mochila para ir para a faculdade. A resposta é simples: vai depender do seu gosto e, obviamente, da sua rotina em específico.

Para quem estuda e trabalha, por exemplo, que precisa carregar marmitas, roupas, objetos do trabalho, etc., talvez uma mochila possa ajudar mais. Ou mesmo quem precisa dar uma parada para ir à academia também.

Enquanto isso, quem vai direto para a aula, provavelmente, não terá necessidade de levar muita coisa. Mas, é claro, não existe regra para isso! Cada uma deve analisar qual tipo de mochila ou bolsa se encaixa melhor no seu dia a dia.

8 – Post-its

Outros itens indispensáveis na lista de material para quem vai para faculdade são os post-its. Esses pequenos bloquinhos de papel coloridos são uma “mão na roda” na hora de organizar o material ou destacar alguma anotação importante durante o período letivo.

Neles, você pode anotar informações como datas de provas, observações para memorizar sobre os conteúdos que estão sendo estudados, datas de entrega de trabalhos ou de apresentações de seminários, entre outras coisas. Por isso, não deixe de levar o seu bloquinho de post-its já no primeiro dia de aula.

9 – Agenda

Acrescente à sua lista de material escolar para quem vai para faculdade uma agenda atualizada. Esse item também poderá ajudá-la a organizar melhor a rotina de estudos, ainda mais se você costuma ser do tipo de aluna mais esquecida.

Lembre-se: na vida de estudante universitária, quanto mais recursos você tiver para memorizar e organizar a rotina, melhor para você.

Outros itens que não podem faltar na lista de material escolar para quem vai para faculdade

  • Estojo de canetas;
  • Lápis ou lapiseira;
  • Borracha;
  • Apontador
  • Grafite;
  • Corretivo;
  • Calculadora, compasso, régua, etc. (no caso de estudantes de cursos de exatas).

Gostou de conferir quais são os itens ideais para a lista de material para quem vai para faculdade? Compartilhe esse artigo com o seu amigo que acabou de passar no vestibular!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!