Um dos produtos mais antigos e usados pela grande maioria das mulheres, o Leite de Rosas pode trazer grandes benefícios para a pele, desde que utilizado corretamente. Para descobrir mais sobre esse produto tão antigo e útil, acompanhe!
Leite de Rosas
Para quem não sabe, o Leite de Rosas é uma invenção brasileira, criada por Francisco Olympio de Oliveira, aos 52 anos de idade. Isso porque, ao se mudar para o Rio de Janeiro, Francisco notou a necessidade de algo para tonificar e desodorar a pele.
Com uma embalagem rosa muito característica, o Leite de Rosas é muito conhecido pelo preço acessível, além de ser passado de geração em geração. Presente desde 1929, é muito conhecido por mães e avós que usam como demaquilante ou clareador de manchas.
Sendo vendido em forma líquida, o Leite de Rosas é aplicado, pelo menos, duas vezes ao dia com o auxílio de um algodão. Isso porque o produto traz vantagens como:
- Maior hidratação da pele;
- Retira o mau odor de pés e axilas;
- Diminui oleosidade;
- Elimina espinhas;
- Retira manchas recentes.
Além disso, quando usado junto bicarbonato, pode servir para clarear as virilhas e axilas. Porém, o Leite de Rosas deve ser usado preferencialmente um dia sim e outro não. Por conta de ser um produto forte, pode danificar a pele e trazer o efeito oposto ao desejado.
Porém, muito mais do que somente o cuidado para com a pele do rosto, o Leite de Rosas pode ser utilizado para diversas outras finalidades.
Uso do produto para combater as espinhas
Alguns indivíduos podem sofrer com espinhas até mesmo na idade adulta. A boa notícia, é que o problema pode ser revertido com a utilização correte do Leite de Rosas. A utilização do produto para a remoção das espinhas, segue da seguinte forma:
Umedeça uma bola de algodão no Leite de Rosas;
- Aplique em toda a região afetada;
- Deixe secar naturalmente.
Esse processo pode ser repetido duas vezes ao dia: uma vez ao acordar e outra vez à noite. Dessa forma, as espinhas secam muito rápido.
Porém, é preciso ter um cuidado um pouco mais além do exterior. Afinal, as espinhas e demais problemas de pele, podem ser um reflexo muito claro de como está o interior de nosso corpo. Ou seja, tudo aquilo que comemos e bebemos, reflete na saúde da pele.
Por isso, junto ao produto, beba muita água, se alimente corretamente, utilize protetor solar e consulte sempre um dermatologista.
Leite de Rosas como demaquilante
Todo mundo sabe que dormir com maquiagem é um dos maiores malefícios para a pele. Por outro lado, mesmo tirando a maquiagem com água e sabão, não ter um demaquilante em mãos é, também, um problema.
Assim, o Leite de Rosas também pode atuar como demaquilante. Mesmo que seja uma utilização polêmica, tem muitas pessoas que atestam a eficácia do produto para essa finalidade. Porém, não é indicado utilizá-lo como demaquilante caso sua pele seja muito sensível ou caso o uso de maquiagem seja diário.
Logo, caso haja a necessidade de usar um demaquilante com grande frequência, opte pelos produtos próprios para essa função.
Função desodorante
Os desodorantes comuns possuem sais de alumínio que podem ter efeitos tóxicos para o organismo humano. Assim, o Leite de Rosas possui substâncias que inibe o odor desagradável do suor, mas não impede a transpiração do corpo.
Fim às frieiras
Dizem que alguns ensinamentos populares, dificilmente erram. Esse também é o caso do Leite de Rosas, que possui óxido de zinco que atua como antifúngico e seca as frieiras. Porém, é sempre válido lembrar que o efeito é mais latente em frieiras e problemas de pele que são leves.
Logo, em caso de problemas mais graves, é sempre indicado conversar com um médico para saber qual a forma mais correta de proceder.
Clarear a pele com o Leite de Rosas
Como dito no início do artigo, o Leite de Rosas também pode ser utilizado para clarear a pele. A receita para esse feito, pode parecer um pouco inusitada e diferente para muitas pessoas. Afinal, ela envolve uma certa quantidade de bicarbonato de sódio. Confira:
- 60 ml de Leite de Rosas;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Misture o bicarbonato no Leite de Rosas e agite-o muito bem. Deixe descansando durante uma noite inteira, preferencialmente. No outro dia, basta aplicar o tônico. A receita indica que a mistura seja aplicada à noite, antes de dormir.
Para barbear e como pós-barba
Para os homens, o Leite de Rosas também pode ser usado no lugar do creme de barbear. Existem homens que amaram e aprovaram a ideia, e outros que acabaram ficando com a pele irritada. O ideal é testar, porém, caso tenha a pele sensível, opte pelo creme de barbear.
Porém, se a intenção é utilizá-lo como pós-barba, o risco de irritação é bem menor. Afinal, muitos homens já são experientes em como fazer barba e, por conta disso, tomam o devido cuidado para que a pele não sofra nenhum corte ou irritação.
Para ser usado depois de fazer a barba, a indicação é aplicar sempre com um algodão. Nada de errado em aplicar com as mãos, mas o algodão é mais higiênico e fácil de realizar a aplicação.
Eliminar fungos
Assim como pode ser utilizado para secar espinhas, remover frieiras e retirar mau odor, o Leite de Rosas pode ser usado, também, como um produto barato e acessível para remover os fungos presentes na parede do banheiro.
Além disso, também impede a proliferação de bactérias no ambiente. Para a utilização do produto como um removedor de fungos, o indicado é colocá-lo em um borrifador. Após isso, basta borrifar na parede e limpar com um pano ou esponja molhada.
Inclusive, muitas pessoas indicam utilizar o Leite de Rosas misturado com um pouco de Quiboa, detergente e água. Assim, fica mais fácil remover os fungos e deixar as paredes devidamente higienizadas, perfumadas e sem a proliferação acelerada de bactérias.
Com tudo isso, é possível entender tamanha fama desse produto brasileiro que é tão útil e benéfico. Assim, o Leite de Rosas se torna um produto acessível e fácil de encontrar, podendo ser utilizado por qualquer pessoa e para diversas finalidades além do cuidado somente com a pele do rosto.
Deixe seu comentário!