Bem Resolvida

Decoração para repaginar a casa (reforma sem obra)

Provavelmente, tem algo na sua casa que você queira mudar. Pode ser algo mais simples, como quadros, enfeites ou até coisas mais elaboradas, como colocar novas janelas, mudar as cores da parede e até mesmo ampliar os cômodos para conseguir mais espaço.

O único problema é que essas coisas, geralmente, levam um tempo considerável para serem implementadas e, principalmente, gastam muito dinheiro. Aqui, mostraremos formas de deixar sua casa mais agradável e aconchegante de uma forma mais simples e muito mais econômica.

Continue a leitura e confira, nos próximos parágrafos, dicas de decoração para repaginar a casa fazendo uma reforma sem precisar de obra!

Dicas que você deve seguir antes de iniciar uma reforma

Muitas pessoas veem um grande problema em fazer reformas, já que, muitas vezes, se tornam um investimento não tão bom, levando em conta que elas tomam muito tempo e costumam ser muito caras. Acabam, portanto, tendo um enorme prejuízo.

Então, antes de decidir fazer alguma mudança em casa, por menor que ela seja, é sempre importante fazer um orçamento com tudo aquilo que você irá gastar. Isso é ideal não só para reformas e o maior benefício é que evita futuras dívidas e frustrações.

Por que fazer mudanças no lar?

É importante notar também por que é interessante fazer mudanças no seu lar. Muitas pessoas se frustram após reformas, por não ter pensado no motivo para elas quererem uma reforma. Elas não sabem o que querem, mas fazem a reforma mesmo assim, e, depois de feita, veem que não é isso que queriam.

Se você quer ampliar seus cômodos pela falta de espaço para guardar suas coisas, por exemplo, seria muito melhor investir em móveis planejados, de modo que eles ocupem de maneira estratégica pouco espaço e, ainda assim, possam suprir todas as suas necessidades.

Veja também:

7 dicas para fazer a lista de compras para o supermercado e facilitar a rotina!

Como escolher a decoração para repaginar a casa?

Uma coisa que você deve fazer antes de começar qualquer decoração é escolher as cores e estilos que você vai utilizar. Depois, deve-se pensar em como essas cores e estilos poderão entrar em harmonia, combinando.

Se você somente inserir as coisas das quais gosta, é bem possível que haja uma diferença grande e um extenso número “informações” no ambiente da sua casa, o que pode deixar o lugar com um ar pesado e pouco convidativo.

Às vezes, o mais simples é o melhor. Então, selecione uma paleta de cores que irá usar e insira essas cores pelo ambiente, de forma não muito exagerada, claro. Assim, os elementos irão ficar harmonizados e trarão uma delicadeza ao ambiente que será possível perceber logo ao entrar no espaço.

Coisas para ajudar a melhorar o seu lar

Para deixar sua casa com uma cara nova, conferindo modernidade ou até mesmo outros estilos, uma ideia interessante é modificar os pisos e azulejos. Não necessariamente você precisa trocá-los. Você pode somente adesivar os pisos da forma que quiser, pode também pintar os azulejos com uma tinta específica e fazer um acabamento com pedras.

Além dos pisos, que, se forem escolhidos corretamente, dão um up na casa, é bom pensar na parede. Além de pintá-la, você pode a decorar com papéis de parede, colocar quadros e fotografias que a deixarão com “vida”. Outra possibilidade é pintá-la com tinta lousa e, nela, você poderá desenhar e escrever sempre aquilo que quiser!

Procure espaços da casa que você não utilize e, por mais que eles sejam pequenos, usufrua o máximo do que eles têm a oferecer. Há nichos e prateleiras que se encaixam em lugares que outros móveis não conseguem alcançar, o que pode ser uma boa ideia para acabar com as sobras excessivas de espaço, além de servir como uma decoração.

E aqui vai outra dica importante: reutilize suas coisas velhas, customize suas coisas em desuso e volte a utilizá-las. É possível, por exemplo, pintar e encapar aqueles móveis que você não quer mais, dando uma “cara nova” para eles. O bom de fazer isso é que você não joga nada fora, economiza dinheiro e, ainda, personaliza o móvel do jeito que quiser!

Se seu objetivo de reforma é trazer a sensação de que tem um ambiente maior, opte por colocar espelhos pela casa e pintar as paredes em tons mais claros. Os espelhos ajudam a ampliar visualmente o ambiente, fazendo com que ele pareça tem maiores extensões. Pintar as paredes em tons mais claros também pode surtir um efeito parecido.

Caso sua principal prioridade seja deixar a casa mais confortável e trazer mais aconchego, aposte em cortinas com cores mais opacas. Elas vão trazer uma sensação de conforto e privacidade. Se o objetivo é esse, evitar os modelos repletos de brilho e detalhes é uma boa opção.

Outra ideia que pode funcionar muito bem é fazer uma horta em casa, porque, além de decorar o ambiente, ela trará um estímulo para você ter uma alimentação mais saudável. É possível até mesmo reutilizar recipientes para o plantio e, ainda, fazer diferentes estilos de horta, que combinem com o restante da sua decoração.

Investir em iluminação também é uma boa ferramenta para trazer conforto ao lar. As luminárias trazem um ar totalmente diferente para a casa, ainda mais nos quartos, onde trazem uma sensação de aconchego. Além disso, é possível também criar, com poucos materiais, sua própria luminária, além de poder inserir pisca-piscas no lugar. O que acha?

E se, mesmo assim, eu estiver perdida?

 

Ainda assim, você pode não estar tão segura de que atitudes tomar, com medo de prejudicar todo o ambiente. Caso preferir, pode também contratar um especialista para lhe auxiliar na realização do seu projeto. É importante buscar um profissional mais qualificado, pois uma boa orientação é muito importante!

Se optar por usar materiais comprados, procure materiais resistentes e de boa qualidade, analisando o custo-benefício, e não se esqueça de se manter fiel ao seu planejamento de gastos.

Se você tiver a habilidade de consertar alguma coisa, pintar paredes e entender de outros assuntos do tipo, por que não utilizar isso no seu projeto? Se você realmente sabe o que deve ser feito, não se acanhe! Utilize suas habilidades. Assim, você economizará dinheiro.

Caso queira decorar e mudar a aparência de toda a sua casa, procure mudar apenas um ambiente por vez. Além de fazer menos “bagunça”, evita que fique com uma reforma muito incompleta, o que é ruim para o caso de acabar o dinheiro e não houver nenhum cômodo pronto.

Deixe seu comentário!