Bem Resolvida

Cabelo platinado: como fazer em casa e dicas para cuidar!

O cabelo platinado é uma moda atual e um estilo em que as pessoas estão se apegando muito, por conta de ser diferente, além de muito bonito, sexy e despojado.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender como apostar nessa técnica em casa, tomando todos os cuidados necessários, além de conferir quais são os diferentes tipos de tons usados, a fim de combinar a melhor nuance com o seu gosto, tom de pele e cor natural dos fios. Vamos lá?!

Veja também:

Luzes para morenas: saiba como aderir ao visual ‘morena iluminada’ passo a passo

Afinal, o que é um cabelo platinado?

O cabelo platinado é o cabelo loiro claríssimo que virou tendência nos últimos anos, especialmente entre as celebridades.

O procedimento ganhou esse nome por deixar o cabelo loiro um tom super claro, semelhante à cor platina. Basicamente, é como se o cabelo estivesse quase cinza, na verdade, ficando e uma tonalidade bastante chamativa e bonita.

Tons de platinado

Existem vários tipos de platinado, desde o que é feito com uma tonalidade mais clara até um fundo mais escuro, o que vai depender do tipo de cabelo da pessoa também. Mas, geralmente, o platinado fica entre as cores cinza e branco.

Veja também:

Tons de loiro para morenas: descubra qual combina melhor com a sua pele

Preço para fazer cabelo platinado no salão

Na verdade, diferente de que muitos pensam, esse procedimento é barato e fica entre 15 e 20 reais, mesmo preço de um corte mesmo. Mas, em salões melhores, pode custar até 50 reais.

Como fazer o cabelo platinado: aprenda passo a passo

É recomendado que se procure um profissional para fazer o procedimento original desse tipo de procedimento. Portanto, não tente fazer em casa. Isso pode prejudicar seu cabelo, estragando os fios. Além disso, você vai mexer com vários produtos químicos que você desconhece e não saberá manuseá-los corretamente.

Por outro lado, você pode fazer um procedimento que, apesar de não ser original, também serve para platinar o cabelo em casa. Confira:

Passo 1: A primeira coisa é você descolorir seu cabelo. Ou seja, você vai usar produtos que vão tirar a cor natural do seu cabelo por um tempo. Por isso, é importante que você tenha certeza de que quer fazer esse procedimento, já que, dali para frente, não há mais volta. Você só poderá voltar à cor do cabelo “normal” depois de um bom tempo.

Passo 2: Para isso, divida seu cabelo em 4 partes e aplique uma mistura de pó descolorante com água oxigenada e espere por 40 minutos. Esse tempo, na verdade vai depender do seu cabelo. Pode ser mais ou pode ser menos. Então, é bom que você fique de olho nisso. Se o seu cabelo for mais claro, por exemplo, você pode deixar algo como meia hora.

Passo 3: Após todo esse processo, você deve lavar seu cabelo com shampoo antirresíduos por um tempo. Se você chegou ao terceiro passo e não viu seu cabelo platinado ainda, pode ficar tranquila! Isso é normal. Só a descoloração e a lavagem não fazem seu cabelo estar platinado. Na verdade, a descoloração nada mais é que tirar a cor natural do sue cabelo. Sem ela, o seu platinado não ficaria 100%.

Passo 4: O quarto e penúltimo processo é o que você realmente verá que ele está ficando platinado. Agora, você deverá passar o tonalizante da cor platinada para obter o resultado desejado. O tonalizante é como uma tintura, mas é muito menos agressivo que a tintura. Depois de aplicar o produto, observe a cor do cabelo, para que você possa ter noção do quanto gosta dele claro e para que não fique exagerado demais.

Passo 5: Por último, é hora de lavar pela segunda vez. Então, você deve lavar novamente, mas, dessa vez, com shampoo de ação hidratante. Após a lavagem, você terá seu cabelo platinado.

Veja também:

Shampoozada: saiba como clarear o cabelo sem agredir os fios

Recomendações:

Se você nunca mexeu com tintura ou tem pouca experiência, vá a um profissional. Pode até ser mais caro ir a um salão de beleza do que fazer em casa, mas o barato de fazer em casa pode sair caro, pelo fato de que é um processo muito detalhado, e você pode não gostar do resultado.

Apenas um profissional sabe o quanto é importante para uma cliente que ela se sinta bem com seu cabelo e sabe o que é necessário para ter o platinado perfeito, desde o tom ideal até os melhores produtos para conseguir o efeito desejado. Portanto, se você nunca pintou um cabelo, pode ter dificuldades em todo esse processo.

É verdade que não parece tão difícil fazer um cabelo platinado em casa, mas não se esqueça que qualquer errinho pode estragar o seu cabelo de modo geral e, às vezes, até irreversível.

Cuidados com o cabelo platinado

A primeira coisa que você deve saber é que, nos primeiros dias, o seu cabelo não vai estar perfeitamente platinado. Isso deve demorar 5 ou 6 dias.

Mas, já de imediato, são diversos os cuidados que você precisará ter com os fios. Também é preciso saber que você vai gastar muito dinheiro com produtos. Então, se você pensa em não ir a um cabeleireiro e fazer em casa por falta de dinheiro, então é melhor desistir do cabelo platinado.

Além de alguns produtos, você vai precisar fazer alguns tratamentos no cabeleireiro para reforçar seu platinado. O primeiro cuidado é você lavar os fios, no mínimo, duas vezes na semana com um shampoo hidratante. No início, como o platinado ainda está se fixando no cabelo, talvez você precise fazer isso só uma vez na semana.

O procedimento que falamos que deve ser feito no cabeleireiro é o de cauterização capilar, a cada 15 dias. Ainda, você deve evitar chapinhas e babyliss. Lembre-se que seu cabelo está mais fraco e esse tipo de procedimento no cabelo pode fazer ele cair.

Por fim, você deverá dar um retoque na cor pelos menos uma vez por mês. Também é preferível que você vá até um salão de beleza para isso.

Veja também:

Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

Gostou do artigo? Compartilhe-o!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!