A tatuagem fênix é uma das mais escolhidas nos estúdios de tatuagens. Com um simbolismo muito forte, principalmente na mitologia grega, costuma estar associada a força e a regeneração que um ser tem depois da morte. Confira a seguir, todas as informações sobre essa tatuagem e seus simbolismos.
Simbolismo da tatuagem fênix
A tatuagem fênix fica atrás apenas dos desenhos de águia nos estúdios de tatuagem. Pertencente a mitologia grega, esse símbolo se tornou a bandeira daqueles que ressurgiam de suas próprias cinzas.
Segundo a mitologia, essa ave quando morria entrava em combustão sozinha, para tempos depois, ressurgir das próprias cinzas. Apesar desse significado ser o mais famoso, ainda existem outros em diferentes culturas.
É comum que as pessoas que tenham sofrido diferentes adversidades na vida, escolham esse tipo de desenho para colocarem nas suas peles. É como se elas tivessem falando para o mundo que também renasceram das cinzas.
Além de todo esse significado de poder e regeneração, acredita-se que cada parte do corpo do pássaro também possua um significado especial.
Por exemplo, na tatuagem fênix, as asas representam a liberdade e a prosperidade, já a cabeça representa a inteligência e a confiança, o corpo representa a bondade no mundo material.
Os antigos afirmam que a fênix está ligada ao mundo místico e todos os seus significados ocultos, isso significa muito mais do que tudo o que pudermos imaginar.
Para a cultura xamânica, a fênix está ligada as energias do sol e as semelhanças com esses astros são muitas. Ao fim do dia, o astro rei se põe, como as cinzas das aves quando morre. E a cada novo dia ele tem o poder de renascer, com muito mais energia, da mesma maneira que a ave quando renasce.
Veja também:
Estilos de tatuagem que existem
Começar o projeto de uma tatuagem nova, requer uma programação e pesquisa em relação aos estilos que existem.
Depois de definido qual o estilo que você quer na sua tatuagem fênix o próximo passo é escolher o profissional que tenha habilidade na técnica e no estilo.
Assim como na arte, a tatuagem também possui diferentes correntes artísticas. Conhecer cada uma dessas correntes vai facilitar na hora de escolher o artista que vai fazer o seu desenho. Dessa maneira, o resultado será surpreendentemente maravilhoso.
Certamente é preciso entender que nem todos os estilos se encaixam nos desenhos escolhidos. Mas existem artes onde mais de um estilo são utilizados no desenho.
Conheça a seguir alguns estilos de desenhos
1 – Old School
Esse estilo de desenho de tatuagem é o mais antigo que existe. Não utilizadas muitas cores e os desenhos mais comuns são as âncoras, corações, caveiras mexicanas, pinups e barcos. O traço e contorno desse estilo é mais grosso.
2 – New School
Esse estilo é uma releitura do estilo anterior, os elementos trazidos para o desenho geralmente são bem parecidos, mas também é possível explorar outros diferentes temas. Mais cores e traços são usados no desenho. Suas características se assemelham as do cartoon e das artes encontradas nas ruas.
3 – Geométrico
Nesse estilo de desenho, os símbolos geométricos é que compõem a tatuagem. É comum encontrarmos círculos, triângulos e outras formas geométricas.
4 – Tons diferentes de cinza
Os desenhos desse estilo parecem que receberam um filtro preto e branco do Instagram. Esse estilo foi mais popular nos anos 90, mas permanece até hoje. Inclusive é um dos mais escolhidos para o tipo de tatuagem fênix.
5 – Aquarela
Esse é um estilo de tatuagem que está muito na moda. Os desenhos desse estilo se assemelham a de uma aquarela mesmo, como aquelas pinturas, cujas tintas eram jogadas sobre a tela, uma se sobrepondo a outra.
6 – Pontilhismo
No pontilhismo os desenhos são construídos apenas com pontos de cor preta e branca.
7 – Fotorrealismo
Como o próprio nome diz, o desenho é feito o mais próximo da realidade possível. Os artistas desse estilo precisam ter muita experiência com esse tipo de pintura, pois caso contrário a arte final ficará bem comprometida. A fisionomia tende a ficar monstruosa quando o desenho não é bem feito.
8 – Biomecânico
Os desenhos desse estilo simulam as partes do corpo humano ou não, só que feitas de metal.
9 – Tribal
Muito popular na década de 90, esse estilo é uma cópia dos desenhos que eram feitos nas tribos.
10 – Maori
Também vinda das tribos neozelandesas, o estilo maori transcendeu as épocas e é muito pedido nos estúdios de tatuagens.
11 – Oriental
Os desenhos no estilo oriental utilizam muitas cores e símbolos especiais como os peixes, samurais, gueixas, tigres, mar, dragões e árvores como as cerejeiras, muito populares no Japão.
Melhores lugares para fazer uma tatuagem fênix
A tatuagem fênix costuma ser encontrada na região das costas tanto de homens quanto de mulheres. Esse local costuma ser o preferido, pois é amplo e dá a liberdade para o artista criar o que quiser.
A fênix é um pássaro que possui diferentes detalhes, por isso, quanto maior for o espaço melhor será para o desenho. As cores utilizadas no desenho da tatuagem fênix são bem fortes. Geralmente os desenhos são feitos em vermelho ou preto e os detalhes todos sombreados.
Logicamente, que os detalhes e as cores utilizadas, assim como os traços vão depender do estilo que você escolher para o seu desenho.
Alguns cuidados essenciais com a tatuagem fênix
Mesmo escolhendo o melhor tatuador, o estúdio mais caro do planeta se você não cuidar da sua tatuagem ela poderá se transformar num verdadeiro desastre para a sua saúde.
Sendo assim, para te ajudar, listamos a seguir algumas dicas de cuidados para a sua tatuagem fênix.
1 – Mantenha a higiene
É preciso entender que a tatuagem nada mais é do que um ferimento, nesse caso as perfurações das agulhas. Como todo ferimento ela precisa cicatrizar, isso significa que alguns cuidados devem ser tomados.
O primeiro deles é a higiene, você jamais poderá tocar a região da sua tatuagem com as mãos sujas. Portanto, lave a região com sabonete antisséptico e sempre enxágue com água fria. Não utilize água quente de maneira nenhuma, pois isso dificulta que a pele se cicatrize, além de aumentar a circulação sanguínea da região machucada.
2 – Passe apenas as pomadas que foram indicadas
Existem pomadas excelentes que ajudam no processo de cicatrização da pele. Alguns profissionais recomendam apenas passar vaselina, o ideal é conversar com o seu tatuador. Confira as suas recomendações e analise se precisa de uma consulta com o Médico Dermatologista. Aliás, é ele que você vai procurar, caso tenha alguma alteração na sua pele.
Não utilize nenhum outro produto na sua tatuagem fênix, mesmo que ele tenha sido recomendado pela sua avozinha.
3 – Controle a vontade de coçar
Quando a cicatrização da pele está de fato acontecendo é totalmente normal que ela coce. Mas não é uma coceirinha qualquer, é uma grande coceira, geralmente incontrolável.
A recomendação é que você afaste as suas unhas das casquinhas da sua tatuagem fênix, caso contrário o resultado do desenho será desastroso. Pois cada casquinha que você arrancar é um traço do desenho que faltará, pense nisso!
Deixe seu comentário!