Bem Resolvida

Sonhar com o ouvido sangrando: o que significa?

Frequentemente, temos sonhos estranhos e, ao acordar deles, a primeira coisa que se passa pela cabeça é do por que sonhamos aquilo, ou o que ele quer dizer. Por vezes, ficamos o dia todo com isso na cabeça, tentando  encontrar uma resposta sobre o significado do sonho.

Por vezes, podemos sonhar com sangue e isso nos assustar. Hoje, abordaremos mais sobre o significado de sonhar com o ouvido sangrando

O que são sonhos?

Antes de entender o significado dos sonhos, é necessário compreender o que de fato são sonhos. Sonhos são constituídos de uma mistura de sons, imagens, pensamentos, lembranças ou fantasias que se manifestam em nossas mentes quando estamos dormindo, principalmente em sono profundo. 

Para a psicanálise, sonhos são  uma forma de representação dos nossos desejos profundos e sinceros, que estão reprimidos dentro de nós. E na hora do sono, eles surgem para mostrar o que mais buscamos. 

Deste modo, podemos definir sonhos como um meio de sermos mostrados as nossas esperanças, medos, desejos, e anseios comuns, que por vezes tentamos “varrer debaixo do tapete” ou não conseguimos resolver e/ou enfrentar. 

Veja também:

Sonhar que alguém quer te matar: qual o significado?

Por que sonhamos?

Se colocarmos  na ponta do lápis, passamos um terço da nossa vida dormindo mas, passamos somente poucos minutos sonhando. Sonhamos uma média de seis anos no total em toda a nossa vida. 

Enquanto estamos dormindo, apenas o centro lógico de nosso cérebro para de funcionar, isso justifica o fato de os sonhos adquirirem formas irreais. Durante o sonho, o cérebro é totalmente ativado, exigindo o dobro do fluxo sanguíneo necessário.

Para que o sonho não seja exteriorizado, nossos membros são paralisados temporariamente através de sinais emitidos pelo cérebro para a medula espinhal. A única coisa que se movimenta quando estamos nesse estágio são os olhos. Estes, se movem conforme a atividade que fazemos no sonho. 

Durante o sono, o cérebro  tem um papel importante, o de descartar e selecionar memórias. Por isso que, antes de alguma prova, o recomendado é sempre dormir bem. Assim, o conteúdo estudado permanece na memória no dia seguinte. 

Além dessa função, é durante o sonho que o cérebro  procura resolver problemas que ocupam nossa mente o dia todo. Esse fato diz a respeito daquelas coisas que não conseguimos resolver ontem, por exemplo, mas ao acordar hoje, a solução para o problema parece ter aparecido em nosso pensamento como mágica. 

Segundo Freud, os sonhos têm a função de satisfazer nossos desejos. Mas nem mesmo os vários estudos por trás de seu livro “a interpretação dos sonhos” foram capazes de responder de modo certeiro todas as perguntas acerca dos sonhos e seus significados.

Veja também:

Sonhar com alguém passando mal: o que significa?

Sonhos e seus significados

O sonho é um dos mistérios mais indecifráveis e objeto constante de estudos desde o início da humanidade. Antigamente, os povos interpretavam os  sonhos como mensagens divinas ou premonições.

Os egípcios acreditavam que os sonhos eram de um mundo sobrenatural. Já para os gregos, eram sinais divinos, e na maioria das vezes, utilizado na medicina.

Como vemos, desde a antiguidade os povos relacionam sonhos com algum significado. Com o passar dos anos, esse estudo se aprofunda nessa área de conhecimento, trazendo à tona determinados significados para situações específicas que acontecem nos sonhos. 

O significa sonhar com o ouvido sangrando?

A presença de sangue nos sonhos significa vitalidade, frustração e afeição. Sonhar que está sangrando indica uma frustração da sua mente, que você esteja se sentindo muito cansado ou  um possível encontro desagradável com pessoas ao seu redor.

Sonhar com sangue também pode simbolizar energiza, refletindo se algum aspecto em sua vida é forte ou saudável. O sangue presente fora do corpo simboliza perda de força em algum aspecto de sua vida. Veja alguns significados gerais sobre sonhar com sangue, seja saindo do nariz ou ouvido até:

  • Ações negativas ou positivas do passado que estão se repetindo, e de algum modo, está afetando seu emocional;
  • Danos emocional em consequência da vontade de brigar com alguém;
  • Ansiedade em relação à quantidade de trabalhos que estão surgindo ou medo de não dar conta de tudo o que está sob sua alçada;
  • Medo de ser traído por alguém que você confia muito;
  • Está vivenciando um confronto com algum amigo;
  • Sentimento de perda de poder, podendo estar ligado ao trabalho ou a relacionamentos.

Veja também:

Sonhar com tia que já morreu: o que significa?

Sonhar com o ouvido sangrando não é tão comum e, quando acontece, as pessoas acabam não procurando o seu significado por se sentirem mal. Existem algumas teorias mais claras sobre esse sonho. Veja:

Não consegue escutar o que é importante para você

Tal sonho representa que seus ouvidos não estão desempenhando a função deles corretamente, pois estão com problemas mais graves. Ou seja, a presença de problemas emocionais em sua vida, impedem que você enxergue o mundo de outra forma. 

O sonho vem alertar que é necessário resolver os problemas que está enfrentando para que, só assim, novas e boas oportunidades cheguem até você.

Não saber lidar com a verdade

Às vezes, é difícil ouvir o que o outro tem a dizer sobre nós. Esse tipo de sonho trata exatamente disso. Diz o quanto você é sensível e incapaz de ouvir críticas a respeito do seu jeito, pensamentos ou comportamento.

Essa incapacidade de lidar com o que você passa ao outro pode levar a te deixar só no mundo. Ouvir o outro, independente se for bom ou ruim, é importante para a empatia, evolução humana e autocrítica. 

Palavras que machucam

Pode ser que no dia do sonho, ou no dia anterior, você tenha passado por brigas, discussão ou ouviu algo que te machucou, e aquela situação não saiu da sua cabeça. Tal fato, te fez tão mal que acabou refletindo no sonho. 

Sensação que tudo o que dizem sobre você é nocivo

O lugar onde você vive, trabalha ou estuda está rodeado de pessoas que geram discussões frequentemente sem motivos ou fofocas. Mesmo sem perceber, você desenvolver um certo medo destas pessoas falarem coisas sobre você. Por este medo estar subconsciente, acaba refletindo no sonho.

Deixe seu comentário!