Bem Resolvida

Corte bordado ajuda a eliminar pontas duplas

Corte bordado

Quem de nós já passou pelo dilema: deixo o cabelo crescer ou corto todas pontas danificadas? Contudo, isso não precisar ser mais um pesadelo. Se você ama seu cabelo grande, mas percebe que precisa cortá-lo, o corte bordado é para você!

Por outro lado, se você tem cabelo curto, ou quer revitalizar por completo os seus fios, o corte bordado também vai te agradar. Essa técnica promete retirar todas as pontas duplas e deixar o seu cabelo muito mais saudável; tudo isso sem mexer no comprimento.

Confira a seguir mais sobre o corte bordado, suas indicações, benefícios e algumas dicas para fazê-lo durar mais!

O que é corte bordado?

O corte bordado é uma técnica de remoção de pontas duplas ou ressecadas dos fios capilares. Esse tipo de corte é indicado para todos os tipos de cabelos, sejam eles lisos ou enrolados, curtos ou longos. O mais interessante sobre o corte bordado é que, diferente dos cortes tradicionais, ele não tira o comprimento dos fios e remove as pontas duplas do cabelo por inteiro; não somente nas extremidades.

Independente se o cabelo está danificado devido à coloração, uso em excesso de secador ou chapinha, exposição ao sol, falta de corte ou outro procedimento químico, essa técnica promete tirar o aspecto de ressecamento que as pontas duplas causam. Além disso, o corte bordado pode ser realizado em conjunto com o corte tradicional, a fim de proporcionar a revitalização completa dos fios.

Como é feito o corte das pontas duplas?

Embora a técnica de corte bordado seja bem simples, é imprescindível que ela seja feita por um profissional. Em primeiro lugar, é preciso que o cabelo esteja limpo e seco, uma vez que a água e a oleosidade podem camuflar as pontas que precisam ser aparadas. Além disso, pode ser necessário fazer uma escova nos cabelos cacheados a fim de evidenciar as pontas danificadas. Dessa forma, vamos garantir que todas as pontas duplas sejam cortadas.

Atualmente, existem duas técnicas para fazer o corte bordado: com tesoura ou com uma máquina de corte específica para a técnica. Caso o procedimento seja realizado de forma manual, com tesoura ou navalha, elas devem ser profissionais e afiadas a laser.

O corte bordado feito com a tesoura é uma técnica bem demorada, podendo levar até duas horas. Para fazê-lo, é preciso dividir o cabelo em mechas finas. Em seguida, o cabelo é pinçado com os dedos, desde a raiz até as pontas, para que a parte danificada salte e seja cortada com a tesoura. Depois de fazer isso em todos o cabelo, o profissional repartirá o cabelo novamente e enrolará as mechas para se certificar que nenhuma ponta dupla foi deixada para trás. Se alguma aparecer, deverá ser cortada!

Outra opção para realizar o corte bordado é com uma máquina removedora de pontas duplas, a split ender. O seu formato e modo de uso é semelhante a uma chapinha. Para fazer a técnica com esse equipamento o cabelo também estar limpo e seco, além de ser dividido em mechas finas. Em seguida, a máquina é passada por todos o comprimento do cabelo, removendo todas as pontas duplas e danificadas.

Benefícios do corte bordado

De fato, o corte bordado tem o poder de deixar o cabelo mais saudável sem que seja necessário mexer no comprimento. Além de retirar as pontas duplas, essa técnica diminui o frizz, dá mais leveza e brilho aos fios, melhora a sua textura e deixa os cachos mais definidos. Em conjunto, é possível observar maior facilidade para desembaraçar o cabelo e toque mais macio e aparência mais saudável.

Ademais, o corte bordado não tem nenhuma contraindicação. Isso acontece porque a técnica tira somente a parte do cabelo que está fragilizada e que prejudica a saúde dos fios. A única coisa que pode ser vista como um ponto negativo é o tempo que o processo manual demora. Já que o corte bordado exige uma análise detalhada, pode levar cerca de uma ou duas horas para ser feito com uma tesoura, dependendo da quantidade e comprimento do cabelo.

Corte bordado

Como manter os cabelos saudáveis após o corte

O corte bordado retira grande parte das pontas duplas. Entretanto, sem os cuidados adequados, elas podem voltar em pouco tempo. O ideal é que o corte seja feito a cada quarenta dias. De fato, durante esse intervalo de tempo, o que manterá a saúde dos fios são aos seus cuidados diários.

Primeiramente, não devemos esquecer de fazer uma hidratação por semana nos fios e uma reconstrução a cada quinze dias. Dessa forma, será mais difícil que se formem frizz e pontas duplas, já que esses danos são resultados de rompimento da cutícula capilar. Em contrapartida, se os fios estiverem muito danificados, pode ser preciso fazer outros procedimentos, como uma selagem capilar. Para isso, sempre consulte um cabeleireiro ou um terapeuta capilar!

Por fim, use um leave-in ou óleos reparadores de pontas para manter as extremidades do cabelo saudáveis no dia a dia. Além disso, sempre que possível, evite lavar o cabelo com água muito quente ou um shampoo muito agressivo. O secador e a chapinha também devem ser deixados de lado para quem quer recuperar a saúde dos fios, já que o calor excessivo tende a causar muitos danos.

Se você não abre mão se secar o cabelo após a lavagem, de preferência a usar o secador na temperatura morna. No caso da chapinha, se possível, o melhor é evitar o uso constante. Nesse ínterim, sempre se lembre se usar um bom protetor térmico para ajudar na proteção dos fios.

Considerações finais

De fato, o corte bordado é um sonho que se tornou realidade. Agora todas nós podemos nos livrar das pontas duplas sem alterar o comprimento. Quer o seu cabelo seja liso, cacheado, crespo ou ondulado; essa técnica vai te ajudar a eliminar as pontas duplas e a te deixar ainda mais linda!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Deixe seu comentário!