Bem Resolvida

Cronograma capilar: como fazer passo a passo e recuperar o cabelo em um mês

O cronograma capilar, como o nome sugere, é uma rotina de cuidados intensos para o cabelo. É um tratamento que foca em repor todos os nutrientes essenciais presentes na fibra capilar e manter a saúde e leveza dos fios por meio de três etapas, que são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Para quem está com o cabelos danificados e não quer gastar dinheiro com um tratamento caríssimo no salão pode começar o cronograma capilar em casa, com produtos acessíveis e receitinhas caseiras. É tão funcional quanto os tratamentos profissionais.

Os efeitos de um cronograma capilar podem surgir, dependendo da situação do cabelo, em até duas semanas. Se os danos estiverem muito graves, os resultados podem ser notados com até um mês.

O cronograma capilar é um método indicado para todos os tipos de cabelo, sobretudo para quem tem cabelo cacheado e crespo. Veja abaixo como fazer um cronograma capilar e conquistar fios mais saudáveis e bonitos sem gastar quase nada.

O que o cronograma capilar faz?

O cronograma capilar é um tratamento contínuo. Ele visa a recuperação de nutrientes importantes para os fios, que são perdidos de maneira natural no dia a dia, ou por meio de processos químicos e exposições excessivas ao calor. Após a adequação ao cronograma capilar, os resultados podem ser imediatos, dependendo da situação atual dos seus fios.

Mas pode ter certeza que muitos resultados positivos vão chegar após um tempo de tratamento intensivo.

Quanto tempo deve durar o cronograma capilar?

Como é uma rotina, a cada dois dias você irá fazer um passo do cronograma até completarem as quatro semanas. Você pode repetir os procedimentos por até seis meses e, após isso, depois de recuperado todos os nutrientes necessários, é importante dar uma pausa de, no mínimo, um mês. O cabelo tende a se acostumar com os produtos usados continuamente e os efeitos começam a ficar imperceptíveis (sem contar que nada em excesso faz bem, né?). De acordo com suas necessidades, você pode intercalar os tratamentos em até dois passos por semana. Assim será mais difícil acontecer uma reversão dos efeitos.

Passados os seis meses de cronograma, dê uma pausa de um mês, faça apenas o uso de seu método de limpeza de preferência e finalize como de costume, com o leave-in ou creme de pentear. Após um mês, você pode refazer o cronograma, revendo as necessidades atuais do seu cabelo. Portanto, o uso de máscaras de ação imediata, que são aplicadas no banho, pode continuar, para garantir mais saúde aos fios.

Como montar o seu cronograma capilar?

Primeiro de tudo, você precisa conhecer o seu cabelo e estar atenta ao aspecto que ele está apresentando. Para ajudar nisso, você pode fazer um teste de porosidade, que consiste em colocar um fio de cabelo (limpo, sem nenhum produto) em um copo com água. De acordo com a posição do fio, você saberá qual a maior necessidade do seu cabelo. Contudo, se você acabou de passar por um processo químico, ou apresenta fios muito quebradiços, você pode se adequar direto a um cronograma específico de reconstrução.

Hidratação

A hidratação é a etapa que foca em devolver toda a água e os nutrientes mais essenciais que foram perdidos naturalmente. A hidratação garante fios mais leves, macios e brilhosos, além de oferecer uma maior flexibilidade contra a quebra, e previne fios ressecados.

Para a etapa de hidratação, procure produtos com ativos como:

  • D-Pantenol
  • Manteiga de oliva
  • Babosa
  • Aminoácidos funcionais, como Cistina e Cisteína

Cronograma de hidratação

Veja também:

Confira as 5 melhores máscaras de hidratação para o cabelo

Nutrição

Na nutrição, o foco é recuperar a oleosidade natural dos fios, que também é perdida de diversas maneiras no dia a dia, e combater algumas agressões diárias, como a exposição à raios solares. É uma etapa essencial para os cabelos cacheados, que tendem a perder a oleosidade dos fios com maior facilidade, por conta de sua curvatura natural. A nutrição combate o ressecamento, o frizz e ajuda a fortalecer a fibra capilar.

Procure produtos com componentes oleosos para essa etapa, como:

  • Óleo de coco
  • Óleo de rícino
  • Azeite de oliva
  • Proteína do ovo

Cronograma de nutrição

Umectação

A umectação é uma etapa da nutrição que consiste em envolver os fios com óleos vegetais ou com máscaras exclusivas para o método. Pode ser feita algumas horas antes da lavagem, ou até mesmo antes de dormir, sendo esta a opção que apresenta maior eficácia e melhores resultados.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais intensa do cronograma capilar, pois é voltada para reparar danos maiores, causados aos fios por meio de procedimentos químicos ou alta exposição à temperaturas elevadas. A reconstrução foca na recuperação da massa capilar, repõe a força e combate a quebra. Os efeitos da reconstrução são os mais imediatos, isso porque, após essa etapa, o cabelo fica bem mais encorpado e apresenta mais saúde.

O ativo essencial que deve estar presente na reconstrução é a queratina. A queratina é a proteína mais importante presente nos fios. Ela é responsável por maior parte da constituição do fio e ajuda a manter a aparência saudável, além de garantir a resistência.

Além da queratina, outros ativos também são importantes na etapa de reconstrução. São eles:

  • Colágeno
  • Creatina
  • Cisteína
  • Arginina

Cronograma de reconstrução

Como fazer cronograma capilar caseiro e produtos

Embora seja dividido em três partes com funções diferentes, o cronograma capilar não exige uma variedade grande de produtos. Você pode escolher uma máscara capilar de sua preferência e, de acordo com a etapa, é só ajustar e potencializar a máscara adicionando elementos que contêm na composição os ativos responsáveis pela etapa em questão.

Por exemplo, no dia de hidratação, você pode adicionar a babosa ou então ampolas com D-Pantenol; na nutrição, você pode fazer a umectação ou então adicionar óleos vegetais; já na reconstrução, como é uma etapa de maior eficiência, é aconselhável comprar uma máscara própria para a etapa, com os ativos necessários, ou então acrescentar uma ampola de queratina à máscara de costume.

Porém, muitas marcas apresentam linhas específicas para o cronograma capilar, com produtos específicos para cada etapa. Também vale a pena investir nisso, principalmente quem não tem muito tempo para receitas caseiras.

Cuidar do cabelo e manter a aparência saudável não exige muito do seu tempo e nem do seu bolso. Se você busca um cabelo mais bonito e saudável, começar um cronograma capilar pode ser uma ótima ideia.

Até a próxima!

Veja também:

Vitória

Deixe seu comentário!