Bem Resolvida

Zazen é a base da prática Zen Budista: entenda

Zazen

A meditação é uma prática valiosíssima para controlar os seus medos mais profundos. Existem, inclusive, uma infinidade de práticas e tipos de meditação, como o Zazen. A prática é milenar e oferece diversos benefícios físicos, mentais e espirituais.

Zazen

O Zazen é um tipo de prática que já se explica no próprio nome. Afinal, o nome da prática significa basicamente “sentar Zen”. Dessa forma, é a prática de sentar-se a fim de tentar se conectar consigo mesmo. A maior vantagem do Zazen, é que pode ser praticado por todas as pessoas, independente de idade ou religião.

Ademais, para quem acredita em espiritualidade, o Zazen pode resultar na diminuição de energias negativa, renovação de energias, aumento da intuição, proteção contra ataques energéticos e uma série de coisas.

A importância da meditação

A meditação é uma prática extremamente antiga entre os seres humanos. Apesar de ainda ser considerada um tabu para algumas pessoas, ainda é altamente praticada e os benefícios são notados desde a primeira vez.

Afinal, um dos maiores equívocos de grande parte das pessoas, é justamente achar que meditar é não pensar em nada. É verdade, sim, que a meditação exige uma mente limpa e tranquilidade no momento da prática, mas é muito comum que as primeiras vezes sejam um tanto conturbadas.

Entre os maiores motivos, pode-se destacar a ausência de momentos para internalizar a sua visão sobre si mesmo e sobre tudo o que está ocorrendo ao redor. Dessa forma, conforme a meditação se torna uma prática frequente, a tendência é cada vez mais controlar a mente e alinhá-la.

Além disso, a meditação, incluindo o Zazen, oferece uma grande quantidade de benefícios para quem os pratica. Entre eles, estão:

  • Diminuição da ansiedade e crises de pânico;
  • Redução de sintomas depressivos;
  • Menor compulsão alimentar;
  • Maior resiliência, paciência e empatia;
  • Sono regular e tranquilo;
  • Aumento da saúde física.

Entre diversos outros benefícios. O fato é que, com a tecnologia cada vez maior, fica cada dia mais difícil ter um momento para si mesmo. O excesso de informações pode causar uma série de problemas físicos e emocionais que somatizam e resultam em doenças e demais reações.

A postura na meditação

Mesmo que somente o ato de fechar os olhos e respirar fundo já seja um processo meditativo, ou manter os olhos abertos e por pelo menos 5 minutos desligar-se do mundo externo, a postura é algo muito importante na meditação.

Um dos motivos é justamente por alinhar a coluna e facilitar o trânsito da respiração. Entretanto, isso pode parecer um pouco difícil para os iniciantes, já que a grande maioria possui faz o uso de postura incorreta durante o dia.

Logo, a meditação com o corpo deitado em linha reta também é uma ótima forma de manter a postura adequada e meditar, com o acompanhamento de mantras ou não. Entretanto, no Zazen é preciso estar sentado e cuidar atentamento a postura.

Afinal, como dito anteriormente, o Zazen significa “sentar Zen”. Portanto, a meditação deve ser feita com a pessoa sentada em um local confortável, como um tapete ou alguma outra superfície plana de sua escolha.

Zazen

Procedimentos do Zazen

Conforme a meditação vai se tornando uma prática frequente, é muito comum notar pessoas meditando ao caminhar, com os olhos abertos, em meio a uma conversa, etc. Isso, na verdade, está longe de ser loucura, já que a tendência é que o indivíduo adquira tamanha experiência que não sinta mais a necessidade de parar o que está fazendo para entrar em estado meditativo.

Porém, o Zazen exige alguns cuidados na hora de ser praticado. Por isso, atente-se aos seguintes itens:

  • Ambiente;
  • Tempo;
  • Visão;
  • Mudra.

Explicando cada um

Para praticar o Zazen, é preciso escolher muito bem um ambiente. Mesmo que resolva praticar no trabalho, é preciso que o ambiente esteja calmo e preferencialmente vazio. Além disso, o horário também conta muito, mas isso é algo muito pessoal de cada pessoa.

Em geral, muitos preferem meditar logo ao acordar, já que a mente está limpa de possíveis problemas e demais acontecimentos do dia. Em seguida, sente-se em uma superfície plana, podendo ter uma almofada em baixo ou não.

Dessa forma, os joelhos devem ficar apoiados no chão ou as pernas podem ficar cruzadas, quando for o caso de sentar-se sobre uma almofada. Em seguida, alinhe a postura e determine qual o período de tempo que ficará meditando.

O tempo é algo que você não deve se preocupar, já é realmente algo muito pessoal. Muitas pessoas ficam menos de 10 minutos, tamanha ansiedade. Entretanto, outras conseguem ficar mais de 40. Isso é algo que deverá ser determinado por você, podendo colocar um despertador suave para tocar, por exemplo. Com o passar do tempo, notará que nem mesmo o despertador será necessário.

Em relação à visão, é preciso deixar os olhos entreabertos. O motivo é que, caso ocorra alguma situação urgente, é possível agir com maior rapidez. Além disso, o olho entreaberto também serve como maior controle do ambiente ao seu redor, também evita que a pessoa caia no sono.

Por fim, o mudra do Zazen é feito de uma forma que reforça o estado de atenção profunda. Ele se baseia nas costas dos dedos da mão esquerda, repousando sobre os dedos da mão direita. Os polegares devem estar se tocando suavemente. Pode-se usar a própria perna como apoio.

Respiração e mente

Problemas como a ansiedade, por exemplo, podem acabar agravando durante uma crise por conta justamente da respiração incorreta. Por conta disso, durante o Zazen é indicado respirar profundamente três vezes, silenciosamente, calmamente e pelas narinas.

Além disso, lembre-se de não tentar controlar a mente. Se enquanto estiver meditando com o Zazen simplesmente começar a pensar em coisas aleatórias, boas ou ruins, não trave o pensamento em hipótese alguma.

O motivo é que isso é um sinal do subconsciente liberando tudo aquilo que a mente absorveu de traumas, estresses diários pequenos ou grandes, problemas em geral, alegrias, entre outros registros mentais.

Assim, deixe o pensamento vagar livremente enquanto se mantém sentado e respirando calma e profundamente. O Zazen é uma prática antiga e muito mais fácil do que parece, além de agregar uma série de benefícios para quem o pratica.

Deixe seu comentário!