Bem Resolvida

Pompoarismo: conheça mitos e verdades + benefícios

Pompoarismo é uma técnica de fortalecimento dos músculos da vagina que traz diversos benefícios para a saúde da mulher. A maioria das mulheres buscam este método a fim de melhorar a vida sexual, mas o pompoarismo auxilia em outros diversos benefícios como o aumento da libido, facilita o orgasmo, tanto para mulheres que têm dificuldade, quanto para as que relatam que nunca tiveram um orgasmo, ajuda a evitar a flacidez vaginal, fazendo com que a mulher se sinta mais apertada, também auxilia na lubrificação da vagina, reduz os sintomas da menopausa e diminui as cólicas menstruais e até mesmo o período menstrual.

Veja também:

Perguntas para o namorado: veja 90 ideias para fortalecer o amor!

O pompoarismo também ajuda a prevenir diversos problemas ginecológicos como: infecções, incontinência urinária, vaginismo entre outros problemas. A prática desse exercício traz inúmeros benefícios.

Como Surgiu o Pompoarismo e o Pompoarismo no Brasil

A técnica teve origem na Índia, mas se popularizou e foi aperfeiçoada na Tailândia. Infelizmente o termo foi visto de uma forma negativa durante muitos anos, muito provavelmente pelos shows de malabarismo feitos na vagina e até mesmo uma conotação sexual de forma errada, o que acabou banalizando o sentido da prática. Na maioria dos países o exercício é conhecido como “exercícios de Kegel” que faz referência ao nome do médico responsável por diversas pesquisas sobre a musculatura pélvica, o famoso médico Arnold Kegel.

O pompoarismo é muito recomendado por médicos ginecologistas, fisioterapeutas e até mesmo os psicólogos, segundo especialistas esse exercício é fundamental para a saúde, para a sexualidade e consequentemente a autoestima da mulher.

 

Benefícios do Pompoarismo para o Sexo

  • Auxilia em problemas para ter orgasmo
  • Diminui a dor na penetração para mulheres que possuem problemas como vaginismo ou dispareunia
  • Possibilita que a mulher tenha orgasmos múltiplos
  • Retarda a ejaculação do parceiro com os movimentos
  • Estimula o maior conhecimento e controle do corpo
  • Prolonga o prazer durante o sexo

Benefícios do Pompoarismo para a Saúde

Muitas pessoas acreditam que o pompoarismo traz benefícios somente para o sexo, porém estão enganados, a prática traz benefícios também para a saúde de quem o pratica, independente a saúde da mulher. Alguns benefícios são:

  • Reduz as cólicas e o período menstrual
  • Diminui os sintomas da menopausa
  • Ajuda gestantes no processo preparatório para o parto e também na recuperação e pós-operatório
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Auxilia no tratamento de incontinência urinária com os movimentos feitos no pompoarismo
  • Combate a flacidez vaginal
  • Aumenta a lubrificação da vagina e a libido

Quem pode praticar o pompoarismo?

Todas as mulheres podem praticar o pompoarismo, não há restrições, porém alguns cuidados devem ser tomados em determinadas situações.

Em grávidas, mulheres com até dois meses de gestação não é recomendado praticar fisioterapia pélvica, já que o exercício causa contrações no útero e levar até ao aborto.

Em inflamações e infecções, é necessário fazer o tratamento da doença antes de continuar o treino, seja em infecções na vulva, útero ou urinária.

Endometriose, como a prática do pompoarismo aumenta o fluxo sanguíneo na região pélvica, alguns desconfortos podem acontecer em quem tem endometriose, o ideal é consultar o médico quando começar a prática do exercício.

Mioma, no caso do mioma estar em fase de crescimento não é recomendado a prática do exercício, mas depois que para de crescer não há problema algum em praticar o pompoarismo.

Veja também:

Frases de fim de relacionamento: as melhores para superar essa fase

Durante a menstruação o ideal é praticar os exercícios sem os acessórios, isto por conta da higiene e também prevenção de infecções na região.

Quem possui DIU, a prática de pompoar não interfere em nada no DIU, isto porque o dispositiva é intra-uterino e os exercícios de ginástica utilizam os músculos na vagina. O ideal é esperar o tempo do procedimento, de adaptação e depois consultar a ginecologista para ter autorização e voltar a praticar sem que corra o risco de causar algum dano.

Movimentos de pompoarismo na hora do sexo

Uma mulher que pratica ginástica pélvica consegue controlar melhor as regiões íntimas, sendo assim, ela realiza movimentos específicos no pênis do parceiro. Segurar a ejaculação do parceiro e fazer movimentos semelhantes a uma masturbação são uma das vantagens. Alguns movimentos são:

  • Chupitar: um movimento que suga o pênis, muito semelhante ao de uma criança chupando chupeta, por isso o nome do movimento.
  • Ordenhar: contrair os anéis massageando o pênis
  • Sugar: sugar a glande do parceiro, travar ou contrair a vagina impedindo assim a saída do pênis.
  • Expulsar: expelir o pênis do parceiro deixando apenas a glande.
  • Estrangular: um movimento que aperta o pênis da base até a glande e segura a ejaculação do parceiro.

Exercícios de Kegel, o que é?

Os exercícios são conhecidos assim pelo ginecologista que inventou a técnica. O pesquisador norte-americano Arnold Kegel, criou esta técnica por volta de 1940, com a finalidade de diminuir as cirurgias relacionadas a flacidez dos músculos do assoalho pélvico.

A técnica hoje conhecida como pompoarismo, consiste na contração e relaxamento dos músculos pélvicos femininos. É possível fazer alguns exercícios em casa mesmo e acrescentar a rotina.

Veja também:

15 atores lindos de morrer para se apaixonar de vez pela sétima arte!

Mitos e Verdades sobre o Pompoarismo

Dá pra apagar velas com a vagina? É uma verdade, na Tailândia algumas mulheres fazem esta prática em alguns shows específicos. As mulheres também arremessam objetos e até abrem tampas de garrafas.

É um exercício feminino? Mito. Os homens também podem praticar pompoarismo levantando pesos com o órgão genital. Resolver problemas de ejaculação precoce é um dos benefícios da prática.

Somente jovens podem praticar. Mito. O pompoarismo é recomendável para qualquer idade, já que ajuda em diversas áreas como diminuição de cólicas, dar um up no casamento e também ajudar a evitar a flacidez da vagina.

Pompoarismo só serve para mulheres que não são mais virgens. Mito. A prática do exercício vai muito além das relações sexuais, auxilia na regulação hormonal, diminuição de cólicas e período menstrual. Com a ginástica os músculos pélvicos são fortalecidos, evitando futuras incontinências urinárias. Também é uma prática ligada ao autoconhecimento, empoderamento e amor-próprio, pois os estímulos neurais partem da vagina e ativam o cérebro.

O pompoarismo é uma prática que traz muitos benefícios à saúde, atualmente não é mais visto com uma conotação negativa e sim como um tratamento para melhoria da saúde sexual e também física.

 

Deixe seu comentário!