A química, por mais leve que seja, sempre vai ter um efeito tanto quanto nocivo nos fios. Além disso, o uso corriqueiro da mesma pode trazer complicações sem volta. Pensando nisso, muitas pessoas utilizam o Dekapcolor para mudar o cabelo sem agredi-lo. Confira!
Dekapcolor e sua função
É muito raro encontrar uma pessoa que nunca quis mudar o cabelo, mesmo que de forma passageira. O fato é que, as mudanças capilares são muito comuns nos dias de hoje e, quando enjoamos de uma cor ou nos arrependemos, temos somente duas opções disponíveis:
- Esperar a tinta sair;
- Fazer decapagem.
Assim, para quem gosta de resolver logo o problema, a decapagem é feita, tradicionalmente, com algum descolorante. Porém, como dito anteriormente, as químicas são nocivas ao fio e o descolorante causa danos que podem ser permanentes.
Logo, sempre há o risco de o cabelo adquirir características extremamente desagradáveis, como:
- Desidratar;
- Ficar poroso;
- Ficar elástico.
Além do mais, quando o assunto é sobre fios tingidos com uma cor escura ou naturalmente escuros, demora para mudar o seu tom é ainda maior. Logo, muito mais descolorante é depositado sobre os fios. Assim, já dá para imaginar o estrago que tudo isso causa!
Com todos esses problemas, foi criado o Dekapcolor. O Dekapcolor consegue remover a coloração do cabelo sem danificar os fios, pois não contém Amônia. Dessa forma, pode ser utilizado em capelos com progressiva, alisamento, mechas, etc.
Porém, como nem tudo é tão fácil, o resultado do Dekapcolor varia muito conforme a coloração do fio que estava presente no fio. Portanto, há vezes em que mais de uma aplicação é necessária.
O grande diferencial do Dekapcolor
Para substituir a Amônia e agredir muito menos o cabelo, o Dekapcolor optou por trabalhar com o Ácido Hidroximetanosulfínico, conhecido como HMSA. O HMSA é um ativo moderno que ignora completamente o fio e, dessa forma, atua somente na molécula da tinta.
Assim, logo que ele entra em contato no cabelo, se direciona diretamente às moléculas, desestrutura as mesmas e isso faz com que a capa formada pela tinta, saia do cabelo de forma menos agressiva e nociva ao fio.
Porém, é importante frisar que o Dekapcolor, mesmo não possuindo Amônia e não agredindo os fios, pode causar um leve ressecamento capilar. Apesar disso, esse ressecamento é inofensivo e pode ser facilmente resolvido com uma boa hidratação.
Quando o Dekapcolor não funciona?
Uma pessoa que quer tingir, alisar ou colocar qualquer outra química nos fios, precisa saber exatamente a composição e o que está sendo colocado no cabelo. Isso porque, alguns produtos possuem componentes que impedem a ação do Dekapcolor. Por exemplo:
- Alisamento e tintura feita com Hennê;
- Tintura ou progressiva feita com sais metálicos.
Portanto, sempre pergunte ao profissional o que ele está utilizando no seu cabelo e se esse produto pode ser removido depois. Importante frisar que, mesmo que o Dekapcolor não faça efeito, ele não prejudicará os fios que possuem tais químicas.
Quantidade de aplicações do Dekapcolor
Não existe, na verdade, um número exato sobre a quantidade de vezes que o produto deverá ser aplicado no cabelo. Algumas pessoas precisam recorrer ao Dekapcolor mais de três vezes, por exemplo. Alguns fatores influenciam:
- Espessura do fio;
- Tipo de química;
- Estado em que se encontra o fio.
Mesmo que não seja um produto agressivo, caso seja necessária a reaplicação, dê preferência por intervalos de tempo. Por exemplo, espere de uma a duas semanas para realizar uma nova aplicação e, durante esse meio tempo, cuide muito bem dos fios.
Afinal, o Dekapcolor é uma opção para substituir produtos que são extremamente agressivos ao cabelo, porém, tudo o que é em excesso pode fazer mal.
Como proceder após a aplicação?
Caso o Dekapcolor tenha sido aplicado na intenção de passar outra tinta no cabelo, é altamente indicado por profissionais que a coloração seja feita no mesmo dia. Isso porque as cutículas do cabelo estão, tecnicamente, abertas e, dessa forma, a tinta penetra com mais pureza e rapidez.
Porém, caso a intenção seja aplicar o Dekapcolor e depois descolorir de fato o cabelo, é preciso redobrar os cuidados e a atenção. Por conta de o fio já se encontrar um pouco ressecado e fragilizado, uma descoloração pode causar quedas de grande seriedade.
Assim, independente se a intenção é tingir ou descolorir, é indispensável a necessidade de realizar o teste de mecha, separando uma pequena e escondida parte do cabelo para testar qual será o resultado final.
A boa notícia é que o Dekapcolor ajuda a evitar que a descoloração prejudique ainda mais os fios. Afinal, como ele tem o objetivo de remover a tonalidade anterior, consegue acelerar de forma muito positiva o efeito do descolorante, o que faz com que ele fique menos tempo no cabelo.
Atenção aos cabelos crespos
Mesmo que seja um produto que visa facilitar a vida dos profissionais e dos clientes, o Dekapcolor precisa ser cuidadosamente aplicado nos cabelos crespos. Como é um produto que pode ressecar um pouco, pode fazer com que os cachos fiquem emaranhados e de difícil desembaraço.
Assim, o mais indicado a se fazer é sempre consultar um profissional para saber como proceder ou, se possível, marcar um horário para que ele mesmo realize o processo. Logo, se um cabelo liso precisa de hidratação após o Dekapcolor, um cabelo crespo precisará muito mais.
Cuidados indispensáveis
Gestantes, lactantes e menores de 16 anos, devem evitar o uso do Dekapcolor por motivos claros. No caso das gestantes e lactantes, mesmo que o produto não possua Amônia, ainda pode ter um efeito um pouco nocivo para a mãe e para o bebê.
Já no caso dos menores de 16 anos, o cabelo ainda não está totalmente maduro e há grandes probabilidades de ser muito sensível para qualquer tipo de química. Outro cuidado indispensável, é sempre realizar o teste na pele para certificar de que não haverão coceiras, queimaduras e demais alergias.
Dessa forma, a utilização do Dekapcolor se torna muito mais segura, confortável e eficaz, já que não apresenta riscos à saúde de nenhuma pessoa.
Deixe seu comentário!