Bem Resolvida

Pedra-Pomes: saiba como usar + benefícios

A pedra-pomes ou chamada púmice é uma rocha vulcânica, que é produzida quando a fase de ejeção dos gases que estão contidos na lava formam uma espécie de colóide com os materiais em fusão. O colóide é uma espuma de rocha em fusão que se torna sólida formando uma rocha esponjosa que possui baixa densidade, tem uma textura áspera e microvesicular. 

É constituída por vidro vulcânico e possui uma cor clara, podendo variar de acordo com as características de composição da lava, riqueza em gás e também da velocidade da ejeção na atmosfera. A pedra-pomes é considerada o menos denso de todos os piroclastos, sua densidade é tão baixa que pode ser até inferior à da água, sendo assim uma rocha flutuante. É formada quando a lava super-aquecida é altamente pressionada e depois ejetada de um vulcão, a aparência espumosa da pedra é resultado de uma rápida despressurização dos materiais contidos, criando bolhas que devido a rápida redução de solubilidade fazem com que os gases sofram uma exsolução, semelhante ao processo de quando uma bebida gaseificada é aberta. 

Como usar a pedra-pomes

A pedra-pomes pode ser usada para vários fins, muitas pessoas utilizam como esfoliante para remover peles mortas, limar os calos dos pés e também para limpar a casa. 

  • Limpar fogão: antes de limpar o fogão é necessário molhar bastante a pedra-pomes, em seguida use-a suavemente para tirar a gordura, as sujeiras que estão mais difíceis de remover. O segredo está em molhar bastante a pedra para não correr o risco de riscar o fogão. 
  • Limpar o banheiro: O procedimento é o mesmo, umedecer a pedra antes de limpar azulejos, vaso e box. Também pode ser utilizado um pouco de detergente para facilitar a limpeza. 

  • Fertilizar plantas: Colocar a pedra-pomes nos vasos das plantas ajuda a reter melhor a água e conservar os nutrientes que são essenciais para o crescimento das plantas. É recomendável usar 1 parte da pedra para 4 partes de terra. 
  • Limpar o pelo deixado pelos animais: pessoas que tem gato ou cachorro sabem que os animais deixam pelos pela casa, principalmente em áreas onde o aspirador não consegue chegar, neste caso as pedras-pomes são excelentes aliadas, molhe antes de usar e limpe a área como se a pedra fosse uma esponja, depois recolha os pelos na mesma direção até formar uma bola de pelos. 
  • Customizar jeans: as pedras-pomes são excelentes para customizar aquele jeans velho, ela é usada para rasgar o jeans, esfregando suavemente no tecido, até que os fios estejam amolecidos o suficiente para se separarem. 
  • Depilar o corpo: o ideal é começar o procedimento esfoliando a pele com água morna e um creme para eliminar as células mortas e amaciar os pelos da região. Após fazer isso, esfregue a pedra pomes na região desejada em movimentos circulares, até que os pelos se desprendam, no final hidrate a pele e repita o processo, caso seja necessário. 
  • Esfoliante natural: o uso mais comum da pedra pomes utilizado para retirar calosidades das mãos, dos pés, remover as sujeiras mais difíceis, células mortas e o excesso de pele seca. 

Uma pedra econômica

A pedra-pomes é natural e usada para cuidados na higiene pessoal, beleza quanto para cuidados na casa, são ecológicas e são muito econômicas, pois a pedra-pomes tem o custo benefício bem baixo. 

Pode ser encontrada em supermercados, casas de produtos de beleza, mercearias e até casas de produtos naturais. É muito fácil encontrar pedra-pomes por aí. 

Cuidados com a pedra-pomes

Ao utilizar a pedra, seja para cuidados pessoais, limpeza de casa ou outros fins, tenha cuidado para não esfregá-la demais sobre a área em que a pedra será aplicada, para não machucar ou arranhar.

Pessoas que tem a pele muito delicada devem consultar o dermatologista antes de fazer o uso, para poder usá-la sem ter problemas, respeitando os limites de frequência e sem forçar na esfoliação para evitar machucados. 

Pedra hume e pedra-pomes, quais as diferenças?

A pedra hume tem em sua composição o alúmen de potássio, um tipo de sulfato que ocorre de forma natural a partir da incrustação das rochas, e em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e outros minerais. É muito semelhante ao sal grosso, possui textura granulada e cor branca. A pedra hume é aplicada industrialmente para diversas utilidades, o seu uso mais conhecido é em desodorantes e cremes pós-barba, por ser um adstringente e hemostático tópico. 

É muito utilizada por manicures, quando ocorre a retirada dos famosos bifes nas cutículas, é utilizada sobre a ferida para diminuir, já a pedra-pomes não serve para isso, e tem uma utilidade muito maior. 

Propriedades

A pedra-pomes tem em sua composição vidro vulcânico piroclástico de microvesicular, suas bolhas tem paredes muito finas e translúcidas de rocha ígnea. A pedra é formada por um material pomítico, ou seja a partir de lavas basálticas e de outras composições máficas. Geralmente possui cor clara variando de branco ao creme e do azulado ao cinzento, mas existem outras variedades puxado para um tom de verde-acastanhado e preto. Essas cores ocorrem quando os gases vulcânicos dissolvem de magmas viscosos e formam bolhas que permanecem presas a lava e quando esfriam se solidificam em uma espécie de vidro vulcânico. 

Os materiais pomíticos são considerados vidros por terem em sua composição principalmente materiais vítreos e em algumas vezes apresentando algumas incrustações cuja estrutura é cristalina. Estes materiais variam quanto a sua densidade devido ao material sólido que se forma nas paredes da bolha, sendo inferior ao da água. 

Pumicite

Quando há uma grande presença de gases e a ejeção da lava acontece rapidamente, de forma explosiva, se formam as pumicites, que possuem baixa densidade. Existem dois tipos de pumicite a natural e a artificial, que resulta na moenda de pedras-pomes por meios industriais, ambas são utilizadas para diversos fins, desde a indústria dos cosméticos até ao polimento de metais e limpeza industrial. 

A pedra-pomes como foi dito, é uma pedra multiuso e muito econômica, ideal para aqueles que buscam praticidade e um produto de boa qualidade, tanto para limpeza quanto para uso de higiene pessoal. 

 

 

 

Deixe seu comentário!