Bem Resolvida

Modelos de blusas: confira as opções para compor o look!

As blusas são, geralmente, o que mais chamam a atenção no look de uma pessoa. Isto porque a escolha da blusa é ideal para acertar no look. Muitas pessoas têm dúvidas quanto à blusas e camisas para compor o visual. Neste texto, vamos diferenciar e dar exemplos de modelos de blusas.

Blusa, camisa, camisete, camiseta, regata são modelos diferentes de uma mesma categoria, que é um vestuário usado para cobrir a parte de cima do corpo. Abaixo, citaremos os modelos de blusas, mostrando suas características e afins para que você não erre mais na hora de comprar nas lojas. Vamos lá?

  • Blusa

São inteiras, possuem mangas e golas. Em inglês, são chamadas de “T-shirts”, onde “shirt” significa camisa e “T” significa o formato que é típico desta blusa.

  • Camisa

A diferença entre a blusa e a camisa é que as camisas possuem fecho na parte da frente, tradicionalmente de mangas compridas ou curtas, colarinho ou gola e fechamento com botões. As camisas são usadas mais para situações sociais. É uma peça que é usada embaixo de ternos em ocasiões específicas.

  • Camiseta

Termo em português do que é chamado de T-shirt. Possuem mangas curtas e não possuem botões. Têm um tecido leve, como algodão ou outro material semelhante. Podem vir com estampas na parte da frente, das costas ou em ambas, ou simplesmente podem vir lisas.

  • Regata

Ainda dentro do conceito de blusa, regata é uma espécie de top. Não possui mangas e nem fechos na frente. Geralmente, as regatas têm alças, desde finas até as grossas, até o decote estilo nadador na parte de trás.

  • Camisete

A camisete também é uma categoria das blusas, que veio da moda íntima. São usadas com peças que são transparentes. É quase uma regata de alcinhas finas. Geralmente, é bem justa ao corpo e de diversos materiais.

Os modelos de blusas podem variar em estilo, acabamentos, tecidos, entre outras diversas características. É um termo, de certa forma, muito comum e que pode ser usado para se referir à peças usadas na parte de cima, não importa quais sejam.

Dentro das categorias citadas, existem estilos que são mais conhecidos como camisa, camiseta e regata. Estas são as categorias gerais. Dentro delas, têm as subcategorias, que irão ser apresentadas nos tópicos abaixo.

Veja também:

Modelos de vestidos: aprenda a escolher o ideal para você!

Blusas da moda

A moda está em constante mudança e, para acompanhar o ritmo, é necessário estar atenta à algumas dicas. Para compreendermos melhor como funcionam as blusas, podemos separar por: decote, que é a linha superior da blusa; manga, que é um tecido que cobre os braços; e silhueta, que são os contornos presentes em uma peça.

No frio, a tendência são blusas de gola careca ou rolê. O corte escolhido para fazer a peça é o mais arredondado ou alto, que é feito, geralmente, em blusas de malha ou tricô. Para épocas frias, outras tendências são as cores mais quentes, terrosas, como marrom, certos vermelhos e tons de amarelo.

Camisas sociais: os modelos de blusas para usar no trabalho

Ainda não há um modelo de blusa que seja tão bem alinhado à situações formais. O tipo de mangas e fechamento com botões deixa o look mais sofisticado, que é muito usado para ir ao trabalho. Esta peça possui uma vasta variedade em seu material, sendo considerada muito importante e que não pode faltar no guarda-roupa do público feminino.

Veja também:

Modelos de saia: veja 9 opções e escolha a melhor para você!

Mais tipos de blusas femininas

 

As blusas existem para todos os gostos e estilos. É possível alternar entre os looks mais despojados até os mais sociais. Há muitas opções para aquelas que desejam ser mais ousadas.

As blusas ciganinhas foram lançadas nos anos 90 e, até hoje, são muito usadas. Em 2010, a moda voltou e está presente até hoje. As blusas xadrez, com os ombros de fora, um recorte franzido e amarração na frente combinam perfeitamente com uma calça jeans destroyed, para looks casuais.

As blusas de renda são excelentes para mulheres que gostam de uma peça meiga e ousada, ao mesmo tempo. É uma ótima escolha para modelos de blusas. Há diversos tipos de materiais rendados, como tule, crochê, bordado, guipure e outros tipos. Os modelos são mais discretos ou podem ser extremamente ousados.

Blusas de seda são uma excelente opção quem busca elegância e sofisticação. As camisetas de seda também se encaixam como look de trabalho. Possuem um brilho acetinado, caimento leve, toque suave. É um tecido bastante delicado. O corte, geralmente, é arredondado, além dos punhos que deixam a manga mais fofa. As blusas de seda auxiliam na composição de looks formais, para festas e outras ocasiões.

Veja também:

Scarpin preto: veja dicas para usar nos seus looks!

Blusas de linho, viscose e crepe também são bastante procuradas. Cada matéria-prima das blusas irá definir como o corpo irá lidar. Algumas permitem que a pele respire e outras servem para aquecer o corpo. Na hora de escolher a blusa, o melhor caminho é analisar a situação que você vai usá-la.

As blusas de linho são bastante sofisticadas e leves. Combinam com calças jeans ou calças sociais. Já viscose pode ter vários cortes. É um material que possui um ótimo caimento no corpo, de toque suave. O crepe é muito usado em vestidos de festas. Para blusas, ele é usado para modelos mais sociais e sofisticados.

Blusas estampadas

As blusas com estampa sempre vão e voltam na moda. Entre T-shirts, ciganinha, de renda e outros modelos, existem alguns tipos que são clássicos quando se fala em estampas, como, por exemplo, a blusa xadrez.

É uma das estampas mais comuns em blusas, podendo ser usada no estilo grunge ou country. Podem ser usadas de diversas cores e até como vestidos, macacões, entre outras opções.

As do tipo listradas são bastante comuns também. Não importa a forma: horizontal, vertical, juntinhas ou mais separadas… As blusas listradas são um sucesso.

Blusas de bolinhas, chamadas também de petits, são um clássico de estampas. O tipo mais comum é em pequenas bolinhas, todas de uma cor e em contraste com a cor de fundo. As bolinhas também podem mudar, dependendo do comprimento da roupa. Podem se espalhar em tamanho, cor e espaçamento.

A blusa compõe a parte mais relevante de um look. Por isso, é necessário verificar se está em harmonia com as outras peças escolhidas.

Deixe seu comentário!