Bem Resolvida

Opções e dicas para escolher o menu do casamento

A organização de uma festa de casamento é uma acirrada corrida contra o tempo, uma verdadeira São Silvestre do casório.

Decoração da igreja, o traje do noivo, o vestido de noiva, tudo precisa de soluções rápidas. E uma das principais decisões e serem tomadas é o menu para o jantar após a cerimônia religiosa.  Mas, como escolher o menu do casamento?

Agora que tudo está oficializado, é hora de curtir e festejar com as famílias, se deleitar num maravilhoso jantar antes de embarcar na tão esperada lua-de-mel. Confira agora algumas dicas para escolhe o menu do casamento.

Existem algumas categorias de menu para casamento que se diferenciam na maneira de servir os convidados.Veja!

Opções de menu para casamento

Coquetel

Este tipo de serviço é para o casal que quer algo mais descontraído e econômico. O segredo para um bom coquetel é um menu bem diversificado com muitas opções.

Para o menu coquetel tem a alternativa de combinar pratos quentes mais substanciais com as porções servidas. Algumas opções que temos para este menu são tacos com salsa de frango picante e carolinas que são recheadas com creme de funghi.

Veja também:

Drinks para casamento: 10 opções para animar a festa!

Finger food

No finger food, ou serviço volante, são  porções do menu escolhido servidas pelos noivos em pequenos recipientes de porcelana que podem ser consumidos em pé.

É uma opção bem diferenciada dos demais menus tradicionais, onde mesas são decoradas para acomodar os convidados. É o menu queridinho dos casais jovens por sua agilidade e rapidez.

Uma boa alternativa para servir são: o damasco recheado com queijo gorgonzola, lascas de peixe salmão com pesto de rúcula em torrada feita com pão preto e stick de camarão com guacamole.

Menu degustação

O menu degustação é um serviço bem parecido com a opção finger food. Mas, aqui os convidados têm a opção de consumirem as porções sentados se assim preferirem.

Utilizar pratos e taças diferenciadas vão dar um estilo chique e sofisticado ao servir. É preciso escolher pratos que sejam fáceis para serem consumidos somente com uma mão, por isso, evite servir carnes ou qualquer outro alimento que precise cortar.

Algumas dicas são: saladas, carnes cortadas, massas, pequenas porções e salgados personalizados que podem ser consumidos em pé ou sentado.

Menu franco-americano

O menu franco-americano, mais conhecido como buffet, é o mais requisitado onde os convidados servem-se com a quantidade e variedade de itens disponíveis.

O único incômodo é a firmação de filas  para as pessoas servirem-se. Mas, com um bom planejamento e logística, tudo pode ser resolvido.

Menu à francesa ou empratamento

O jantar à francesa também é uma excelente opção. Neste menu os convidados são servidos na mesa que fica um show com os talheres pratos e taças postos de forma elegante.

Esta opção é sofisticada e muito agradável aos convidados onde pode ser feita uma harmonização com vinhos. Este tipo de menu exige mais funcionários para trabalhar no atendimento, o que o torna mais caro que os demais.

Veja também:

Dicas de como escolher fotógrafo para casamento

Dicas importantes para a escolha do menu

1 – Escolha do menu

Para começar esta importante tarefa com o pé direito, levar seus pais para escolher os pratos que serão servidos no jantar será valioso, nada como eles para conhecer bem os noivos e a família.

Visitem os buffets em dias diferentes para saber qual mais se enquadra em seus gostos.

2 – Qualidade

O visual dos pratos, a maneira como são servidos e o traje dos garçons  são importantes. Além da organização dos funcionários do estabelecimento, pois todo o conjunto deixa à mostra a qualidade de um bom jantar.

3 – Provando tudo

O casal deve fazer um bom jejum e durante a degustação para escolher o melhor menu, deve provar, sem pressa, a maior quantidade de pratos possíveis para ter um buffet de qualidade e com bons pratos.

4 – Organização

Os pratos devem ser servidos assim como na prova de degustação. Todos os menus têm uma lógica para harmonizar os pratos servidos em seu tempo certo.

5 – Pratos e talheres

Os pratos e talheres devem estar postos de forma harmoniosa e em perfeita ordem. Isto demonstra o carinho e atenção que vocês tiveram em cada detalhe para receber seus convidados.

6 – Número de convidados

É importante ter em mãos a quantidade de convidados para calcular a quantidade de pratos e bebidas. Os buffets são preparados para não faltar, se exceder a quantidade que você apresentou.

Eles consideram no pacote do menu que você escolhe 10% a mais de pessoas para o evento. Mas, como precaução é sempre bom confirmar a presença dos convidados e repassar a lista para o buffet.

7 – Clima

O clima deve estar a seu favor, por isso é imprescindível que você saiba como vai estar o tempo no dia da festa, pois se estiver quente, deve diminuir um pouco nos pratos quentes e investir em alimentos mais leves e refrescantes.

Algumas sugestões são saladas e entrada com pratos frios. Para outono e inverno os menus ideais seriam os que tem carnes ao molho, massas, caldos quentes e para combinar um bom vinho tinto.

8 – Harmonização

Combine o menu com o estilo da festa que você escolheu. Não adianta fazer uma festa a “la havaí” e servir pratos quentes, feijoada, costela de chão e um buffet com comida pesada.

Tenha em mente que o menu do casamento deve atender às necessidades dos convidados e não somente o gosto dos noivos. Um casamento feito em uma fazenda, deve ter um menu com pratos rústicos, já para um casamento na praia com frutos do mar e etc.

E o principal de tudo unir a praticidade, dando a liberdade ao convidado de consumir os alimentos em pé ou sentado. E alimentos que estejam em harmonia com o conjunto.

Veja também:

Confira 12 ideias para decoração de casamento 2020

9 – Diversificação

Entre os convidados com certeza terão pessoas com restrição a certos alimentos devido a diabetes, intolerância à lactose e etc. E para agradar a todos, servir diversos tipos de pratos diferentes tanto no tempero como nos ingredientes, é importante.

Você pode ter disponível ao convidado 2 tipos de pratos principais. Uma ótima idéia é variar com petiscos, a deliciosa comida japonesa, salgadinhos e comidas típicas do local onde a festa está sendo realizada.

Deixe seu comentário!