Bem Resolvida

Escova definitiva: Dicas e como fazer passo a passo

Atualmente a moda é valorizar os cabelos em suas formas naturais. Por isso, há uma variedade de penteados e cortes de cabelo para lisos, ondulados, crespos e cacheados. Todos os tipos de cabelo têm o seu lugar ao sol.

No entanto, há quem prefira a praticidade dos lisos absolutos, que não precisam de muita dedicação para mantê-los impecáveis.

Por isso muitas mulheres com cabelos crespos e cacheados recorrem às escovas definitivas. Outras apenas querem deixar os seus ondulados ou lisos mais definidos e brilhantes.

E especialmente para aquelas que desejam um liso glamuroso e permanente, fizemos este artigo para que saiba mais sobre este eficiente processo de alisamento capilar. Confira:

Veja também:

Alisamento natural de cabelos: Receitas para fazer em casa

O que é escova definitiva?

Também conhecida como alisamento japonês, a escova definitiva é uma técnica de alisamento capilar que faz uma alteração radical nos fios, garantindo que fiquem lisos por mais tempo que outros processos de alisamento.

Enquanto a progressiva dura entre 2 e 3 meses, a definitiva foi projetada para permanecer para sempre.

Logicamente a escova definitiva não fará milagres com os fios que nascerem depois. Sendo assim, à medida em forem aparecendo os novos fios, é fundamental fazer o retoque na raiz.

Sua composição é à base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxidos, que prometem alisar os fios sem causar danos.

A fórmula foi elaborada para fazer com que os cabelos fiquem mais maleáveis e permitam ser modelados com mais facilidade.

Qualquer pessoa pode fazer escova definitiva?

A resposta em geral é SIM. No entanto, é preciso uma atenção especial a alguns detalhes.

Quem tem cabelos naturais (virgens) que nunca foram submetidos a processos químicos pode fazer sem receios.

Por outro lado, quem possui cabelos tingidos, descoloridos ou que passaram por outros processos de alisamento precisam ter alguns cuidados especiais. É preciso analisar bem os componentes da fórmula e garantir que os fios estejam saudáveis e bem hidratados antes de fazer o processo.

Cabelos tingidos com produtos à base de amônia ou com luzes e platinados podem ficar um pouco ressecados quando submetidos à escova definitva.

Isso acontece devido à ação dos componentes da fórmula da escova que reagem com os componentes dos processos anteriores.

Por isso, especialistas sempre recomendam não fazer escova definitiva logo após pintura ou descoloração dos cabelos. Sempre entre uma química e outra, é preciso cuidar dos cabelos, algo que também vamos falar neste artigo.

Veja também:

Banho de brilho: Aprenda receitas para fazer em casa!

Como fazer escova definitiva-(passo a passo)

Mesmo que pareça um processo simples, o ideal é procurar um profissional qualificado para fazer a escova definitiva nos seus cabelos. Então se você está com os cabelos preparados e prontos para ação, veja o passo a passo para fazer a escova definitiva:

1º Passo – Lave os cabelos com shampoo alcalino anti-resíduos e seque com uma toalha. O shampoo anti-resíduos faz uma limpeza profunda e permite que o produto penetre mais profundamente nos fios.

2º Passo – Na sequência, separe os cabelos em pequenas porções e aplique o produto alisador mecha por mecha em toda a extensão dos fios deixando apenas 1 dedo de distância da raiz.

3º Passo – Espere a ação do produto por aproximadamente 40 minutos, enxágue em água morna ou fria e seque com uma toalha, retirando o excesso de umidade.

4º Passo – Com os cabelos úmidos, divida em mechas e faça uma escova com o auxílio do secador de cabelos.

5º Passo – Em seguida, passe a chapinha para definir e fixar melhor o produto.

6º Passo – E para finalizar aplique um neutralizante e deixe o produto agir por aproximadamente 20 minutos.

IMPORTANTE: Retorne no 1º Passo e refaça o processo até o 5º passo novamente para um resultado mais eficiente.

Depois é só curtir os seus lisos perfeitos por muito tempo.

Veja também:

Saiba quais os benefícios de usar maisena no cabelo

Como cuidar dos cabelos após a escova definitiva?

A escova definitiva, apesar de menos agressiva, é um processo químico e demanda certos cuidados. Por isso, temos algumas dicas para cuidar de suas madeixas lisas e garantir que ficarão lindas e sedosas por mais tempo. Confira:

Hidratar é preciso

Os componentes usados para realizar a escova definitiva podem deixar seus cabelos meio danificados e por isso a hidratação é essencial para a recuperação dos fios.

As dicas neste caso é usar máscaras de hidratação capilar pelo menos duas vezes por semana. E apostar em produtos especiais para cabelos quimicamente tratados.

Os shampoos e condicionadores para cabelos quimicamente tratados garantem a manutenção dos fios e a máscara faz uma hidratação mais intensa.

Mantenha o corte em dia

Um corte de cabelo bem definido e de acordo com o seu estilo valorizará ainda mais o seu visual.

Se você procura ainda mais praticidade, pode manter as madeixas lisas mais curtas.

Evite o uso de shampoos de limpeza profunda e anti-resíduos

Estes shampoos fazem uma limpeza radical nos cabelos e acabam removendo o produto dos fios, reduzindo o tempo de duração da escova.

Use protetores térmicos

Secadores são os melhores aliados na hora de alisar e definir os cabelos lisos, no entanto o seu uso frequente também danifica os fios. Para evitar ressecamento e pontas quebradiças, invista em um bom protetor térmico.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Fuja das colorações

Ah! Quer dizer que não posso mais pintar os cabelos? Não exatamente. O ideal é deixar o cabelo descansar por pelo menos 15 dias. Durante este intervalo evite as tinturas e qualquer processo químico para evitar danos mais graves às suas madeixas.

Após estes 15 dias, os fios podem receber colorações, mas é preciso observar a composição das tintas que vai usar, se elas são compatíveis com os componentes da fórmula da escova. Assim você evita reações e resultados indesejados.

Não amasse os cabelos

Curta os seus lisos livres, leves e soltos, ou seja, evite usar presilhas, elásticos ou outros acessórios que possam marcar os cabelos.

Nos primeiros dias após o processo até a posição em que dorme pode amassar os fios, então tenha cautela quanto a isso também.

Onde comprar o produto?

É um produto bem fácil de ser encontrado. Se quiser pode pedir a um cabeleireiro de sua confiança a indicação de uma marca específica profissional.

Ou comprar você mesma em uma loja de cosméticos, farmácia, drogarias ou loja online.

Quanto aos valores são muito variados, dependem muito da qualidade do produto e da marca. Por isso, é sempre bom pesquisar muito ou consultar um profissional especializado.

Veja também:

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

Deixe seu comentário!