Bem Resolvida

Crescimento capilar: dicas para fios longos e saudáveis

Muitas mulheres sonham ou já sonharam em ter um cabelo comprido e, além disso, bem tratado. No entanto, muitas delas não sabem como atingir tal objetivo por alegar que o crescimento está muito lento. Existe também casos de queda capilar, que retardam o processo. Ou então, após fazer um corte e se arrepender totalmente, muitas desejam que o cabelo cresça o mais rápido possível.

Fique atenta aos períodos de picos hormonais. Na gravidez e menopausa, onde a produção de hormônios que regulam este fenômeno fica mais intensa, o crescimento capilar tende a diminuir. Também é bom alertar-se com pílulas anticoncepcionais, pois algumas podem alterar esse funcionamento.

É importante alertar também que é impossível fazer o cabelo crescer de maneiras absurdas seguindo métodos saudáveis. Com os tratamentos corretos, o cabelo tende a crescer de 0,5 a 1cm por mês e, se você intensificar mais ainda os cuidados, pode chegar até 2 cm.

Então, é preciso bastante dedicação e paciência para cumprir essa meta e, finalmente, atingir o cabelão dos sonhos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas infalíveis de como impulsionar o seu crescimento capilar. Confere aí!

O que é bom para o crescimento capilar?

1. Alimentação

Manter uma alimentação saudável e balanceada é vantajoso para o funcionamento perfeito de todo o organismo. Acrescentar alimentos benevolentes para o crescimento na dieta é essencial. As proteínas, como carne, peixe, ovo, iogurte e leite, ajudam a fortalecer os fios e impulsionar o crescimento, isso porque ela auxilia na formação da matriz capilar, que dá origem aos frios. Quanto mais proteína, mais rápido seus fios vão crescer.

Manter-se hidratada também ajuda no processo de alongamento dos fios. Tente beber pelo menos dois litros de água por dia para garantir a hidratação do corpo e do cabelo.

Além disso, algumas vitaminas e minerais também são aliados para quem quer acelerar o crescimento capilar de maneira saudável. Procure sempre alimentos que contenham alguns destes componentes e você obterá o resultado desejado de forma ainda mais rápida.  São eles:

  • Vitamina A: Impede a quebra e o ressecamento dos fios;
  • Vitamina B: Por conter biotina, ela ajuda no fortalecimento e no crescimento, além de evitar a queda;
  • Vitamina C: Estimula a circulação sanguínea;
  • Vitamina E: É antioxidante e promove o fluxo sanguíneo, o que ajuda a manter a circulação no couro cabeludo;
  • Zinco: Ajuda no equilíbrio hormonal; ajuda a produzir e reparar o cabelo;
  • Ferro: Importante para promover um crescimento capilar eficaz e um resultado de nutrição;
  • Magnésio: Previne a calvície prematura;
  • Enxofre: É responsável pela produção de queratina, que mantém a aparência saudável dos fios. Também combate a oleosidade no couro;
  • Silício: Fortalece e estimula a produção de fios mais saudáveis e resistentes.

2. Tratamentos

Além da alimentação, é importante manter os tratamentos capilares sempre em dia. Usar produtos que contenham na composição vitaminas que auxiliam o crescimento é essencial. Existem diversos cosméticos no mercado voltados para isso, é uma boa investir neles.

Além disso, convém também aderir um tratamento mais intensivo e diário, como, por exemplo, um cronograma capilar, que é um método que ajuda a manter a saúde do cabelo na medida certa.

Tomar cuidado com o couro cabeludo é o mais importante, pois é nele que está a origem dos fios. Lavar o cabelo todos os dias não é o ideal, pois acaba retirando as propriedades naturais e, em muitos casos, causando certo ressecamento. Por isso, lave o cabelo, no mínimo, duas vezes por semana, e certifique-se de esfregar bem a raiz. Faça a limpeza usando as pontas dos dedos, sem usar muita força, e em movimentos circulares, para ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Você também pode acrescentar em suas máscaras, ou até nos shampoos, os tônicos. Eles são repletos de suplementos essenciais que ajudam no crescimento e tratamento. Existem vários disponíveis no mercado! É só escolher o que melhor se adéqua à sua necessidade.

Veja também:

Shampoo bomba: receitas incríveis para crescer cabelo

3. Mantenha o corte

Não faz muito sentido cortar o cabelo quando o seu objetivo final é fazer crescer, né? Muito pelo contrário! Manter o corte em dia intensifica o crescimento, e é essencial para manter a saúde do cabelo.

Sempre corte as pontinhas mais ressecadas e duplas. Elas acabam interferindo no crescimento. Não precisa fazer um corte exagerado, que modifica o comprimento que você tanto lutou para ter. Basta cortar as pontinhas mais danificadas que não irão implementar em nada.

Como fazer para o cabelo crescer mais rápido em uma semana?

É impossível notar mudanças no comprimento do seu cabelo em apenas uma semana. Ele leva, no mínimo, um mês para apresentar resultados notáveis dos seus cuidados.

Há algumas pílulas de suplemento, que são encontradas em farmácias, que maximizam a velocidade do crescimento, e também algumas técnicas mais elaboradas que podem ajudar na velocidade e garantir um resultado mais rápido.

Massagear o cabelo com óleos essenciais, como óleo de coco e de rícino, é uma dessas técnicas. Faça o uso dos óleos, pelo menos, uma vez na semana, uma noite antes de lavar o cabelo.

Além disso, outros métodos caseiros também potencializam o crescimento. Receitinhas com vinagre de maçã, ovo e até babosa são aliadas fiéis. É só acrescentar os ingredientes à máscara de tratamento e utilizar de acordo com seu cronograma.

O que evitar

O hábito de fumar não é beneficente a nada no organismo, inclusive ao crescimento capilar. A nicotina impede a circulação sanguínea e, consequentemente, retarda o crescimento.

Evite também temperaturas muito altas afetando o couro cabeludo, pois isso pode fragilizá-lo e causar a queda. É essencial o uso de um protetor térmico antes do cabelo ser exposto à temperaturas muito altas.

Não durma com o cabelo molhado e evite prendê-lo muito forte ou molhado. Isso pode danificar o couro cabeludo e gera mal odor aos fios.

Não tome suplementos por conta própria. Se optar pelo método, visite um profissional que entenda do assunto. Também é importante sempre se atentar ao seu funcionamento hormonal, para se certificar de que tudo está fluindo normalmente.

Existem mais diversos truques que ajudam a impulsionar o crescimento capilar. No entanto, estes são os mais importantes e essenciais. Lembre-se sempre de manter seu corpo saudável. Assim, os resultados virão com mais eficiência e rapidez!

Até a próxima!

Veja também:

Vitória

Deixe seu comentário!