Bem Resolvida

Como tirar chupão do pescoço? Veja 12 dicas que funcionam rápido!

Certamente, você já deve tentado várias formas de esconder o chupão no pescoço que apareceu após aquela pegação típica de uma noitada quente, não é verdade?

Aplicar uma mão de base de maquiagem ou usar uma gola alta sobre o hematoma são algumas das opções que conseguimos pensar para disfarçar a “monstruosidade”, mas nem sempre funcionam bem.

Mas fique tranquila! Se você chegou até aqui procurando saber como tirar chupão do pescoço, a boa notícia é que essa missão, apesar de parecer muito difícil, fica bem mais fácil quando você aprende algumas técnicas precisas e infalíveis, como as que vamos ensinar aqui nesse artigo.

Vamos lá?

Veja também:

Como clarear a virilha com babosa? Veja 4 receitas infalíveis!

Afinal, o que é o chupão?

Um chupão é o termo popular que se usa após o surgimento de um hematoma que se forma quando os pequenos vasos sanguíneos da superfície da pele, chamados capilares, se rompem em determinada área do pescoço, por conta do movimento de sucção (do parceiro ou parceira), durante os “amassos”.

Assim, quando esses vasos sanguíneos se quebram, o sangue vaza e se acumula abaixo da superfície da pele, deixando uma mancha e aspecto de relevo, que nós conhecemos como chupão.

Com o passar dos dias, como o hematoma demora para cicatrizar (o que vai depender da gravidade do machucado), ele irá mudando de cor, até que a contusão se cure completamente. Mas, com algumas dicas que nós vamos te ensinar a seguir, esse processo de recuperação poderá ser acelerado, até você conseguir se livrar do incômodo.

Veja também:

Pasta de dente no rosto: confira 4 truques infalíveis para a beleza da pele!

Confira 12 dicas para tirar chupão do pescoço de forma simples e rápida!

1 – Aplique gelo

Aplicar gelo no chupão pode ajudar a removê-lo, especialmente nas fases iniciais, uma vez que ele terá a função de reduzir a resposta inflamatória da lesão. Para isso, você deverá colocar alguns cubos de gelo dentro de uma sacola, pano ou toalha e encostá-lo na área afetada por, pelo menos, 15 minutos.

Repita esse processo, pelo menos, três vezes ao dia. Não precisa forçá-lo sobre a pele. E também não deixe que o gelo entre em contato direto com a sua pele, uma vez que isso poderá causar queimaduras.

Outra opção parecida é deixar uma colher no congelador e, depois, colocá-la sobre a região do chupão. Também funciona muito bem!

2 – Use uma escova

Outra forma de tirar chupão do pescoço é usando uma escova de dentes nova ou pente, com cerdas ainda durinhas. Para amenizar o hematoma, você pode apostar em movimentos circulares na região, o que servirá para melhorar a circulação na área do chupão e espalhar o sangue que ficou acumulado lá.

Lembre-se de executar esses movimentos circulares suavemente, isto é, sem colocar força, pois isso só pioraria a situação. É claro que, enquanto estiver esfregando a escova ou pente sobre o chupão, haverá uma certa vermelhidão no início, o que é muito normal.

Mas à medida que a vermelhidão for sumindo, o inchaço e aparência do hematoma também irão desparecer junto.

3 – Com uma moeda

Pode parecer estranho, mas usar uma moeda para tirar chupão também é outro truque que funciona muito bem. Para isso, você deve pegar uma moeda de R$ 1 e esticar a pele onde está a lesão. Você deve esticar os lados opostos ao chupão.

Em seguida, vá passando a moeda com uma certa força e em movimentos circulares, como se estivesse passando manteiga em um pão, ou seja, sempre para um único lado. Lembre-se, mais uma vez, de não usar força neste caso, pois isso poderá machucar ainda mais o hematoma e piorar a sua aparência e inchaço.

4 – Na hora de dormir

Quando for dormir, outra dica para tirar o chupão do pescoço mais rápido é deixar o local do hematoma virado para cima. Isso irá ajudar a reduzir a circulação sanguínea na área, amenizando a cor e inchaço da lesão.

Além disso, o ideal é manter o pescoço acima do nível do coração, o que você pode fazer usando uma ou duas almofadas embaixo da cabeça para ajudar. Tudo isso fará com o sangue não se acumule no local e deixe-o circular melhor.

5 – Use compressa quente no outro dia

Assim como a compressa de gelo que você já aplicou, no dia seguinte, uma compressa quente também pode ser um excelente truque para tirar chupão do pescoço. Neste caso, você pode pegar um pano molhado em água quente e deixá-lo em cima da área do hematoma.

O calor da compressa ajudará os vasos sanguíneos a se expandirem e, com isso, o sangue voltará a circular normalmente, atenuando o inchaço e cor do chupão.

Para você entender melhor como as compressas fria e quente podem trabalhar juntas nessa missão, enquanto esta primeira faz com que as dores e o inchaço diminuam, além de ajudar para que o sangramento interno seja interrompido, deixando apenas a marca, a compressa quente, por sua vez, ajudará a dilatar os vasos sanguíneos na região, promovendo uma melhor circulação sanguínea.

Isso porque o sangue passará por lá mais vezes, e, portanto, fará com que a lesão cicatrize mais rápido.

Veja também:

Água gelada no rosto: saiba os benefícios e como apostar na técnica passo a passo

6 – Aplique pomadas para hematomas

Existem também disponíveis em qualquer farmácia pomadas para curar hematomas na pele, como é o caso da Hirudoid, por exemplo, que também podem ser utilizadas para tirar chupão do pescoço mais rapidamente.

Esses medicamentos têm a função de reduzir a inflamação, o inchaço e as dores da lesão, ao mesmo tempo em que combatem o aspecto arroxeado do chupão. Para isso, você deve aplicar as pomadas, pelo menos, três vezes ao dia, aproveitando o momento para massagear a partir de movimentos circulares o local lesionado. No entanto, é importante ficar atenta: esse tipo de pomada não costuma ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam em fase de amamentação.

7 – Use creme de arnica

Assim como as pomadas, existem também alguns tipos de cremes que você pode usar na pele para tirar chupão no pescoço mais facilmente, como é o caso do creme de arnica. Combinado com vitamina K, o produto pode ajudar a reduzir a inflamação e inchaço do hematoma.

Isso porque, como a vitamina K é considerada um composto essencial da “cascata de coagulação”, que nada mais é que um processo pelo qual o corpo forma coágulos sanguíneos.

E, apesar de ainda não ser completamente entendido pela ciência com esse nutriente em sua versão tópica pode contribuir para a resolução de hematomas ou contusões, o fato é que essa combinação com o creme de arnica pode sim ser útil para acelerar a cicatrização do chupão no pescoço.

8 – Creme para celulite ajuda

Como cremes para celulite geralmente possuem cafeína em sua composição, eles podem ajudar a contrair os vasos sanguíneos e atenuar a quantidade de sangue que vaza na pele do local afetado. Por isso, você também pode aplicá-los na região do chupão no pescoço para reduzir a inflamação e, portanto, acelerar o processo de cicatrização do hematoma.

9 – Aplique creme para os olhos

Os cremes para os olhos são outro remédio eficiente para tirar chupão no pescoço. Ricos em vitamina K, que, no caso desses produtos, tem o papel de iluminar a escuridão embaixo dos olhos (olheiras), eles podem ser utilizados também, portanto, para curar contusões de maneira mais rápida que o normal.

Veja também:

10 – Rolo de jade

Assim como a dica da colher fria que falamos anteriormente, o rolo de jade também pode ser útil para eliminar o inchaço, cor e tamanho do chupão no pescoço. Isso porque a pedra fria do rolo, ao ser aplicada sobre a área afetada, auxiliará na remoção desses sintomas, fazendo com que a pele se cure do hematoma por conta própria e mais rapidamente. Mais uma vez, cuidado com a força! Faça apenas uma pequena pressão usando o rolo de jade e já será o suficiente para melhorar o aspecto do chupão.

11 – Use babosa (aloe vera)

Ainda dentro da categoria de remédios caseiros para tirar chupão do pescoço, a babosa, também conhecida como aloe vera, também pode ser útil neste caso. Isso porque, ao ser aplicada sobre a área lesionada, a plantinha usará as suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias para acalmar a pele inflamada da região e amenizar o inchaço e aparência do hematoma.

Veja também: 

Babosa para o rosto: veja os benefícios e como usar passo a passo

12 – Tratamento a laser

Se você já tentou todas as receitas caseiras de como tirar chupão do pescoço que nós ensinamos aqui, também pode ser uma alternativa apostar em um tratamento a laser, que pode ser mais eficaz e imediato que as demais formas que ensinamos neste artigo.

Na prática, esse tipo de tratamento irá direcionar o laser especificamente aos glóbulos vermelhos, partindo-os em pequenos pedaços, fazendo com que sejam removidos mais facilmente pelos glóbulos brancos. Esse processo promoverá uma melhoria na aparência do chupão dentro do prazo máximo de 48 horas, na maioria dos casos.

É claro que, por ser uma solução mais rápida e eficaz (pelo menos, se comparada aos demais truques que ensinamos anteriormente), ela também é a mais cara, mas pode valer a pena. Para isso, obviamente, você deverá entrar em contato com o seu médico dermatologista.

E aí? Gostou de conhecer as melhores dicas de como tirar chupão do pescoço? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais com as suas amigas. Quem sabe alguém também não está precisando saber desses truques neste momento?

Até a próxima!

Deixe seu comentário!