Bem Resolvida

Cabelos curtos: veja dicas de cortes, penteados, cores e como cuidar dos seus fios!

Além de lindos, os cabelos curtos conferem mais praticidade e modernidade à mulher. Por isso, se você está cansada de ver a mesma aparência na frente do espelho, talvez seja a hora de apostar em um novo corte de cabelo para turbinar o visual e fazer as pazes com a sua autoestima e confiança.

Para quem está buscando por opções para refrescar o look e, é claro, um pouquinho do calor no dia a dia, especialmente na temporada de verão, os cabelos curtos são uma ótima pedida para isso e, de quebra, ainda deixam o visual mais jovial e despojado.

E os modelitos de cortes, cores e penteados são muitos para as vaidosas adeptas ao novo visual curtinho: pixie, bob, ‘joãozinho’, tranças, mechas, luzes, etc. O fato é que os fios curtos estão super em alta e podem ser a melhor escolha para tirar os cabelos da rotina e acender o rosto.

Historicamente, as mulheres sempre tiveram cabelos longos, sendo os fios mais curtos considerados uma característica masculina. Mas foi a partir da década de 1920 que as chamadas ‘melindrosas’ quebraram esse tabu e se aventuraram nos mais diferentes tipos de cortes curtos, inclusive o famoso chanel, que é muito popular até hoje.

Atualmente, os cabelos curtos são a preferência de muita gente e, o melhor de tudo, é que eles são democráticos e versáteis, podendo combinar com os mais diferentes tipos de rosto, colorações e penteados.

Ficou com vontade de passar a tesoura nos fios? Então, neste artigo, confira as melhores dicas para se jogar nos cabelos curtos, de acordo com o que os hairstylists estão ditando para a moda do momento, e com os arranjos e comprimentos que mais combinam com o seu formato de rosto, idade e textura capilar! Vamos lá?

Veja também:

Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

O curto ideal para cada tipo de rosto

A primeira coisa que você precisa saber antes de aderir aos cabelos curtos é que o tipo de corte e comprimento ideais devem estar em equilíbrio com o seu formato de rosto, textura capilar e idade para ter um new look de sucesso. Começando por esse primeiro fator importante, o tipo de rosto, confira as dicas dos especialistas para acertar ao aderir aos cabelos curtinhos:

Para rosto quadrado

As principais características desse formato de rosto são queixo e testa grandes. Por isso, o mais recomendado pelos hairstylists é para que quem tem esse tipo de face opte por cortes curtos com franjas curtas e médias, uma vez que elas ajudarão a suavizar as linhas do rosto no comprimento e laterais.

Dentre os arranjos mais indicados estão o popular chanelzinho e, também, fios assimétricos. Cortes na altura do queijo e pontas desfiadas também são muito bem-vindos.

Para rosto oval

Como esse formato de rosto é “democrático”, ele é capaz de cair bem com vários tipos de cortes curtos. Por isso, não há regras! Basta se jogar na criatividade. Se você tem esse tipo de face, pode investir tanto em arranjos desde o estilo ‘joãozinho’ até madeixas desfiadas na altura da orelha. Todos eles são super chiques e, inclusive, usado por várias famosas e blogueiras.

Para rosto redondo

Apesar de parecidos, o rosto redondo é diferente do rosto oval. A maior diferença entre eles é que o rosto redondo é mais largo e curto. Por isso, quem tem esse formato de rosto deve apostar em cortes mais curtos, volumosos e com franjas longas.

É claro que, neste caso, a franja longa deve ser menos “pesada” e seguida de um corte curto feito na diagonal com o rosto. Esse truque é ideal para alongar mais a face e valorizar a beleza desse formato de rosto.

Veja também:

Long Bob para rosto redondo: 6 dicas de aderir ao corte com sucesso!

Para rosto retangular

Já para as vaidosas que possuem um rosto retangular, os tipos de cortes curtos ideais são o de comprimento médio e em camadas. E se você for fã de franjas, opte pelas assimétricas, que acendem muito esse tipo de rosto! Na hora de estilizar, penteia a sua franja para o lado e dê ainda mais charme ao seu novo visual.

Para rosto triangular

Ao contrário disso, as donas de rostos triangulares devem evitar cortes curtíssimos e em camadas. Por isso, um dos arranjos mais recomendados é o famoso corte bob, que é feito a partir de mechas mais curtinhas atrás e outras mais compridas na frente. Por conta disso, esse tipo de corte ajudará a oferecer mais equilíbrio à face.

Quais são os melhores cortes para cabelos curtos?

Agora que você já sabe quais são os modelos de cortes curtinhos ideais para cada formato de rosto, chegou a hora de conhecer quais são eles! Veja, a seguir, os cortes para cabelos curtos que estão em alta e que podem fazer toda a diferença na mudança de visual!

1 – Cabelo curto Pixie

Este arranjo nada mais é que uma versão mais moderna do famoso e mais antigo corte ‘joãozinho’. Dentre a categoria de curtíssimos, ele é o mais ousado e, portanto, pode mostrar que você é uma mulher cheia de atitude e moderna. Este corte deixa as orelhas e a nuca à mostra, marcando presença para quem está procurando um visual carregado de jovialidade e sensualidade.

2 – Cabelo curto Blunt Cut

Outro dos cortes mais modernos da atualidade, o corte Blunt Cut é feito a partir de uma base reta e pontas assimétricas, sejam estas maiores ou menores do que a base. Esse arranjo combina perfeitamente com pontas mais compridas e, para as adeptas à franjas, aquelas com modelos na altura dos olhos.

3 – Cabelo curto assimétrico

Já para quem curte os cortes de cabelos curtos mais arrojados, o modelo assimétrico é ideal para quem está a fim de destacar as ondas do cabelo, ou seja, para as donas de cabelos ondulados. Ele é feito a partir da mistura de comprimentos, seja com uma base mais curta e fios maiores ou mais altos na frente ou, ainda, com a lateral raspada. Enfim, é só se jogar na criatividade!

4 – Cabelo curto Chanel

Dentre os mais populares e famosos cortes curtos está o clássico chanel. Ele começou a ser usado na década de 20 e não saiu mais da cabeça da mulherada – literalmente! Esse arranjo é mais indicado para as vaidosas que gostam de um visual mais elegante e tradicional, especialmente aquelas com madeixas lisas e que preferem pontas bem retas.

As pontas retas não se curvam nem para fora e nem para dentro, o que garante um visual mais sóbrio, mas que não deixa de ser muito moderno.

5 – Cabelo curto repicado

Já o corte curto repicado é ideal para as mulheres que têm pouco cabelo. Ele ajudará a adicionar mais volume às madeixas e, se for feito na altura dos ombros, pode conferir mais frescor às feições femininas. Além disso, esse corte curto no estilo repicado garante mais fluidez e movimento aos fios.

6 – Cabelo curto Cut Bob

O cut bob é um dos cortes mais modernos e queridinho do momento entre as famosas. Trata-se de um arranjo feito com mechas repicadas na altura do pescoço, sendo que os fios na frente ficam em um comprimento maior.

Esse corte pode ficar ainda mais bonito e despojado com uma franja, seja esta curta, média ou longa. Só não se esqueça de combiná-la com o formato do seu rosto e textura capilar. De modo geral, ele costuma ser a aposta de mulheres com madeixas lisas e curtas.

7 – Cabelo curto com franja

Os cortes curtos com franja são muito joviais e modernos e, é claro, juntando esses dois arranjos, podem resultar em combinações perfeitas para o seu novo visual com cabelos curtos. Para isso, você pode apostar em qualquer um dos modelitos que mostramos anteriormente, ou o curtinho que você sempre teve vontade, e escolher a franja que mais destaca o seu rosto, equilibrando-a também com o seu novo corte.

Seja um pixie com franja, um blunt cut com franja ou chanel com franja, entre outras opções, o fato é que dá pra ficar linda com fios curtinhos!

8 – Cabelo curto para senhoras

Os cabelos curtos para senhoras deixam o visual mais jovem e, o melhor, mais moderno, mostrando que você é mais experiente, mas está sempre antenada!

Por isso, se você já chegou aos seus 40, 50, 60 anos ou mais, não só pode como deve desfilar lindamente com os seus novos fios curtinhos. Você pode escolher entre os mais diferentes modelos, inclusive os que a gente mostrou no decorrer desse artigo, e ser feliz com o seu new look. Afinal, não existe idade para exibir a sua beleza!

E qual cabelo curto mais combina com cada tipo capilar?

Até agora, se você está pesquisando a fundo tudo que precisa saber antes de aderir aos cabelos curtos, já conheceu quais os arranjos mais combinam com cada formato de rosto, quais são os modelitos que estão em alta na moda e, agora, vai saber quais deles são os mais recomendados pelos hairstylists do momento para cada textura capilar, desde as mais lisas até as mais crespas. Confira tudo nos próximos parágrafos para não errar!

Cabelos curtos lisos

Existe combinação mais perfeita de praticidade e estilo que os cabelos curtos lisos? Acho que não! Além de lindos, eles são cheios de personalidade e, o melhor de tudo, naturalmente versáteis, uma vez que podem ser adaptados das mais variadas formas, dependendo do tipo de finalização que você apostar para o seu novo visual curtinho.

Dentre as opções de cortes que mais combinam com esse tipo e comprimento de cabelo estão arranjos assimétricos, em camadas, com franjas e etc., além de muitos outros que já mencionamos aqui neste post.

Cabelos curtos ondulados

Os cabelos curtos ondulados também estão super na moda. Com fios com textura nem cacheada e nem lisa, esse tipo capilar é conhecido por seu caimento e movimento natural, uma vez que as pontinhas e o comprimento geralmente têm ondas abertas ou até mais fechadas.

Alguns dos modelos e estilos de cabelos curtos para quem tem madeixas onduladas são o corte bob e o pixie cut. Porém, é preciso apostar na finalização certa para não sofrer com problemas típicos dessa textura de cabelo, tais como volume excessivo ou frizz. Neste caso, a dica é usar sempre produtos como mousse, gel ou spray fixador.

Cabelos curtos cacheados

Se aquele ditado já dizia que “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”, imagina se os cachos também forem curtinhos?

Está aí um sinônimo de atitude e muita ousada, concorda? Por isso, se você tem madeixas cacheadas e quer apostar nos cortes curtos, precisa saber quais são os que mais combinam com o seu formato de rosto, espessura do cacho (se é mais fechado ou mais aberto) e, é claro, com o seu estilo e personalidade.

Dentre os cortes de cabelos curtos cacheados mais indicados pelos hairstylists estão o assimétrico e na altura do queixo, em camadas, pixie, repicado, bob arredondado, ‘joãozinho’, entre muitos outros. Neste caso, também vale lembrar que é preciso investir em uma boa finalização, sem exagerar no uso de produtos, para deixar o seu novo corte curto sempre comportado, no seu devido lugar.

Cabelos curtos crespos

Independente do tipo de textura, reduzir o comprimento do cabelo sempre será uma ótima forma de simplificar a rotina de cuidados diários com os fios, ainda mais quando eles exigem mais atenção finalização, como é o caso do cabelo crespo.

Afinal, qualquer descuido pode interferir na definição e volume dos cachos. Além disso, o cabelo crespo também sofre com o fator de encolhimento e, por isso, requer um cuidado maior em relação ao comprimento na hora de passar a tesoura.

Por isso, a dica é optar por cortes curtos que ficam perfeitos nesse tipo capilar, tais como short bob, buzzcut e black power. Além de darem um ar mais fresh ao visual, ainda deixa qualquer look cheio de atitude.

Conheça agora os melhores penteados para cabelos curtos para se inspirar!

Depois de se aventurar no seu mais novo corte curtinho, nada melhor que dar aquele up no visual apostando em penteados para cabelos curtos que podem deixar o look ainda mais cheio de atitude, despojado, moderno e jovial na frente do espelho. Portanto, confira, a seguir, algumas das melhores opções de arranjos que nós separamos para você!

Tranças

Para as vaidosas com as suas novas madeixas novas que amam a praticidade e delicadeza das tranças, o ideal é trançar apenas uma parte dos fios. Assim, você deixa o seu visual curto em evidência, sem precisar deixar de lado os penteados com tranças que você sempre fez.

Sabendo disso, basta você abusar da criatividade! Você pode trançar uma parte do cabelo juntando duas mechas atrás, ou investir em uma única trança embutida ou, ainda, fazer uma trança apenas na lateral. Enfim, o que não faltam são opções para deixar o seu look com madeixas curtinhas ainda mais bonito.

Veja também:

Trança boxeadora: como fazer passo a passo + 5 estilos para apostar (com fotos)!

Com efeito molhado

Também chamado de wet hair, o famoso penteado com efeito molhado, que fica perfeito em fios curtinhos, pode deixar o look muito mais elegante e cheio de atitude. Para complementar o visual, você pode apostar em uma maquiagem mais pesada e brincos grandes, conferindo um ar de mais feminilidade.

Para fazer o penteado, basta aplicar uma boa quantidade de gel nos cabelos e pentear os fios da maneira que preferir, seja para a lateral ou todos para trás, por exemplo.

Half bun

Um penteado super em alta, o half bun, que nada mais é que um meio-coque, fica maravilhoso em cabelos curtos e deixa o visual mais despojado. E para fazer esse arranjo é muito fácil! Basta separar uma mecha do topo da cabeça e enrolá-la até obter um pequeno coque no alto da cabeça. Prenda-o com a ajuda de um elástico. Deixe o restante do cabelo solto. Prontinho!

Coque baixo

E para a mulherada fã de penteados presos, o tradicional coque baixo é ideal para quem tem fios curtinhos. Para isso, basta prender todo o cabelo atrás da cabeça, enrolando os fios, e prendendo-os com grampos.

Você deixar o coque mais solto e “bagunçadinho”, afrouxando um pouco os fios, para um look mais descontraído, ou deixa-lo mais arrumado, com fios mais alinhados., o que deixa o visual mais sofisticado.

Moicano

Cansada de sair todos os dias com a mesma cara? Então, um penteado para cabelo curto perfeito para mudar a rotina é o moicano. Além de elegante, ele é mais ousado e pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite.

Para fazê-lo, você precisará estar com o cabelo já limpo e seco. Aplique um produto texturizador, como mousse ou pomada, e divida o cabelo em quatro partes: topo da cabeça, parte de trás e laterais. Na parte superior da cabeça, prenda as laterais com a ajuda de grampos. Borrife um spray fixador, caso sinta necessidade de deixar o penteado mais tempo no lugar.

Já na parte inferior da cabeça, isto é, próxima à nuca, deixe os fios soltos. Feito isso, pegue o cabelo que você separou na parte do topo da cabeça e separe uma mecha fina, de orelha à orelha. Coloque-a sob o cabelo preso nas laterais. Em seguida, pegue mais uma mecha e desfie. Para isso, você deve penteá-la no sentido contrário, para conferir mais volume ao seu moicano.

O próximo passo é separar duas mechas finas para cobrir a mecha desfiada. Para finalizar o penteado, aplique um spray fixador para deixar o moicano no lugar e deixar os fios mais alinhados.

Com lenços e bandanas

Cabelos curtos ficam ainda mais charmosos e despojados com acessórios! E, para isso, nada melhor que apostar nos clássicos lenços e bandanas para chamar ainda mais atenção por onde você passar.

Para isso, basta pegar um desses acessórios, do estilo e cor que mais gostar, e amarrar ao cabelo, seguindo na direção da nuca até o topo da cabeça. Para finalizar esse tipo de penteado e deixá-lo bem preso, basta fazer um lacinho ou nó nas pontas. Fica lindo!

Cores que ficam perfeitas em cabelos curtos

Até aqui, você já deve ter ficado bastante inspirada para correr até um salão de beleza para ter agora mesmo os seus novos cabelos curtos, não é verdade? Mas ainda não acabou! Confira, agora, algumas dicas para quem quer apostar também em uma nova coloração para combinar com o new look curtinho. Afinal, já que é para radicalizar no visual, é só se jogar! Veja:

Cabelo curto com luzes

Quem disse que as luzes combinam só com cabelos longos e médios? Nada disso! Quem tem cabelos curtos também pode apostar na técnica para ajudar a iluminar o visual e realçar ainda mais a transformação. Como elas ganham mais destaque no comprimento dos fios, as luzes em cabelos curtos podem ser feitas em cortes como corte bob e até no corte pixie.

As nuances podem ser loiras, em tom de mel, castanhas ou douradas, entre outras. O mais importante é conversar com um profissional colorista para descobrir qual tonalidade fica ideal para o seu tom de pele e fios naturais e deixar o look em equilíbrio.

Veja também:

Cabelo curto platinado

O cabelo curto platinado é a união de duas tendências que estão no auge neste momento e é perfeito para as vaidosas que gostam de ousar, sem perder a elegância.

E a boa notícia para quem é fã de tons de loiro claríssimos, como é o caso do platinado, é que ele fica mais fácil de cuidar em fios mais curtinhos, o que ajuda a preservar a sua saúde e beleza. Enquanto isso, cor mais clara ajuda a revitalizar cortes mais clássicos, tal como o pixie cut, por exemplo.

Como cuidar de cabelos curtos? Veja dicas que você precisa ter na rotina!

Chegamos à parte mais importante desse post. Afinal de contas, você não achou que, por estar livre de cabelos longos, nunca mais ia ter trabalho para cuidar dos seus fios, não é mesmo? Por isso, confira abaixo algumas dicas para cuidar de cabelos curtos corretamente:

  • Cabelos curtos ficam mais oleosos, uma vez que o sebo do couro cabeludo escorre mais facilmente pelos fios quando eles estão em menor comprimento. Por isso, para driblar o efeito “pesado” e “sujo”, você deverá lavar mais os fios durante a semana e optar por usar shampoos específicos para cabelos oleosos. Evite também lavá-los em água quente, que é outro fator que aumenta a produção de oleosidade na raiz capilar, e pentear demais os fios durante o dia.
  • Corte as pontas regularmente, pelo menos, a cada 15 dias, para deixar o corte sempre bonito e em dia. Isso porque, se você não fizer a manutenção frequente, os fios curtos podem “perder o corte” e ficar cheios de pontas duplas.
  • Aposte em boas finalizações, especialmente se o seu corte é repicado, desfiado ou assimétrico. Um cabelo curto bem estilizado pode conferir mais volume ou reduzi-lo e, portanto, deixar o visual muito mais bonito. Neste caso, não se esqueça de escolher bem o seu produto finalizador, para não causar o problema da oleosidade que mencionamos acima. Aposte em pomadas modeladoras na versão seca, para cabelos lisos, e mousse e ativador de cachos para crespos ou cacheados.

E aí? Gostou de saber tudo sobre os cabelos curtos? Ficou inspirada para passar a tesoura e investir em um novo visual? Então, compartilhe esse post nas redes sociais com as suas amigas para que elas também fiquem inspiradas!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!