Bem Resolvida

Cabelos com luzes: Conheça algumas técnicas de iluminação

Cada vez mais os cabelos com aspecto natural estão se tornando mais populares. As cores sólidas nos cabelos têm seu lugar ao sol, mas a verdade é que muitas mulheres amam os cabelos com aparência mais despojada, iluminada ou com sobreposição de tons claros e escuros. Por isso, as conhecidíssimas luzes já fazem parte do visual de muitas mulheres.

E especialmente para você que deseja iluminar o visual clareando suas madeixas, preparamos este artigo.

Nele vamos falar das técnicas de clareamento mais populares para ajudar você a escolher a que melhor se encaixa em seu perfil. Confira.

Qual o tipo de clareamento ideal para o meu cabelo?

Quando decidimos fazer luzes nos cabelos, logo descobrimos que não é a única técnica de clareamento disponível. Existem várias, por exemplo: Mechas, reflexos, californianas, ombré hair, balaiagem e platinado.

Não há indicações específicas de quais luzes são ideais para cada tipo de cabelo, por isso, antes de escolher, analise qual o efeito você deseja como resultado final.

Quer fios claros mais discretos, ou mechas maiores em locais específicos? E para ajudá-la nesta missão de escolher o clareamento ideal, vamos explicar a diferença de cada uma destas técnicas.

Veja também:

Tendências de loiro verão 2020: 9 opções para você arrasar

Luzes

As luzes são muito conhecidas pelo público feminino e masculino. De tão conhecidas, que toda técnica de clareamento é popularmente chamada de luzes. No entanto há algumas diferenças básicas que vamos explicar em cada tópico.

No caso das luzes, o clareamento é feito através da descoloração de mechas bem finas de cabelo, que podem ser por todo o cabelo ou apenas em parte dele.

Esta técnica submete os cabelos a um processo de descoloração que os deixam mais claros que a cor original, podendo ser loiros claríssimos ou tons mais escuros como mel, caramelo e cobre.

Vai depender muito da cor original de seus cabelos para fazer o “jogo de luzes” com as cores.

Nesta técnica, geralmente são clareados no máximo 50% dos fios, para que possa alcançar o efeito desejado.

Mechas

Para fazer as mechas, o processo é um pouco diferente, pois em vez de clarear poucos fios como nas luzes, são separadas mechas mais largas. E o clareamento é feito em lugares estratégicos, por exemplo: você pode clarear apenas uma mecha na franja ou na lateral do cabelo.

Outro detalhe é que este processo pode ser feito através de descoloração ou com tinta. O efeito é bem mais marcante do que em um processo com luzes.

Reflexos

Os reflexos são bem semelhantes às luzes, a diferença está mais na quantidade de fios que são descoloridos. Neste caso, as mechas são fininhas, mas em maior quantidade. E podem ser feitas com sobreposição de tons.

Californianas

As luzes californianas são ideais para quem deseja um cabelo iluminado, com aquele efeito “luz do sol” nas pontas.

Esta técnica consiste em um clareamento nas pontas dos cabelos, deixando as raízes mais escuras. Para dar o efeito mais natural aos fios, a descoloração é feita em dégradé, sobrepondo o tom mais escuro da raiz, passando por tons mais dourados até chegar ao loiro nas pontas.

A manutenção deste tipo de clareamento é mais simples, pois a raiz mais escura demora para ficar marcada e precisar de retoque.

Geralmente o processo de descoloração em dégradé começa um pouco acima das sobrancelhas e vai até as pontas, onde fica a concentração de fios mais claros.

Veja também:

Tons de loiro para morenas: descubra qual combina melhor com a sua pele

Ombré hair

De origem francesa, a expressão “ombré hair” representa o cabelo sombreado. E para alcançar este efeito de sombra nos fios, a técnica utilizada mais uma vez é a descoloração ou pintura dos fios em dégradé.

A diferença entre o ombré hair e as luzes californianas é a tonalidade e a localização das luzes.

No caso da técnica ombré hair, várias mechas do cabelo são clareadas em alturas diferentes e mais distantes da raiz do cabelo. O ombré hair deixa as raízes naturais e vai clareando suavemente a extremidade dos fios, finalizando de forma mais natural. As californianas deixam as pontas bem mais claras e marcadas.

Balaiagem

A balaiagem nos cabelos foi criada para mulheres com atitude, pois é uma técnica bem marcante de clareamento dos fios.

Enquanto as luzes são mais finas e discretas, a balaiagem utiliza vários tons para causar um efeito mais exótico e deslumbrante nos fios.

Esta técnica é uma mistura de luzes com mechas, para quem não quer algo tão sutil como luzes finas, nem algo muito marcado como as mechas.

Neste processo, a raiz permanece mais escura e depois começam a intercalar as mechas em até 3 tons diferentes. Pode usar um loiro claríssimo, com dourado e mel ou outros tons. A escolha das tonalidades dependerá muito da cor natural dos seus cabelos.

Platinado

 

Veja também:

Principais tendências para cabelos platinados 2020

O platinado vem ganhando espaço na cabeça das mulheres, principalmente por ter tons que se assemelham ao charmoso grisalho que o os homens são adeptos há muito tempo.

As mulheres mais ousadas que buscam assumir os brancos com estilo, podem usufruir desta técnica. E todas aquelas que buscam por uma super iluminação no visual.

A iluminação extrema dos platinados vem da união dos tons de cinza, prata e branco. É um processo de descoloração bem intenso e por isso, tenha em mente que seus cabelos sofrerão um pouco e precisarão de certos cuidados.

No entanto, o resultado é incrível, e basta apenas investir em hidratação e fortalecimento dos fios.

Como cuidar dos cabelos com luzes?

Ao decidir iluminar os fios é normal ouvir de muitas pessoas, inclusive profissionais de beleza, que estas técnicas vão danificar os seus cabelos. Portanto precisará cuidar bem das suas madeixas após qualquer processo de descoloração ou tintura.

Por isso, preparamos algumas dicas de como cuidar dos cabelos com luzes. Confira:

Use máscara de hidratação

Os processos de descoloração realmente vão danificar os seus fios e por isso ele precisará de nutrição para recuperar a força. Neste caso, aconselhamos substituir os condicionadores por máscara capilar. Ela nutre os fios internamente e fortalece as suas madeixas.

Use a máscara como se fosse o condicionador, sem deixar muito tempo. De 3 a 5 minutos será o suficiente.

Veja também:

Saiba quais os benefícios de usar maisena no cabelo

Escolha shampoos especiais

Após aquele resultado tão desejado nos cabelos, o que mais tememos é que os fios fiquem amarelados e percam a cor que tanto batalhamos para conseguir alcaçar.

Por isso, use shampoos desamareladores pelo menos duas vezes por semana para garantir que a cor de suas luzes não seja alterada. E no dia a dia procure por shampoos e cremes para cabelos quimicamente tratados.

Faça hidratação com queratina

A queratina vai ajudar a devolver a vida aos fios para que fiquem verdadeiramente iluminados. Pode fazer o tratamento em casa comprando produtos adequados ou procurar um profissional.

Evite usar babyliss e chapinha

A chapinha e o babyliss são nossos aliados para modelar os cabelos e renovar o visual, mas se você fez luzes, é melhor reduzir o uso destes aparelhos.

Eles ressecam os fios e acabam danificando ainda mais os seus cabelos. O uso contínuo resultará em um cabelo opaco, sem vida e com pontas duplas.

Se precisar usar, use protetores térmicos durante o processo e faça hidratação com queratina após o processo ou use óleos reconstrutores.

Mantenha o corte em dia e retoque as luzes

Mantenha o corte em dia para manter as pontas sempre saudáveis. O ideal é cortar os cabelos pelo menos uma vez a cada 3 meses.

Quanto ao retoque das luzes, cada técnica terá a recomendação do profissional. O ideal é esperar que o cabelo se recupere do processo para depois subemetê-lo a uma nova experiência.

O mais recomendado é retocar as raízes, sempre usando os mesmos produtos para não perder a tonalidade e ficar com um cabelo “manchado”.

Para manter a tonalidade das luzes, também pode procurar um profissional e fazer tratamentos tonalizantes específicos.

Veja também:

Cabelo platinado: como fazer em casa e dicas para cuidar!

Deixe seu comentário!