Bem Resolvida

Cabelo cacheado com franja: confira dicas para usar!

Desde muito tempo, as franjas vêm ganhando uma enorme quantidade de fãs e seu sucesso começou logo com o lançamento.

Elas passaram por adaptações ao longo das décadas e nunca saíram de moda. Neste artigo, é possível conhecer mais sobre as franjas, com foco nas franjas para cabelos cacheados, que são boas pedidas para esse tipo de fio em qualquer estação!

É claro que, quando falamos em franja, estamos nos referindo aos fios desfiados ou repicados que ficam na frente da cabeça, mais curtos que o comprimento normal do cabelo. Elas, geralmente, são colocadas parcial ou completamente no meio da testa.

A franja é muito utilizada também para dar a impressão de aumento ou redução de algumas características do rosto. Um ponto importante é que algumas pessoas ainda acham que franjas são exclusivas para cabelos lisos, o que não é verdade. Abaixo, falaremos mais sobre os diferentes modelos de algumas franjas.

Veja também:

Cabelos cacheados: dicas de cortes, penteados e como cuidar dos fios com fotos!

Modelos diferentes de franjas

 

A franja é um penteado lindo que, ao longo dos anos, foi se adaptando aos novos estilos. Em 1930, por exemplo, as franjas da moda eram as Baby Bangs, que são franjas curtinhas, normalmente usadas em crianças.

Ao longo das décadas, foram inventados outros modelos de franjas, como a Bumpers Bang, que é uma franja enrolada e presa com grampos; a franja Gamine Bang, uma franja mais desfiada; a Pixie Cut, que é uma franja bem curta e é mais usada em cabelos curtos.

Por volta de 1970, surgiu a franja em camadas e, em 1980, a franja com topete, que era usada com um cabelo mais volumoso e uma enorme quantidade de spray para que fosse possível fixar o cabelo.

Nos anos 2000, a franja da moda era a Retro Bang, uma franja bem reta e escovada. Um dos cortes de cabelo que mais nos marca atualmente é o Lob, um chanel que geralmente tem uma franja que cobre uma parte da testa.

Veja também: 

Tendências de corte de cabelo para 2020: top modelos que vão bombar no próximo ano!

Como apostar na franja para cabelos cacheados?

Se você tem o cabelo ondulado ou cacheado e tem vontade de mudar o visual, a franja é uma opção incrível de estilo de cabelo, que irá deixar você totalmente diferente. Então, aqui trouxemos algumas dicas para deixar sua franja linda!

A primeira dica é tomar bastante cuidado ao aplicar produtos em excesso na franja. Isso porque vai deixá-la muito definida e com cachos certinhos demais, fazendo com que os fios pareçam unificados.

Além disso, os produtos de cabelo em contato com a tez podem causar espinhas na pele mais sensível, além da oleosidade, que é causada pelo contato constante da franja com a testa. Por isso, opte por usar produtos mais leves na finalização da franja, como sprays e mousses.

Cuidados com a franja

Na questão da oleosidade, é importante que sempre que for usar protetor solar ou hidratantes na região da testa, você prenda a franja para ela não entrar em contato com esses produtos, que deixam seu cabelo muito oleoso.

Para manter seu cabelo e franja bonitos, é importante sempre hidratá-los, inclusive pelo fato de cabelos cacheados e crespos serem mais ressecados pelo seu formato de espiral, que dificulta com que chegue oleosidade natural do início até as pontas dos fios.

A hidratação regular vai garantir que seu cabelo fique saudável e com a aparência muito mais bonita. Utilize a fitagem como técnica para modelar seu cabelo. Ela ajuda a definir cachos indisciplinados e sem um formato.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Para fazer a fitagem, separe as mechas da franja e amasse os fios com as mãos para, só então, deixar seus fios secarem naturalmente. Isso proporciona ao cabelo uma excelente aparência.

Caso você for sair e precisa que seu penteado dure bastante tempo, utilize um spray fixador, que vai manter sua franjae cabelo arrumados por muito mais tempo, além de fazer seus cachos continuarem com um formato bonito no decorrer das horas.

E, agora, uma dica de ouro: justamente pelo maior ressecamento dos cabelos cacheados, hidrate com prioridade as pontas do seu cabelo. E, sempre que possível, faça umectação capilar. Assim, você evita de ir ao salão sem necessidade.

Como cortar sua franja sozinha (sem erro!)

A franja exige alguns cuidados, e um deles é ir no salão de beleza com maior frequência, para deixá-la sempre com um bom tamanho e formato. Porém, há aquelas pessoas que se arriscam e optam por cortar a franja em casa, sozinhas. Então, aqui, daremos algumas dicas de como fazer isso, obtendo sucesso:

  1. A primeira dica é fazer o corte com as mechas secas e observar o seu tipo de cacho, já que cada um deles encolhe de uma forma;
  2. Separe seu cabelo, dividindo-o ao meio. Não se preocupe se a divisão não estiver muito certinha;
  3. Prenda o cabelo e deixe solto somente a quantidade de cabelo que deverá ser utilizada na franja;
  4. Escolha com calma o formato de franja que você acha que mais combina com você e, então, decida a quantidade que você vai cortar. Depois de ter pensado bastante, corte as mechas aos poucos;
  5. Aplique o ativador de cachos de sua preferência e espere seu cabelo secar.

Qual modelo de franja para cabelos cacheados escolher?

Um questionamento muito frequente é qual modelo escolher de franja para cabelos cacheados. E essa é na verdade uma resposta muito relativa, pois vai depender do que você procura em uma franja e dos seus gostos.

A franja mais curtinha é uma das mais procuradas e a ideal pra quem busca uma aparência mais moderna e sofisticada. Outra opção de corte é o Shag Hair, que foi criado nos anos 90, mas é usado até hoje.

Ele possui um estilo mais vintage. A altura do corte é nos ombros e fica lindo com franjas em cabelo com mais curvatura. Além disso, os cachos são mais despojados e definidos.

Caso seu corte dê errado ou não saia de acordo com suas expectativas, fique tranquila, que as franjas cacheadas são as mais fáceis de se esconder.

Você pode prendê-las com um grampo ou, então, desmanchá-las e uni-las com os demais fios, o que vai deixá-las bem escondidas.

Veja também:

Penteados afros: aprenda passo a passo 9 opções para um visual lacrador!

O que achou do artigo? Diga para a gente nos comentários.

Obrigada por ler o texto e até mais!

Deixe seu comentário!