Bem Resolvida

Tipos de suculentas: quais as principais e como cuidar?

Tipos de suculentas

As suculentas são plantas muito fáceis de cuidar e é possível encontrar tipos de suculentas para todos os gostos e espaços.

Além disso, existem tipos de suculentas que são mais comuns de encontrar e os que são mais raros. Conheça os principais tipos e descubra como cuidar de cada um para ter sempre uma suculenta bonita e saudável.

Suculentas

As suculentas são plantas que possuem grande resistência, sob as condições certas de cuidado, e são um dos tipos de plantas mais buscadas para apartamentos, pois não precisam muito de água todos os dias.

O nome é dado pois as folhas realmente são suculentas e o motivo é a quantidade de água que elas retêm.

Você não vai fazer porque machucaria a folha da planta, mas se você fosse apertar a folha de uma suculenta, iria confirmar que ela é macia e meio suculenta, daí é o nome dado a essa planta.

Além disso, é comum fazer uma certa confusão com as suculentas e dar o nome de cacto.

Cactos são uma espécie de suculenta, no entanto, nem toda suculenta é um cacto. Por isso não se possa generalizar.

Tipos de suculentas

1. Orelha de elefante – Kalanchoe tetraphylla

Essa suculenta possui filhas em um formato que lembra orelhas de elefante. São folhas altas e mais arredondadas na ponta.

É possível encontrar essa planta em várias tonalidades, como avermelhada, verde claro ou amarela.

E o interessante é que a cor é definida conforme a exposição que ela tiver ao sol.

Ademais, essa suculenta pode chegar a 60 centímetros e vive bem exposta a sol pleno ou meia sombra. Se ela estiver sempre no sol, a cor das folhas vai atingir uma coloração avermelhada.

A forma de rega dessa espécie é espaçada, porém, abundante. Ou seja, cada vez que você for regar, dará uma quantidade maior de água para ela. Mas até que possa regar novamente, é preciso aguardar que o solo esteja totalmente seco.

Além disso, ela vive muito bem em solo drenável, arenoso e com matéria orgânica. E sobre a adubação, o ideal é utilizar adubo NPK 10 10 10 em mistura com 2l d’água e ser feita depois da primavera, até a chegada do verão.

2. Orelha de Shrek – Crassula ovata gollum

Entre os tipos de suculentas existe esse tipo que possui um nome popular muito engraçado, mas que pode definir bem as características físicas dessa planta.

As folhas são em formato de tubos com ventosas, muito parecidas com as orelhas do personagem ogro dos filmes infantis, o Shrek.

Essa espécie em geral é verde, mas pode ser que apresente flores brancas ou rosadas e uma coloração um pouco avermelhada nas pontas das folhas.

O tamanho dela pode variar entre 50 a 80 centímetros de altura, sendo que ela gosta de sol da mesma forma que anterior.

O ideal é deixar o vaso em sol pleno ou meia sombra. E da mesma forma que o tipo citado acima, a coloração vermelha nas pontas aparece quando ela é bastante exposta ao sol.

A adubação dessa planta precisa ser feita de forma espaçada e com fertilizantes prontos, como o tipo NPK. Além disso, o solo ideal para plantar e orelha de Shrek é em solo arenoso, drenável.

Tipos de suculentas

3. Planta fantasma – Graptopetalum paraguayense

O nome que esse tipo de suculenta ganhou é por conta de um tipo de pó fosco que fica repousado sobre as folhas.

O formato das folhas lembra o formato de uma rosa aberta e essa coloração meio acinzentada por conta do pó pode ser removida se você der uma manuseada nas folhas, o que fazer o pó sair.

Além disso, acerca do tamanho, essa planta pode ter entre 10 e 20 centímetros de altura e também se adapta mais com sol pleno ou meia sombra.

A troca de coloração que acontece com esse tipo de suculenta é muito interessante. Se ela ficar totalmente exposta ao sol, as folhas adquirem uma tonalidade acinzentada, mas se ficaram em meia sombra, ganham tonalidade rosada.

Essa espécie não gosta de solo encharcado, portanto, controle a quantidade de água em cada rega.

E as regas precisam ser espaçadas e moderadas, só é necessário regar essa espécie quando o solo estiver seco.

Ademais, quando for inverno, o ideal é fazer rega escassa.

Já quanto ao tipo de solo ideal para essa planta, é o que possui bastante matéria orgânica e drenável. Sendo que a adubação é feita na primavera e no verão, com adubos que existem prontos e específicos para suculenta.

4. Rabo de burro – Sedum morganianum

Entre os tipos de suculentas mencionados até aqui, essa é uma que tem as folhas bem pequenas. Além disso, é uma suculenta pendente e tem as folhas pontiagudas e carnudas.

A cor das folhas também pode variar e as flores podem ser de cor verde, rosa ou amarela.

O tamanho dessa espécie é um dos maiores até aqui, podendo chegar até 1,2 metros de, portanto é bom que o vaso fique pendurado em locais com bastante espaço.

Além disso, o sol é o mesmo das outras espécies, tendo ótima adaptação em sol pleno ou meia sombra.

Já a rega precisa ser abundante e periódica. O ideal é que você molhe o solo até que perceba que a água fornecida está escorrendo pelos buracos do vaso.

Ademais, ela necessita de um solo bem fértil e drenável e a adubação pode ser realizada com adubo NPK 10 10 10 10 ou com húmus de minhoca.

Se você quiser utilizar o adubo NPK, precisa ler as instruções de uso e seguir conforme a explicação.

Considerações finais

As suculentas são plantas muito peculiares e charmosas, combinando com os mais diversos tipos de decoração. O que faz com que sejam muito utilizadas em ambientes internos, como em salas de apartamentos e residências. Além disso, são muito utilizadas em áreas externas, pois se adaptam com facilidade em vários locais.

Ademais, você pode conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais tipos de suculentas e saber como realizar o cuidado. Agora basta escolher o que mais agrada seu gosto e encontrar um lindo local para que sua suculenta viva feliz e saudável.

Deixe seu comentário!